Sulina,
25 de agosto de 2014
Atividade:
Resolução de Situação Problema
Turma:
3º ano A e B
Plano
de aula
Objetivos
-
Interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de
parcelas ou por multiplicação.
-
Interpretar e resolver situações-problemas usando as operações
fundamentais.
Conteúdo
Resolução
de situação problema
Metodologia
Seguiremos
três etapas para a utilização deste recurso:
-
1ª etapa: representação de aspectos da situação;
-
2ª etapa: resolução da situação completa do problema, apenas
através do desenho, onde o estudante explora o significado das
transformações e das operações presentes no texto;
-
3ª etapa: Mescla de desenhos e sinais matemáticos, sugerindo:
-
Utilização do desenho para interpretação do texto e expressão da
resolução
através
da escrita matemática;
-
Resolução numérica e utilização do desenho para comprovar se a
resposta
está
correta.
Também
cita a utilização do algoritmo convencional como “mais uma
possibilidade de resolução”:
-
Realizar tentativas por meio de ensaio e erro.
-
Aplicar a análise meios-fins.
-
Dividir o problema em subproblemas.
-
Estabelecer submetas.
-
Decompor o problema.
-
Ir do conhecido até o desconhecido.
AVALIAÇÃO
Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.
Fazer
relatório no decorrer das atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário