O sucesso da mala
Respiro
ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu
primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar
"por motivo de força maior". Entro timidamente na sala dos
professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais
à vontade, pergunta:
-
É você que veio substituir a Edith?
-
Sim - respondo num fio de voz.
-
Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos - e morre de
rir.
E
a equipe toda se diverte com a minha cara.
-
Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo?
Convidada
a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar
como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de
começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o
que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a
sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em
seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem
deixar que vejam o que há lá dentro.
-
O que tem aí, professora?
-
Em breve vocês saberão.
No
fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me
comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro.... As aulas correm bem e
sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os
professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares
curiosos.
Chego
à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana
seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos
dias:
-
Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu
modificar a sala em tão pouco tempo?
-
Podem olhar - respondo, abrindo o fecho.
-
Mas não tem nada aí! - Comentam.
-
O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.
Todos
ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me
despeço e saio.
Cybele Meyer
1.
Qual é o título do
texto?
2.
Quem é o autor da
história?
3.
Quantos parágrafos há
no texto?
4.
Quem é o narrador da
história?
5.
Como a professora foi
recebida pelos colegas?
6.
O que a professora
fez ao entrar na sala de aula?
7.
O que tinha dentro da
mala da professora?
8.
Em sua opinião o que
a professora quis dizer com a frase “O essencial é invisível aos olhos. Aqui
guardo o meu melhor. ”
9.
Faça um caça –
palavras e uma cruzadinha com essas palavras: PROFESSORA, MALA, MÁGICO, ALUNOS,
AULA, ESSENCIAL;
10. Represente o texto em forma de
desenho;
Bom
trabalho !!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário