IMPRIMIR:
Estabelecimento: |
Município: |
|||
Rua: |
Nº |
|||
Bairro: |
Fone: |
CEP: |
||
Educando(a): |
CGM: |
|||
Sexo: |
Data de Nascimento: |
Município:
|
UF: |
|
Nacionalidade:
|
Pai: |
|||
Mãe: |
||||
MATRICULADO E FREQUENTANDO EDUCAÇÃO INFANTIL ( ) 0 à 3 anos (X) MULTIANOS 1º SEMESTRE ANO:2022 TURMA: 1 TURNO: Manhã DIAS LETIVOS: 100 DIAS LETIVOS FREQUENTADOS: 92 RELATÓRIO DESCRITIVO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
Os conteúdos trabalhados seguiram a Proposta Curricular das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial, para cada campo de experiência que compõem o trabalho pedagógico da Educação Infantil. |
Escuta, fala, pensamento e imaginação: A aluna necessita de muito estímulo em todas as atividades propostas. Quanto a sua dicção ainda está em fase de exploração; pois muitas palavras são incompreensíveis. Procura-se desenvolver sua capacidade de comunicação verbal e não verbal a partir de músicas e vídeos infantis com alfabeto (desenho e palavras), números (quantidades), brincadeiras e contação de história, o que contribui muito e também estabelece relação com a linguagem. As atividades de coordenação motora fina, atenção e concentração, são ofertadas para desenvolver e incentivar à escrita; pois ainda é necessário que alguém pegue na sua mão para realizar as atividades propostas. A aluna expressa idéias, desejos e sentimentos por meio de expressão corporal, facial e apontamentos. Folhea livros, por meio de orientações por temas e ilustrações e tenta identificar imagens. Realiza pseudoleitura com diversos materiais em brincadeiras de faz de conta sem a preocupação da escrita real, com o objetivo de familiarizar-se com o mundo letrado. |
Conhecimento viso espacial, científico e lógico matemático: A aluna tem pouca noção de sequência numérica, de quantidades, assim como conceitos básicos (grande/pequeno, fino/grosso, antes/depois, perto/longe) semelhanças e diferenças. Não possui noção para identificar os numerais nem habilidades para escrever. Realiza contagem de 1 a 3 em situações lúdicas, cotidianas e com a manipulação de objetos favorecendo gradativamente o domínio da contagem. Sua coordenação motora está em desenvolvimento tendo inclusive dificuldades de segurar o lápis, seu desenvolvimento cognitivo está em construção, gosta de jogos educativos. Encontra dificuldade em reconhecer formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo). Não Classifica objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Em relação a Localização espacial: - Limites; Ponto de referência; Deslocamento: atividades de Percorrer rotas e trajetos a partir de dados e orientações pré-estabelecidas, a fim de melhor orientar-se no espaço com independência, não são realizadas pela aluna pois a mesma não aceita com facilidade ordens para a realização de atividades. |
Identidade, habilidades sociais e autonomia: A aluna vem evoluindo em seu convívio escolar, respeitando as regras e combinados, elaborando coletivamente as do grupo utilizando pistas visuais, orais e motoras. Participa de vivências que propiciem as regras, o respeito e os limites em relação aos outros e ao ambiente. Quando orientada procura organizar espaço físico e seus pertences; em atividade de vida diária (higiene pessoal) precisa ser melhorada. Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses. Expressa o controle progressivo das suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações das pessoas com as quais convive. |
Expressões Artísticas: A aluna não reconhece cores, formas, e em suas produções artísticas não possui grandes habilidades para a utilização de diversos materiais. Técnicas de desenho e pintura quando realizadas pela aluna, é possível notar somente rabiscos, pois a mesma ainda não produz formas reconhecíveis em seus desenhos. Gosta de músicas, tenta acompanhar algumas, mesmo não falando palavras compreensíveis. Em dança a aluna não realiza movimentos dirigidos. Em brincadeiras de Faz-de- conta a aluna faz movimentos e expressões na frente do espelho, sozinha ou em conjunto. |
Habilidades do corpo: Participa das atividades programadas para a turma. Precisa de orientação constante para executar as tarefas, mas demonstra gostar de brincadeiras envolvendo habilidades físicas. Ainda não consegue expressar-se verbalmente mas tem apresentado pequenos avanços.
|
CONSIDERAÇÕES: |
Com relação ao trabalho pedagógico, relacione os aspectos da participação dos alunos, frente às atividades propostas, podendo também fazer considerações a respeito do desenvolvimento. A aluna é uma criança alegre, o que facilita o seu relacionamento com os demais alunos e funcionários da escola. Sua adaptação levou um período, até que a mesma se acostumou com a rotina escolar. Por muitas vezes a mesma não aceita realizar as atividades, pois tem dificuldade de permanecer sentada e concentrada. A linguagem oral da aluna vem sendo incentivada diariamente, pois a mesma consegue falar poucas palavras, sendo muitas vezes incompreensíveis. |
MEDIDAS, INTERVENÇÕES E MEDIAÇÃO |
A aluna necessita de atendimento especializado com profissionais do SUS, como fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e psiquiatria, sendo encaminhada pela escola para acompanhamento e tratamento. A mesma participa de atividades e dinâmicas, na maioria, lúdicas que auxiliam na melhora de sua coordenação motora, controle de suas emoções, e aquisição da linguagem oral. |
LOCAL, 08/07//2022
__________________________ _______________________________ Regente I Regente II
_________________________________ ________________________________ Arte Educação Física
__________________________________ ________________________________ Direção Coordenadora
____________________________ Responsável
|
Sem comentários:
Enviar um comentário