terça-feira, 23 de abril de 2013

FINAL DO PNAE


Atividade Final

O PNAE no município de........................ de Paraná, especialmente na Escola Municipal .......... vem se desenvolvendo satisfatoriamente. Em pesquisa no site do governo federal não constatei irregularidades a respeito do orçamento. O município, através do sistema de alimentação escolar adotado tem suprido às necessidades de todos os alunos. Vários projetos são desenvolvidos para melhor relação dos alunos, e profissionais da alimentação, entre eles o projeto de nutrição onde a Nutricionista Janaina faz o trabalho no inicio do ano motivando os professores a realizarem atividades durante as aulas no ano todo. Várias são as atividades para que o aluno e os funcionários da escola criem hábitos alimentares saudáveis. Além do acompanhamento da nutricionista, os professores incentivam os alunos a se alimentarem com a merenda escolar e não trazer lanches que não fazem parte de uma boa alimentação saudável.

Sendo assim, com este estudo nos fortalecemos no que tange o acompanhamento real das atividades públicas em nosso município, para ter maior consciência de minha participação e contribuição para a sociedade a qual estou contida.

Por enquanto, nenhum problema real foi detectado, tendo minha aprovação no andamento das atividades aqui realizadas. Através das pesquisas que realizei, ainda percebo que o maior problema do andamento do programa, bem como da atuação dos responsáveis é a formação. Mas este problema já está se resolvendo com os demais cursos oferecidos pelo FNDE.

Os conselheiros e os técnicos alimentares do município ainda trabalham sem conhecer todos os mecanismos a respeito da execução do programa através das Leis. Com este curso já estamos provocando devidas modificações na atuação dos membros, para melhor acompanhamento do programa. Aproveitamos os capítulos para discutirmos cotidianamente.

O maior problema que detectamos é que nosso município por ser pequeno  o nutricionista da questão da alimentação escolar é do quadro da Secretaria de Saúde do mesmo município para aprovação dos produtores na questão burocrática e de boa qualidade dos produtos. E suas obrigações diversas o impedem de realizar todo o acompanhamento minucioso.

Mas a equipe dp CAE sempre atua de forma participativa das ações do programa PNAE, desde a compra, elaboração do cardápio, recebimento da merenda,  seu armazenamento, higiene,  aceitabilidade do lanche e aprovação das contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário