terça-feira, 19 de março de 2024

FORMAÇÃO PELA ESCOLA - CONTROLE SOCIAL

 IMPRIMIR:https://docs.google.com/document/d/1Z-SIHbejm0_JulLf3gZTX0J51GxNKjEg/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true


CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MÓDULO: Controle social
CURSISTA:
TUTORA:

ATIVIDADE FINAL


INTRODUÇÃO:

                 Conselho de Acompanhamento e Controle Social é a participação dos segmentos da Sociedade em todo o processo de gestão dos recursos destinados à Educação (FUNDEB).A instituição dos conselhos do FUNDEB visa: acompanhar atividades referentes à qualidade da Educação, exercer o controle que podem apontar falhas ou irregularidades, eventualmente cometidas e orientar as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, que adotem as providências necessárias à realidade que cada caso venha a exigir.

A) O que é controle social?

               O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande número de municípios que possui.
Assim, o controle social revela-se como complemento indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário que sejam mobilizados e recebam orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário