terça-feira, 15 de julho de 2014

ATIVIDADE COMPETENCIAS BÁSICAS


2
A               Os itens certos são: a, c, d, e, f, g, j.
B       Não. O governo tem a responsabilidade de garantir que as políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Por isso precisa direcionar as intenções que dirigem as suas ações, na bus­ca de soluções aos problemas públicos e de atendimento a demandas vindas também de grupos específicos da sociedade. As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir todo o público.

CC, C, R, C, R


3   F, V, V, F, F, V, F, F, F, V, V

4  A
O plano municipal de educação rege as seguintes diretrizes e metas para a educação infantil e do ensino fundamental 1º segmento do município:
Educação infantil:
·Garantir a construção de uma instituição de ensino para o funcionamento da educação infantil;
·Ampliar a oferta de cursos periódicos de formação aos professores atuantes na educação infantil;
·Assegurar que as instituições de educação infantil contemplem, na proposta pedagógica, a inclusão do educando com necessidades especiais;
·Assegurar o fornecimento de material pedagógico adequado as instituições de educação infantil;
·Assegurar alimentação de qualidade para as crianças;
·Garantir no processo educacional, práticas pedagógicas que possibilitem, por meio do educar e cuidar, o desenvolvimento das crianças;
·Garantir a integração das famílias das crianças matriculadas;
Para o ensino fundamental prevê:
·A universalização do ensino fundamental com qualidade, assegurando o direito de acesso e permanência, adequando currículo, a organização escolar, os calendários e dispondo de programas específicos garantir a qualidade de ensino e aprendizagem, combatendo a evasão e repetência escolar;
·Assegurar a melhoria da infraestruturados prédios escolares, de modo que possam favorecer a utilização de tecnologia educacional, o acesso de alunos com necessidades educacionais e a prática de atividades artístico culturais esportivas e recreativas;
·Buscar a qualidade em diferentes frentes, como: formação continuada para professores, politicas e salários dignos através do plano de carreira, recursos televisivos e de multimídia e disponibilidade de materiais didáticos, atualização anual do acervo bibliográfico, melhoria na alimentação escolar, dentre outas;
Pode-se perceber que muitas das diretrizes e metas já foram contempladas, o que nos diz que os gestores fazem um trabalho sério, procurando melhorar a cada dia a qualidade de ensino do município.
4  B      Não.O pensamento neoliberal, de cunho capitalista, exige mudanças rápidas e que venham de encontro aos seus interesses.Existem muitas críticas sobre o modelo de ensino atual,bem como aos profissionais ligados a este setor, porém,a escola está passando por um período de mudanças com a reforma educacional,com implementação de novas políticas públicas, deixando para trás o ensino tradicional e passando para um ensino-aprendizagem de qualidade,capaz de preparar o aluno para ser um cidadão crítico e preparado para o mercado de trabalho, acompanhando a evolução da sociedade.Porém, precisamos implementar ainda muitas melhorias na qualidade do sistema educacional atual.


4   B 
Não, pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, racionar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa privada, que têm funcionado muito bem.
4 C   É preciso haver uma boa gestão no âmbito escolar, que envolva a comunidade escolar, elaboração de um bom planejamento, estabelecimento de metas a serem vencidas e assim melhorar o IDEB da escola.


4 C
Um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma, compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os profissionais da educação desde o salaŕio até a sua formação profissional, posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a comunidade, participando das decisões, etc.


5   A   LDB, LDB, CF, CF
B  18%, 25%, 25%
CEstado : 25%

Municípiio : 25%

ICMS: CorretosobreCorretode Corretoe Prestação de Correto


IPVA:CorretosobreCorretode CorretoCorreto

IR: CorretodeCorreto

ISS:CorretosobreCorreto
II:Corretosobre Correto

IPTU:CorretoCorretoCorretoCorreto

ITR:CorretoCorretoCorreto

IPI:CorretosobreCorreto


6a) 618.639,96
b) 595.398,06 atendendo o que prevê a constituição e tambem a lei organica municipal.
c) de 1o ao 5o ano- 360 e 8 da Educaçao especial.
Investiu 1.681, 08


Valor aluno/ano:

Anos Iniciais:
zona urbana: R$ 1780,97 zona rural: R$2.048,12

Anos Finais:
zona urbana: R$ 1.959,07 zona rural: R$2.137,17

Educação Especial: R$ 2.137,17

Ensino Médio:
Urbano: R$ 2.137,17 rural: R$ 2.226,22

Valor mínimo no estado:
Fundamental Iniciais: R$ 2.226,51
Fundamental Finais: R$ 2.449,16
Médio Urbano: R$ 2.671,81

Valor mensal do município:
Janeiro: R$ 52.104,27
Fevereiro: R$ 57.866,26
Março: R$ 53.018,92
Abril: R$ 51.888,57
Maio: R$ 55.826,55
Junho: R$ 56.150,73
Julho: R$ 51.603,76
Agosto: R$ 52.358,85
Setembro: R$ 50.705,37
Outubro: R$ 57.813,35
Novembro: R$ 57.816,06
Dezembro: R$ 63.241,08
6    Primeiramente os professores tinham que formar o conselho do FUNDEP e ficar atento aos montantes de dinheiro disponivel para ser aplicado na educação que são 60% destinados para pagamentos de professores e 40% para despesas de formação de professores em serviço. Só assim, a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as normas legais partes dos recursos pra custear o curso de graduação que sera feito o convênio com a universidade


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A               Os itens certos são: a, c, d, e, f, g, j.
B       Não. O governo tem a responsabilidade de garantir que as políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Por isso precisa direcionar as intenções que dirigem as suas ações, na bus­ca de soluções aos problemas públicos e de atendimento a demandas vindas também de grupos específicos da sociedade. As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir todo o público.

CC, C, R, C, R


3   F, V, V, F, F, V, F, F, F, V, V

4  A
O plano municipal de educação rege as seguintes diretrizes e metas para a educação infantil e do ensino fundamental 1º segmento do município:
Educação infantil:
·Garantir a construção de uma instituição de ensino para o funcionamento da educação infantil;
·Ampliar a oferta de cursos periódicos de formação aos professores atuantes na educação infantil;
·Assegurar que as instituições de educação infantil contemplem, na proposta pedagógica, a inclusão do educando com necessidades especiais;
·Assegurar o fornecimento de material pedagógico adequado as instituições de educação infantil;
·Assegurar alimentação de qualidade para as crianças;
·Garantir no processo educacional, práticas pedagógicas que possibilitem, por meio do educar e cuidar, o desenvolvimento das crianças;
·Garantir a integração das famílias das crianças matriculadas;
Para o ensino fundamental prevê:
·A universalização do ensino fundamental com qualidade, assegurando o direito de acesso e permanência, adequando currículo, a organização escolar, os calendários e dispondo de programas específicos garantir a qualidade de ensino e aprendizagem, combatendo a evasão e repetência escolar;
·Assegurar a melhoria da infraestruturados prédios escolares, de modo que possam favorecer a utilização de tecnologia educacional, o acesso de alunos com necessidades educacionais e a prática de atividades artístico culturais esportivas e recreativas;
·Buscar a qualidade em diferentes frentes, como: formação continuada para professores, politicas e salários dignos através do plano de carreira, recursos televisivos e de multimídia e disponibilidade de materiais didáticos, atualização anual do acervo bibliográfico, melhoria na alimentação escolar, dentre outas;
Pode-se perceber que muitas das diretrizes e metas já foram contempladas, o que nos diz que os gestores fazem um trabalho sério, procurando melhorar a cada dia a qualidade de ensino do município.
4  B      Não.O pensamento neoliberal, de cunho capitalista, exige mudanças rápidas e que venham de encontro aos seus interesses.Existem muitas críticas sobre o modelo de ensino atual,bem como aos profissionais ligados a este setor, porém,a escola está passando por um período de mudanças com a reforma educacional,com implementação de novas políticas públicas, deixando para trás o ensino tradicional e passando para um ensino-aprendizagem de qualidade,capaz de preparar o aluno para ser um cidadão crítico e preparado para o mercado de trabalho, acompanhando a evolução da sociedade.Porém, precisamos implementar ainda muitas melhorias na qualidade do sistema educacional atual.


4   B 
Não, pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, racionar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa privada, que têm funcionado muito bem.
4 C   É preciso haver uma boa gestão no âmbito escolar, que envolva a comunidade escolar, elaboração de um bom planejamento, estabelecimento de metas a serem vencidas e assim melhorar o IDEB da escola.


4 C
Um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma, compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os profissionais da educação desde o salaŕio até a sua formação profissional, posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a comunidade, participando das decisões, etc.


5   A   LDB, LDB, CF, CF
B  18%, 25%, 25%
CEstado : 25%

Municípiio : 25%

ICMS: CorretosobreCorretode Corretoe Prestação de Correto


IPVA:CorretosobreCorretode CorretoCorreto

IR: CorretodeCorreto

ISS:CorretosobreCorreto
II:Corretosobre Correto

IPTU:CorretoCorretoCorretoCorreto

ITR:CorretoCorretoCorreto

IPI:CorretosobreCorreto


6a) 618.639,96
b) 595.398,06 atendendo o que prevê a constituição e tambem a lei organica municipal.
c) de 1o ao 5o ano- 360 e 8 da Educaçao especial.
Investiu 1.681, 08


Valor aluno/ano:

Anos Iniciais:
zona urbana: R$ 1780,97 zona rural: R$2.048,12

Anos Finais:
zona urbana: R$ 1.959,07 zona rural: R$2.137,17

Educação Especial: R$ 2.137,17

Ensino Médio:
Urbano: R$ 2.137,17 rural: R$ 2.226,22

Valor mínimo no estado:
Fundamental Iniciais: R$ 2.226,51
Fundamental Finais: R$ 2.449,16
Médio Urbano: R$ 2.671,81

Valor mensal do município:
Janeiro: R$ 52.104,27
Fevereiro: R$ 57.866,26
Março: R$ 53.018,92
Abril: R$ 51.888,57
Maio: R$ 55.826,55
Junho: R$ 56.150,73
Julho: R$ 51.603,76
Agosto: R$ 52.358,85
Setembro: R$ 50.705,37
Outubro: R$ 57.813,35
Novembro: R$ 57.816,06
Dezembro: R$ 63.241,08
6    Primeiramente os professores tinham que formar o conselho do FUNDEP e ficar atento aos montantes de dinheiro disponivel para ser aplicado na educação que são 60% destinados para pagamentos de professores e 40% para despesas de formação de professores em serviço. Só assim, a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as normas legais partes dos recursos pra custear o curso de graduação que sera feito o convênio com a universidade

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