quinta-feira, 21 de março de 2024

TRABALHO FINAL DO CURSO FNDE - CONTROLE SOCIAL E CONSELHEIRO - A IMPORTÄNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM

 IMPRIMIR

https://docs.google.com/document/d/1C80AEaW8ejNfl4Sv4-jvvwfWM9jfZnob/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true

TRABALHO FINAL DO CURSO FNDE - CONTROLE SOCIAL E CONSELHEIRO 

 CURSO A DISTÂNCIA DA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

 MÓDULO: CONTROLE SOCIAL E CONSELHEIRO 


TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM

 

CURSISTAS:


1 – INTRODUÇÃO

 

O Governo federal, através do Ministério da Educação, desenvolve diferentes programas, projetos e ações educacionais, contribuindo assim para uma melhora nas Políticas Públicas, as quais evoluíram positivamente nos últimos anos.

 O Governo Federal, também tem feito através do Ministério da Educação uma campanha defendendo o aumento de gastos com o setor educacional em todo o Brasil, para que este chegue a 6% do PIB ao ano; considerando este fato positivo.

 O papel do FNDE, em relação a Educação, é levar recursos financeiros para dentro da escola, também propiciar formação cidadã à Comunidade Escolar, entre outros.

 O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande numero de municípios que possui.

 Assim, o controle social revela-se como complemento indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário quem sejam mobilizados e recebem orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos. É constituído por um colegiado, representado por membros da sociedade envolvidos nas atividades de educação. Elabora o seu próprio regimento interno, disciplinando a sua organização adaptada á realidade do município. Possui autonomia, pois não há subordinação é não está vinculada a administração pública. O mandato pode ser até 2 anos, com autorização renovada por igual período. O ato legal, do poder executivo equivalente, estabelece o período de duração. O presidente dos conselhos será eleito por seus pares em reunião do colegiado. Em nosso município a atuação do FNDE, é muito boa escolhemos o programa PLND, para fazermos nossas considerações, por considerar um programa de suma importância para o processo ensino aprendizagem. Pois delibera tempo para o aluno, isto é, ele não perde tempo copiando conteúdos e sim dispor de mais tempo para estudos.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário