quarta-feira, 22 de maio de 2024

PLI- ATIVIDADE FINAL

 

PLI

ATIVIDADE FINAL PLI

ALUNA: 

Os programas do livro quando bem realizado promove a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Uma vez que todo o aluno tenha o Livro, facilita o trabalho e o aprendizado. Conversando com professores, pedagogos e gestores de algumas escolas, nota-se a diferença de atitudes e de conhecimento no que se diz respeito aos programas do livro. A maioria dos gestores tem conhecimento mais aprofundado dos programas por executarem os mesmos. Já os professores e pedagogos possuem menos informações.  Existem relatos de vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles foram citados a distribuição de livros aos alunos do ensino médio, que até pouco tempo as escolas públicas não tinham acesso. Existe também o conforto de se ter os livros sempre no início do ano letivo.

Os professores ressaltaram a vantagem de receber em mãos as opções de livros a serem adotados, agilizando assim o processo de escolha e distribuição. Entretanto alguns profissionais apontam pontos negativos como:  livros que não se encaixa no plano de curso exigidos pela secretaria de educação; nem sempre vem os livros escolhidos:  encontra–se também dificuldade de entrega/DEVOLUÇÃO dos livros por parte dos alunos; quanto a distribuição nem sempre é satisfatória, pois quando se pede o remanejamento o livro sempre vem de coleções diferentes. Há a dificuldade de informação por parte de professores e gestores; nem sempre sabem a quem recorrer quando precisam repor alguns livros. Poucos professores citaram o portal da secretaria de educação como fonte de remanejamento de livros. 

Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD) - observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados.  Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do material é gratuito e que sua durabilidade é de três anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário