sexta-feira, 10 de maio de 2024

RELATO DE EXPERIENCIA

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Nome do(a) cursista: Solange Terezinha Donel Ernzen

Turma:

Nome da Formadora:

A aluna ......... apresenta Deficiência intelectual moderada  com atraso global de  desenvolvimento. Os conteúdos abordados precisam ser repetidos com constância. Atividades com material concreto e ilustrados;

Oferecer recursos materiais e humanos apropriados ao seu nível intelectual, bem como realizar as adaptações curriculares.      

 PROBLEMA PEDAGÓGICO

    Atenção, concentração, memorização.

    A aluna reconhece algumas letras do alfabeto, mas necessita de orientação para perceber a  sequência  das letras

TEORIZAÇÃO

Encaminhamento Pedagógico

-         Trabalhar com material concreto;

-         Adaptações curriculares;

-         Desenvolver pequenos projetos, contextualizando bem os conteúdos que envolvem as letras do alfabeto.

-         Jogos e atividades lúdicas;

 HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

- Professor de escola especializada: uma ou mais atividades, previstas no Plano de Atendimento Individualizado (PAI) do estudante, com a devida adequação às suas necessidades individuais e complexas.

DINÂMICAS PARA TRABALHAR A ATENÇÃO

Recursos para a dinâmica:

      Cronometro;

      Objetos variados;

      Vendas para os olhos,

Execução da dinâmica:

1.   Um participante deve olhar pelo menos 10 objetos alinhados sequencialmente e deve memorizar essa sequencia.

2.   Em seguida, seus olhos devem ser vendados e alguém deve embaralhar os objetos.

3.   O participante que teve seus olhos vendados, terá 1 minuto para colocar os objetos na ordem inicial.

 RESULTADOS ALCANÇADOS

A participação no curso  possibilitou várias reflexões sobre meu trabalho no dia a dia escolar.

A Troca experiências é um momento enriquecedor, possibilitando-nos  a ver que nosso trabalho tem muitas atividades que são feitas em outras escolas e perceber que estamos no caminho certo ou  ver que diante  de certas situações é preciso mudar  de postura e ter um novo olhar sobre as nossas práticas. 

Na aplicação das atividades percebe-se que é preciso antes de qualquer coisa valorizar o processo não somente o resultado final.  O processo de aprendizado deve ser entendido, pelo aluno, como algo constante e positivo.

Assim, o estudo trouxe  resultados positivos e contribuíram  para a ampliação dos conhecimento rever meu planejamento estudar mais sobre a Taxonomia de Bloom  e reformular o PAI e sentir maior segurança na pratica docente e  no âmbito educacional.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS


A aluna ...... realizou todas as atividades propostas com interesse e dedicação, em algumas demonstrou dificuldades, e logo se distrai.
Ela necessita de repetição nas atividades, tem mais entendimento com material concreto e colorido que lhe chamam a atenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário