domingo, 30 de junho de 2013

ESTUDO DO TEXTO

A boneca Guilhermina
            Esta á a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
O trecho ‘A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua’ expressa:
(A)       Uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B)       Um comentário das amigas da dona da boneca.
(C)       Um desejo da dona de Guilhermina.
(D)       Um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
No trecho ‘Mas quando ela chora, eu não aguento’, a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
(A)       Paciência.                  (B)       Pena.
(C)       Raiva.                         (D)       Solidão.
Separe as sílabas:
Guilhermina:
Boneca:                                                      Bonita:
Muito:                                                         Xixi:
Boazinha:                                                    Noite:
Acorda:                                                       Inteira:
Meio:                                                           Fralda:
Forme cinco palavras com as sílabas abaixo:
A         CO       MI      GUI       GI         ZO         RA       GE       NHO       MA       DA        FA
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
O x tem vários sons!
Leia as palavras e depois escreva-as no quadro certo. Preste atenção no som do x.
exame – táxi – caixa – xale –trouxe – exercício -  explicação - exagerado – crucifixo - xícara explosão – próximo
X com som de Z                      X com som de CH                                  X com som de S       


 

X com som de CS                                             X com som de SS

Sem comentários:

Enviar um comentário