terça-feira, 15 de julho de 2014

FINAL PLI

Formação pela Escola
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE- FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO: PLI.
ATIVIDADE FINAL
TUTOR: SOLANGE ERNZEN
CURSISTAS:
                               PROJETO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
   COLETA DE DADOS:
    Ao realizar uma pesquisa, tive a chance de dialogar com os gestores, professores e alunos a respeito dos programas do livro didático, eles expuseram vários aspectos positivos que vem colaborando imensamente para o desenvolvimento educacional, pois, a cada ano que passa ele vem se aprimorando e acrescentando seu apoio para o progresso da qualidade do ensino e estimulando a leitura dos alunos e professores tendo em vista a formação cidadã, requerendo a relação dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com conhecimentos expressivos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e consciente a diferentes jeitos do meio social.    Os professores notaram que os livros promovem a prática pedagógica, como também permite ao educando uma melhoria na sua ampliação intelectual e aprovando uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.    Portanto os mesmos expuseram pontos negativos a respeito da dificuldade da entrega dos livros por parte dos alunos que se evitaram durante o ano letivo, havendo uma preocupação da equipe diretiva, pois no ano letivo seguinte tem-se a necessidade dos livros para os novos alunos matriculados.    Em relação à escolha dos livros didáticos na unidade, ela ocorre com todos os professores reunidos para a escolha dos mesmos.    Segundo os gestores da instituição a repartição dos livros vem acontecendo de maneira eficiente solicitando a melhoria educacional.
OBJETIVOS     
- Identificar a contribuição, os avanços e dificuldades dos programas do livro didático na instituição escolar.
 - Conhecer a importância do livro na escola.
- Reconhecer que o processo de execução do PLI é feito em regime democrático.
 - Identificar, através da comunidade escolar as necessidades da escola em relação aos dos livros didáticos.
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:
* O que fazer para que se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?
* Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos?
 Devido a tais interrogações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.
Na escola pesquisada o processo da escolha dos livros didáticos foi feito em algumas semanas, onde os mesmos foram avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos conhecimento e socializadas as opiniões para que se chegasse a uma decisão coerente. Os professores puderam fazer uma analise prévia, bem como uma leitura do guia para saber os pontos fracos e fortes de cada obra, realizando uma avaliação consciente dos livros que serão utilizados durante os próximos anos letivos e para assegurar que os mesmo se aproximem da proposta de trabalho desenvolvida pelo município, bem como, da realidade dos alunos da comunidade local. A segunda opção também foi analisada com critérios específicos já que sua escolha também deve ser considerada como uma primeira opção. Com isso percebemos que o processo de escolha do livro foi bem feito, afinal os professores tiveram um contato prévio com as obras antes do dia da escolha, que também foi feita antes do prazo final para evitar que o site ficasse lento ou até sem comunicação pelo grande número de acessos ao mesmo tempo. Em seguida foi confeccionado um termo de responsabilidade aos pais para que estes se responsabilizassem pela conservação e entrega no final do ano ou  se ouvesse transferência.
Avaliar critérios como participação ativa, envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade. Também será muito importante observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações desenvolvidas para conscientização no início do ano letivo.
Entrevista com corpo docente da unidade para a coleta de dados que nos revelaram vários aspectos a respeito dos programas do livro didático.
       Conforme pesquisa a instituição é beneficiada pelos programas do livro didático que é um grande instrumento de aprendizagem que possibilita ao educando uma formação plena e cidadã.
 CONCLUSÃO

          Percebi a dificuldade da equipe diretiva em receber os livros dos educandos que se evadiram durante o ano letivo, para essa situação sugerimos a ideia da escola no inicio das atividades escolares e durante o ano promover aos alunos e pais uma campanha de conscientização em relação a conservação, devolução do livro didático e a importância do mesmo para os alunos do ano letivo seguinte.

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