ATIVIDADE
FINAL COMPETENCIAS BÁSICAS
A
infra-estrutura das escolas é um fator que afeta o desenvolvimento
das atividades pedagógicas quanto ao material didático ao
professor, de apoio e pessoal, carteiras, número de alunos por sala,
banheiros inadequados, ventilação e iluminação nas salas,
refeitório, entre outros.
A
atual política de governo no que se refere à educação como um
todo, pouco tem contribuído de fato e de direito para solucionar
alguns dos muitos problemas enfrentados pela educação. As ações
desenvolvidas pelos governantes não priorizam o setor educacional
que é deficiente, sendo este um dos seguimentos prioritários em
qualquer sociedade e forma de governo.
O FNDE é
um importante programa que tem como finalidade viabilizar algumas
situações para o bom desenvolvimento da educação. Com o apoio do
FNDE muitos recursos
são destinados a capitais e municípios para serem aplicados
corretamente no que de mais houver necessidade. Porém, os benefícios
quase não aparecem, pois muitos são desviados de seus verdadeiros
destinos.
Os
recursos são repassados a fim de atenderem progressivamente a
carência de municípios, escolas e alunos, especialmente grandes
cidades nas quais se verifica um grande número de evasão escolar e
analfabetismo, associado à maior vulnerabilidade e distorção
social.
Os gestores dos estados e municípios não priorizam os
problemas da comunidade, não delegam pessoas compromissadas com a
distribuição e adequada aplicação do dinheiro público, com a
utilização dos benefícios trazidos pelos programas que venham
favorecer as comunidades em geral.
O
que facilita essa distorção é a falta de conhecimento e acesso da
população às informações necessárias. O cidadão brasileiro de
modo geral não sabe cobrar do poder público aquilo que pode lhe
beneficiar para que tenha uma melhor qualidade de vida.
Assim,
faz-se necessário repensar políticas públicas educacionais com
responsabilidade, com eficiência. Isso pode ser conseguido ao
indicar ou eleger pessoas que tenham afinidades e engajamento com os
problemas da comunidade escolar, de modo a integrar mais essas
comunidades com a participação ativa de seus membros. Escolhendo
gestores que atendam às necessidades da comunidade, intervindo com
petição de prestação de contas detalhadas por área de
distribuição será possível conseguir modificar e melhorar a
situação atual em nossas escolas.
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