quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PNAIC

Sulina, 25 de agosto de 2014
Atividade: Resolução de Situação Problema
Turma: 3º ano A e B


Plano de aula


Objetivos
- Interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de parcelas ou por multiplicação.
- Interpretar e resolver situações-problemas usando as operações fundamentais.


Conteúdo
Resolução de situação problema


Metodologia
Seguiremos três etapas para a utilização deste recurso:
- 1ª etapa: representação de aspectos da situação;
- 2ª etapa: resolução da situação completa do problema, apenas através do desenho, onde o estudante explora o significado das transformações e das operações presentes no texto;
- 3ª etapa: Mescla de desenhos e sinais matemáticos, sugerindo:
- Utilização do desenho para interpretação do texto e expressão da resolução
através da escrita matemática;
- Resolução numérica e utilização do desenho para comprovar se a resposta
está correta.
Também cita a utilização do algoritmo convencional como “mais uma possibilidade de resolução”:
- Realizar tentativas por meio de ensaio e erro.
- Aplicar a análise meios-fins.
- Dividir o problema em subproblemas.
- Estabelecer submetas.
- Decompor o problema.
- Ir do conhecido até o desconhecido.
AVALIAÇÃO

Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.

Fazer relatório no decorrer das atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário