domingo, 30 de junho de 2013

FORMAÇÃO EM AÇÃO FRANCIELLY

Festas Juninas

As festas juninas são muito tradicionais no Brasil. Nelas são homenageados Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.
Durante o mês de junho elas acontecem em vários lugares do país. Pipoca, canjica, amendoim torrado e outras comidas típicas são muito apreciadas, bem como as fogueiras, os balões, a sanfona, os forrós, as bandeirolas coloridas etc. As mulheres costumam usar vestido florido, trancinhas nos cabelos e maquiagem no rosto e os rapazes usam camisa xadrez, botas e o tradicional chapéu de palha.
As quadrilhas animadas alegram as festas e as brincadeiras, como o correio elegante e os jogos nas barracas, que entretêm os convidados. Ah! Que delícia que é... Tudo isso ao redor de uma bela fogueira que aquece o ambiente nesses frios dias de inverno junto com o quentão, o vinho quente, o pinhão e o bolo de fubá, que não podem faltar.
Todos cantam, dançam, se divertem e nem se lembram do frio. As músicas aquecem ainda mais o ambiente e as crianças adoram... Os adultos também...
Uma das músicas que mais toca nessas festas possui o seguinte trecho:

(...) Com a filha de João
Antônio ia se casar,
Mas Pedro fugiu com a noiva
Na hora de ir pro altar (...)

Viva Santo Antonio!
Viva São João!  
Viva São Pedro!

A tradição das festas juninas foi trazida pelos portugueses e espanhóis, que comemoravam a colheita e a devoção aos santos do mês de junho, principalmente São José, cuja data de comemoração é dia 24. Para isso organizavam festas com cantos, danças, fogos e comidas típidas unindo a religião à festividade.

Santo Antônio, dia 13 de junho, é considerado santo casamenteiro. As pessoas fazem simpatias, promessas e muitas orações para alcançar a graça de conseguir um casamento. Outra de suas atribuições é como auxiliar na procura de objetos perdidos. O dia que antecede as comemorações de Santo Antônio foi escolhido oficialmente para ser o Dia dos Namorados, no Brasil.

São João é o santo adivinhador, protetor dos casamentos e dos enfermos. Cura dor de cabeça e de garganta. Acende-se uma fogueira
em homenagem a São João no dia 23 de junho apesar do dia 24 ser dedicado à sua homenagem.

São Pedro é considerado o protetor dos viúvos, porteiro do céu e protetor dos pescadores (por ter exercido durante muito tempo essa função). Os pescadores organizam procissões terrestres e fluviais para comemorar a data de morte desse santo - 29 de junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário