quinta-feira, 13 de junho de 2024

RELATÓRIO DESCRITIVO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - EDUCAÇÃO ESPECIAL APAE

 IMPRIMIR:

https://docs.google.com/document/d/1T2HDiviWXegL9S3ZaUIY_iFRaBNSwGbS/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true

 

Estabelecimento:

Município:

Rua:

Bairro:

Fone:

CEP:

Educando(a):

CGM:

Sexo:

Data de Nascimento:

Município:

 

UF:

Nacionalidade:

 

Pai:

Mãe:






 

MATRICULADO E FREQUENTANDO

EDUCAÇÃO INFANTIL

( ) 0 à 3 anos         (X) MULTIANOS

1º SEMESTRE  ANO:2022

TURMA: 1  TURNO: Manhã

DIAS LETIVOS: 100

DIAS LETIVOS FREQUENTADOS:   92

RELATÓRIO DESCRITIVO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Os conteúdos trabalhados seguiram a Proposta Curricular das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial, para cada campo de experiência que compõem o trabalho pedagógico da Educação Infantil.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

A aluna necessita de muito estímulo em todas as atividades propostas. Quanto a sua dicção ainda está em fase de exploração; pois muitas palavras são incompreensíveis. Procura-se desenvolver sua capacidade de comunicação verbal e não verbal a partir de músicas e vídeos infantis com alfabeto (desenho e palavras), números (quantidades), brincadeiras e contação de história, o que contribui muito e também estabelece relação com a linguagem.

As atividades de coordenação motora fina, atenção e concentração, são ofertadas para desenvolver e incentivar à escrita; pois ainda é necessário que alguém pegue na sua mão para realizar as atividades propostas.

A aluna expressa idéias, desejos e sentimentos por meio de expressão corporal, facial e apontamentos.

Folhea livros, por meio de orientações por temas e ilustrações e tenta identificar imagens.              

Realiza pseudoleitura com diversos materiais em brincadeiras de faz de conta sem a preocupação da escrita real, com o objetivo de familiarizar-se com o mundo letrado.

Conhecimento viso espacial, científico e lógico matemático:

A aluna tem pouca noção de sequência numérica, de quantidades, assim como conceitos básicos (grande/pequeno, fino/grosso, antes/depois, perto/longe) semelhanças e diferenças. Não possui noção para identificar os numerais nem habilidades para escrever. 

Realiza contagem de 1 a 3 em situações lúdicas, cotidianas e com a manipulação de objetos favorecendo gradativamente o domínio da contagem. Sua coordenação motora está em desenvolvimento tendo  inclusive dificuldades de segurar o lápis, seu desenvolvimento cognitivo está em construção, gosta de jogos educativos. Encontra dificuldade em reconhecer formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).

Não Classifica objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Em relação a Localização espacial: - Limites; Ponto de referência; Deslocamento: atividades de Percorrer rotas e trajetos a partir de dados e orientações pré-estabelecidas, a fim de melhor orientar-se no espaço com independência, não são realizadas pela aluna pois a mesma não aceita com facilidade ordens para a realização de atividades.

Identidade, habilidades sociais e autonomia:

 A aluna vem evoluindo em seu convívio escolar, respeitando as regras e combinados, elaborando coletivamente as do grupo utilizando pistas visuais, orais e motoras.

 Participa de vivências que propiciem as regras, o respeito e os limites em relação aos outros e ao ambiente.

 Quando orientada procura organizar espaço físico e seus pertences; em atividade de vida diária (higiene pessoal) precisa ser melhorada. Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

 Expressa o controle progressivo das suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações das pessoas com as quais convive.

Expressões Artísticas:

A aluna não reconhece cores, formas, e em suas produções artísticas não possui grandes habilidades para a utilização de diversos materiais. Técnicas de desenho e pintura quando realizadas pela aluna, é possível notar somente rabiscos, pois a mesma ainda não produz formas reconhecíveis em seus desenhos.

Gosta de músicas, tenta acompanhar algumas, mesmo não falando palavras compreensíveis. Em dança a aluna não realiza movimentos dirigidos. Em brincadeiras de Faz-de- conta a aluna faz movimentos e expressões na frente do espelho, sozinha ou em conjunto.

Habilidades do corpo:

Participa das atividades programadas para a turma. Precisa de orientação constante para executar as tarefas, mas demonstra gostar de brincadeiras envolvendo habilidades físicas. Ainda não consegue expressar-se verbalmente mas tem apresentado pequenos avanços.

 

CONSIDERAÇÕES:

Com relação ao trabalho pedagógico, relacione os aspectos da participação dos alunos, frente às atividades propostas, podendo também fazer considerações a respeito do desenvolvimento.

A aluna é uma criança alegre, o que facilita o seu relacionamento com os demais alunos e funcionários da escola. Sua adaptação levou um período, até que a mesma se acostumou com a rotina escolar. Por muitas vezes a mesma não aceita realizar as atividades, pois tem dificuldade de permanecer sentada e concentrada.

A linguagem oral da aluna vem sendo incentivada diariamente, pois a mesma consegue falar poucas palavras, sendo muitas vezes incompreensíveis.

MEDIDAS, INTERVENÇÕES E MEDIAÇÃO

A aluna necessita de atendimento especializado com profissionais do SUS, como fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e psiquiatria, sendo encaminhada pela escola para acompanhamento e tratamento. A mesma participa de atividades e dinâmicas, na maioria, lúdicas que auxiliam na melhora de sua coordenação motora, controle de suas emoções, e aquisição da linguagem oral.

 

LOCAL, 08/07//2022

 

__________________________                   _______________________________

                                  Regente I                                                                   Regente II

 

_________________________________                    ________________________________

                             Arte                                                                          Educação Física

 

__________________________________                   ________________________________

                                 Direção                                                                  Coordenadora

 

____________________________

Responsável

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário