quinta-feira, 21 de março de 2024

PTE- PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLA - FORMAÇÃO PELA ESCOLA

IMPRIMIR:

https://docs.google.com/document/d/16mxceldl0lhw-Cn-VoXWkTsCcjEsJn8N/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true 


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE

TUTORA:

MÓDULO: PTE – PROGRAMAS DE TRANSPORTE DO ESCOLAR

ATIVIDADE FINAL

LOCAL, 2013

 

 

ATIVIDADE FINAL

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE é um programa que oferece assistência financeira, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com o objetivo de garantir o acesso e permanência nos estabelecimentos escolares de alunos com as seguintes características: constantes no censo escolar; residentes na zona rural; matriculados em escolas públicas, do ensino fundamental; e que utilizam o transporte escolar. Os participantes do programa e suas respectivas responsabilidades estão definidos no art. 3º da Resolução CD/FNDE nº 14, de 8 de abril de 2009. Vejamos, então, quem são esses participantes e as suas responsabilidades:

- FNDE: órgão responsável pela assistência financeira, normatização, coordenação, acompanhamento, fiscalização, cooperação técnica e avaliação da efetividade da aplicação dos recursos financeiros;

- Ente executor (Ex): responsável pelo recebimento e execução dos recursos financeiros, transferidos pelo FNDE à conta do Pnate. Esse papel pode ser exercido pelas:

+ secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, responsáveis pelo atendimento aos alunos das escolas públicas da educação básica das suas redes de ensino;

+ prefeituras municipais, responsáveis pelo atendimento aos alunos das escolas da Educação Básica pública de sua rede.

+ Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS): órgão do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), responsável pelo acompanhamento e controle social, assim como pelo recebimento, análise e encaminhamento da prestação de contas do programa ao FNDE, conforme estabelecido na Lei nº 11.494, art. 24, § 13, de 20 de junho de 2007.

Mesmo não ter recebido alguma resposta das pesquisas. Sabe-se que o recurso do Pnate em nosso município tem sido bem aplicado. O município conta com uma frota de ônibus, micro – ônibus novos e seminovos. Estes servem para transportar o aluno de uma forma mais segura, confortável, levando em consideração o respeito pelo o mesmo, vendo-o como qualquer outro cidadão que merece ser respeitado, embora às vezes este respeito não seja recíproco por parte do alunado. Assim mesmo, o município tem prezado por melhores condições no transporte escolar, onde estes não ferem a dignidade humana e nem colocam em risco sua segurança. Um dos problemas que pode ocorrer com o transporte escolar de algum município é o desrespeito com o patrimônio público. Onde alguns alunos vêm causando estragos nos ônibus, as vezes batendo nos vidros, riscando e sujando os bancos, e colocando braços e cabeça para fora, não se mantendo sentados durante as viagens. A providencia foi tomada em coletividade e as direções das escolas juntamente com os professores estão fazendo campanhas de preservação do patrimônio publico e cuidados com a segurança dos passageiros, onde deverão manter-se sentados.

Acreditamos que a partir dessa mobilização nas escolas e a participação da família o transporte cada vez mais melhorará e beneficiará aos alunos com qualidade e segurança.

        


Sem comentários:

Enviar um comentário