terça-feira, 15 de julho de 2014

Atividade Final – Programa do Livro Didático

Atividade Final – Programa do Livro Didático
Cursistas:
                  
Acesso responsável ao Plano Nacional do Livro Didático
Público Alvo:
Alunos, Pais, Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar.

PROBLEMÁTICA:
Através do diálogo com os responsáveis pelo recebimento, distribuição e controle dos Livros Didáticos disponibilizados pelo (PNLD ), observou-se que ainda há muita irresponsabilidade com o uso, a conservação e a devolução dos mesmos, ao final do ano letivo. Esse descaso não acontece somente com o Livro Didático, mas com o acervo de dicionários, livros de literatura e, ou periódicos, disponibilizados na biblioteca do colégio. 
Isso vem comprovar a omissão de responsabilidade da família, que deveria sensibilizar os filhos quanto ao compromisso de zelar pelo patrimônio público. Uma vez que esse material é adquirido através dos impostos que a sociedade paga. Portanto é responsabilidade de todos conservar o material que é de propriedade coletiva, pois a proposta do Programa do Livro Didático criado pelo MEC prevê a utilização dos mesmos, pelo menos por um período de três anos.
Diante disso, enfrentamos muitas preocupações e inseguranças em nosso cotidiano escolar, as quais muitas vezes nos deixam sem ação, pois não podemos impor penalidades ou ressarcimento dos livros extraviados, porque pode ser um pretexto para o abandono ou evasão da escola pelos alunos.



JUSTIFICATIVA
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. Este será repassado ao aluno para uso durante o período letivo, a título de cessão temporária. Contudo, o aluno, pai ou responsável, se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive, é necessário o comprometimento e o acompanhamento da Direção, da Coordenação e de todos os professores, no desenvolvimento de ações que estimulem a valorização, a  conservação e a devolução dos livros. Essas ações precisam  envolver não apenas os alunos, mas os pais, responsáveis e toda a comunidade escolar. Essa é a melhor forma de sensibilizar a todos de que seu direito sobre o livro termina quando começa o direito  dos demais colegas que precisarão do livro no ano seguinte.


OBJETIVO GERAL
- Sensibilizar a comunidade escolar do valor do livro didático, como fonte de pesquisa, aprofundamento dos conteúdos escolares e oportunidade para a prática da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sensibilizar alunos, pais, responsáveis e comunidade escolar, para o respeito, valorização e zelo do bem público, no caso, o Livro Didático.
- Definir os critérios para a entrega do Livro Didático.
- Estabelecer as condições para a aceitação da devolução do Livro Didático.
- Divulgar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
- Convidar voluntários (pais, professores e alunos) para restaurar pequenos danos dos Livros Didáticos.
- Estabelecer ações que possibilitem a devolução responsável do Livro Didático.

METODOLOGIA

- Palestra para pais, alunos e comunidade escolar sobre o PNLD;
- Campanhas que motivem a devolução dos livros, através de cartazes;
- Promover gincana com premiação para a sala com maior número de livros bem conservados;
- Divulgação das Propagandas do Governo sobre a conservação dos livros;
- Produção e apresentação de peças teatrais sobre a conservação dos livros, envolvendo todas as turmas;
- Propor assinatura de Termo de Responsabilidade pelos pais, responsáveis e alunos quanto à conservação do Livro Didático;


AVALIAÇÃO

Será avaliada a participação e o comprometimento de todos os envolvidos nas atividades propostas, bem como, o comprometimento da comunidade escolar. Também observaremos a evolução do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do Livro Didático e a valorização do bem público.


CONCLUSÃO

O tema do presente projeto não é preocupação exclusiva do nosso colégio, município ou estado, é preocupação nacional.
         Diante disso, propomos atividades que envolvam pais, alunos, responsáveis e comunidade escolar, pois consideramos de suma importância o conhecimento do programa PNLD, bem como a sensibilização de todos para a valorização do bem público.
         Dessa maneira, cumprimos o nosso papel de educadores, pois oferecemos aos nossos educandos não apenas  a aquisição e aperfeiçoamento dos conhecimentos culturais e intelectuais, mas também despertamos neles a cidadania, o senso de responsabilidade e comprometimento, para que valorizem e contribuam com a sociedade na qual estão inseridos.






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