segunda-feira, 30 de julho de 2012

OFICINA - "GÊNERO E DIVERSIDADE" - FABIANA E "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA" - RENITA

Semana Pedagógica – Colégio Estadual Nestor de Castro
A Oficina “Gênero e Diversidade” foi elaborada com a finalidade de auxiliar os professores e funcionários nas questões que envolvem gênero no cotidiano escolar.
Foram propostas além dos conceitos básicos, dinâmicas que podem ser usadas em sala de aula.
O principal objetivo é diminuir o preconceito e sensibilizar os educandos para o respeito com o diferente.
A oficina foi aplicada no dia 20/07, com carga horária de 08 horas pela professora Fabiana C. Horn, contando com 35 professores, funcionários, que participaram de todas as atividades propostas se dedicando em aprender e colaborar com o tema quando necessário em nosso ambiente escolar e também fora dele.
Outro tema debatido foi a Educação Ambiental na Escola, pois é um tema atual e urgente; necessita ser aprofundado na escola, para buscar um maior conhecimento científico e passar além das ações pontuais, criando assim uma reflexão crítica e problematizadora para estimular novas posturas em nossos alunos.
Para que isso aconteça, as ações devem partir de um esforço pedagógico, articulando conhecimentos, metodologias e práticas com aplicação de estratégias que sensibilizem. Tendo-se em vista uma mudança de hábitos e valores relacionados à preservação da natureza; produção e consumo de bens e riquezas, ou seja, a promoção do desenvolvimento sustentável.
As atividades foram desenvolvidas em partes:
1 – Explanação sobre o que é educação ambiental; as origens dos problemas ambientais; a mobilização da sociedade.
2 – A Legislação Ambiental; as Conferências Mundiais.
3 - Agenda 21 Escolar da Escola: leitura e debate para rever posicionamentos e atualização.
4 – Discussão sobre metodologias e propostas para aplicação na escola.
Todo processo educativo deve iniciar pela realidade do lugar em que o aluno vive, mas também deve passar para a escala nacional e mundial. Assim, foram apresentados mapas e materiais do Município onde os professores podem buscar subsídios para a problematização da temática, além de vídeos que podem enriquecer as reflexões.

Sem comentários:

Enviar um comentário