Formação pela Escola
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA À DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE- FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO: PLI.
ATIVIDADE FINAL
TUTOR: SOLANGE ERNZEN
CURSISTAS:
PROJETO
DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
COLETA DE DADOS:
Ao realizar uma pesquisa, tive a chance de
dialogar com os gestores, professores e alunos a respeito dos programas do
livro didático, eles expuseram vários aspectos positivos que vem colaborando
imensamente para o desenvolvimento educacional, pois, a cada ano que passa ele
vem se aprimorando e acrescentando seu apoio para o progresso da qualidade do
ensino e estimulando a leitura dos alunos e professores tendo em vista a
formação cidadã, requerendo a relação dos alunos com o livro desde os anos
iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com
conhecimentos expressivos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e
consciente a diferentes jeitos do meio social. Os professores notaram que os livros promovem
a prática pedagógica, como também permite ao educando uma melhoria na sua
ampliação intelectual e aprovando uma melhor compreensão dos conteúdos
trabalhados em sala de aula. Portanto
os mesmos expuseram pontos negativos a respeito da dificuldade da entrega dos
livros por parte dos alunos que se evitaram durante o ano letivo, havendo uma
preocupação da equipe diretiva, pois no ano letivo seguinte tem-se a
necessidade dos livros para os novos alunos matriculados. Em relação à escolha dos livros didáticos
na unidade, ela ocorre com todos os professores reunidos para a escolha dos
mesmos. Segundo os gestores da
instituição a repartição dos livros vem acontecendo de maneira eficiente
solicitando a melhoria educacional.
OBJETIVOS
- Identificar a contribuição, os
avanços e dificuldades dos programas do livro didático na instituição escolar.
- Conhecer a importância do livro na escola.
- Reconhecer que o processo de
execução do PLI é feito em regime democrático.
- Identificar, através da comunidade escolar
as necessidades da escola em relação aos dos livros didáticos.
Após pesquisa com os envolvidos
diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se
que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados.
Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos.
É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade
em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da
responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva.
Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material
cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que
estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do
Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:
* O que fazer para que se tenha
garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito
estado de conservação?
* Como cuidar do livro didático
para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos?
Devido a tais interrogações surge a
oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos
envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.
Na escola pesquisada o processo
da escolha dos livros didáticos foi feito em algumas semanas, onde os mesmos
foram avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos
conhecimento e socializadas as opiniões para que se chegasse a uma decisão
coerente. Os professores puderam fazer uma analise prévia, bem como uma leitura
do guia para saber os pontos fracos e fortes de cada obra, realizando uma
avaliação consciente dos livros que serão utilizados durante os próximos anos
letivos e para assegurar que os mesmo se aproximem da proposta de trabalho
desenvolvida pelo município, bem como, da realidade dos alunos da comunidade
local. A segunda opção também foi analisada com critérios específicos já que
sua escolha também deve ser considerada como uma primeira opção. Com isso
percebemos que o processo de escolha do livro foi bem feito, afinal os
professores tiveram um contato prévio com as obras antes do dia da escolha, que
também foi feita antes do prazo final para evitar que o site ficasse lento ou
até sem comunicação pelo grande número de acessos ao mesmo tempo. Em seguida
foi confeccionado um termo de responsabilidade aos pais para que estes se
responsabilizassem pela conservação e entrega no final do ano ou se ouvesse transferência.
Avaliar critérios como participação
ativa, envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e
na comunidade. Também será muito importante observar a evolução gradativa e
constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de
responsabilidade quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações
desenvolvidas para conscientização no início do ano letivo.
Entrevista com corpo docente da
unidade para a coleta de dados que nos revelaram vários aspectos a respeito dos
programas do livro didático.
Conforme pesquisa a instituição é
beneficiada pelos programas do livro didático que é um grande instrumento de
aprendizagem que possibilita ao educando uma formação plena e cidadã.
CONCLUSÃO
Percebi a dificuldade da equipe
diretiva em receber os livros dos educandos que se evadiram durante o ano
letivo, para essa situação sugerimos a ideia da escola no inicio das atividades
escolares e durante o ano promover aos alunos e pais uma campanha de
conscientização em relação a conservação, devolução do livro didático e a
importância do mesmo para os alunos do ano letivo seguinte.
Gostei, vai me ajudar muito no meu trabalho.
ResponderEliminarObrigada
ResponderEliminarGostei muito
ResponderEliminar