domingo, 21 de abril de 2013

FINAL- PNAE 2013


 

 

Trabalho  Final   Programa PNAE

 

TUTORA: SOLANGE ERNZEN

 

CURSISTA:

 

       Este estudo permitiu a todos conhecer sobre o desenvolvimento do programa PNAE em no município de Sulina. Através de entrevistas, pesquisas, observações e estudos, podemos perceber a importância deste programa para a melhoria e qualidade de vida dos nossos alunos.

          Com a implantação e desenvolvimento do PNAE, percebemos uma melhora significativa na qualidade dos alimentos oferecidos na comunidade escolar. Nas escolas municipais, os cardápios são elaborados sob orientação de nutricionista que supervisiona o armazenamento, a qualidade e aceitabilidade dos alimentos ofertados aos nossos alunos, conscientizando não só os educandos, mas toda a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada para a prevenção de doenças desencadeadas por maus hábitos alimentares ou mesmo por escassez de alimentos, pois, muitos de nossos alunos fazem a principal  refeição do dia na escola.

         A qualidade da alimentação escolar está diretamente ligada ao processo ensino-aprendizagem, já que esta proporciona um bom desenvolvimento e crescimento físico e intelectual, fatores estes imprescindíveis para uma boa aprendizagem.

         Mas percebemos que o programa proporcionado pelo FNDE é bem estabelecido e segue sendo um dos mais importantes no cenário educativo. Porém gostaríamos de enfocar nosso projeto final dedicando a duas pessoas do nosso município que fazem parte do desenvolvimento do PNAE na Escola Municipal Arnaldo Busato – EIEF de Sulina PR. Sendo a merendeira Josleida que é a responsável e sua auxiliar Noeli pelo preparo do lanche todos os dias, com café da manhã, lanche de manhã e a tarde e almoço para os alunos que estudam em projetos na escola. Toda a  merenda é preparada com  carinho e dedicação com um sabor muito especial. A cozinheira é jovem e tem muita vontade de trabalhar com refeições, as quais aprendeu em um restaurante. Além do preparo a referida funcionária sabe servir o lanche com boa aparência e seu modo de entregar os alimentos à criança é carinhoso e amável. Parabéns Josleida.

         A outra pessoa é a Nutricionista Janaína que acompanha todo projeto com muita serenidade. Trabalhando com professores, funcionários, alunos e pais com o projeto NUTRIÇÂO SAUDÀVEL. O projeto trás textos, atividades diversificadas para que o alunos toma conhecimento a cria hábitos saudáveis em sua alimentação diária. Também faz o acompanhamento da aceitabilidade e desenvolvimento da criança. Ela acompanha todo processo do PNAE com responsabilidade e competência. Obrigada Janaína.

Sem comentários:

Enviar um comentário