quinta-feira, 11 de abril de 2024

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE SALA DE RECURSOS

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1       – APRESENTAÇÃO

 A Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica é um atendimento educacional especializado, de natureza pedagógica que complementa a escolarização de alunos que apresentam deficiência Intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, matriculados na Rede Pública de Ensino.

   A Sala de Recursos é a implementação de Serviços de Apoio Pedagógico Especializado e tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral das potencialidades específicas do educando, melhorando a qualidade do ensino/aprendizagem.  A partir da reorganização curricular que favoreça o auxílio de novos recursos, equipamentos e materiais pedagógicos, mediante um ambiente estimulador de forma intencional, incluindo de forma gradativa.

           A Sala de Recursos subsidia o atendimento regular aos alunos com dificuldade de aprendizagem, sendo assim possui equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades especiais do aluno. Nesse ambiente se oferece a complementação do atendimento educacional realizado em classes do ensino comum, por professores especializados. Nesta sala são atendidos os alunos de diversas faixas etárias, matriculados em diferentes níveis do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, sempre que necessitarem de atendimento especializado, como complemento do ensino ministrado em classe comum, este trabalho transforma a escola em espaço inclusivo e de qualidade.

           Nessa perspectiva a Sala de Recursos faz com que o aprendiz integre-se ao meio social, aprendendo a relacionar-se com as diversidades e com isso, adquirir experiências para perceber a escrita e a leitura, interpretação e cálculo mas o conhecimento do mundo. As atividades seguem uma dinâmica de trabalho condizente com as dificuldades e necessidades dos alunos e dos recursos a serem adaptados, a partir de metodologias diferenciadas, dando oportunidades aos alunos com dificuldades patológicas ou de aprendizagem, vivenciarem no ensino regular a troca de experiências, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e competências dentro de suas limitações.


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