terça-feira, 23 de abril de 2013

ATIVIDADES FINAL COMPETENCIA BASICAS


ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS

ALUNAS:

A atual política governamental no que se refere à educação como um todo, pouco tem ajudado de fato e de direito para solucionar alguns dos muitos problemas enfrentados pela educação. As ações colocadas em prática pelos governantes não priorizam o setor educacional que é deficiente, sendo este um dos seguimentos prioritários em qualquer sociedade e forma de governo.

            O FNDE é um importante programa que tem como finalidade viabilizar algumas situações para o bom desenvolvimento da educação. Com o apoio do FNDE muitos recursos são destinados a capitais e municípios para serem aplicados corretamente no que for de maior urgência.      Os recursos são repassados para atenderem progressivamente a carência dos municípios, escolas e alunos, especialmente nas grandes cidades nas quais se verifica um maior número de evasão escolar e analfabetismo, associado à grande vulnerabilidade e distorção social.

Uma sugestão apoiada em nosso município é oferecer oportunidade da criança participar de projetos alternativos trazendo  a ideia de tornar as escolas públicas de educação básica espaços alternativos para o desenvolvimento de atividades complementares ás ações educacionais, nos períodos contrários que o aluno estuda, melhorando a qualidade da educação, contribuindo para a construção de uma cultura de paz, reduzindo os índices de violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social. Oficinas e atividades de lazer, esporte, educação e cultura serão oferecidos aos alunos e a comunidade, transformando a escola em ambiente aberto a criatividade, ao convívio pacífico e à aprendizagem permeada pelas práticas culturais e esportivas.

Este ideia seria em nossa realidade escolar uma ótima opção para nossos alunos, assim o vandalismo e a violência que ocorrem podem reduzir  muito e preparar melhor o cidadão para vida. A escola é para a maioria dos alunos o lugar importante, onde vem para estudar, fazer amigos, aprender, brincar, ser alguém na vida, aprender coisas novas,  ter carinho e alimentação.

Trabalhando com os alunos atividades de integração, para que os mesmos acreditem que através da escola podem ter uma vida melhor do que os pais tiveram, e do esforço de cada um vai depender o futuro.

Pretendemos através do projeto que a escola consiga construir uma nova identidade dentro da comunidade e as famílias tenham perspectiva de um futuro melhor para os filhos através do trabalho que será realizado na instituição. Acreditamos que a escola os filhos podem tornar-se cidadãos mais comprometidos, responsáveis, críticos e com mais dignidade.

A educação é um meio pelo qual o homem se torna homem, convicto de seus sonhos, direitos, ideais e valores morais. A escola não é um depósito de pessoas sem alternativas. Mas é nela que formamos pessoas capazes de se reconhecerem como cidadãos, reconhecerem suas necessidades e assim elegerem suas prioridades com transparência, ética,  responsabilidade e cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário