segunda-feira, 9 de julho de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL

POR QUE TODA CRIANÇA PRECISA BRINCAR ( MUITO)?

Brincando, elas:
Aprendem a escolher: uni - duni – tê.
Aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar.
Aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo.
Aprendem a imitar: eu era o motorista – brrrrrrum.
Aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo.
Aprendem a descobrir: misturei o amarelo e azul, olha o que deu.
Aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer.
Aprendem novos conhecimentos: 28, 29, 30, lá vou eu!
Aprendem a fantasiar: daí a gente voava.
Aprendem novas habilidades: vou fazer o cabelo da minha fada cacheado.
Aprendem a partilhar: tira, bota, deixa ficar.
Aprendem a inventar: essa tampinha de garrafa vai ser o pratinho deles.
Aprendem a pensar logicamente: joga a bola pra ele!
Aprendem a pensar narrativamente: vou te contar.
Aprendem a interagir: posso brincar com vocês?
Aprendem a cooperar: dá a mão que eu te ajudo.
Aprendem a questionar: será que é assim mesmo?
Aprendem a memorizar: vamos ver quem pula corda até cem?
Aprendem a conhecer suas forças: deixa que eu defendo.
Aprendem a conhecer seus limites: tô com medo.
Aprendem a encorajar: vem que eu te seguro.
Aprendem a fazer julgamentos: assim não vale.
Aprendem a analisar: os grandes aqui, os pequenos ali.
Aprendem a compaixão: dá a mão que eu te puxo.
Aprendem a fazer analogias: aquela nuvem não parece um cavalo?
Aprendem a organizar: ó que legal a minha fila de carrinhos.
Aprendem a fazer cultura: vamos brincar de inventar piada?
Aprendem a compartilhar: pega essa boneca que eu pego aquela.
Aprendem a perdoar: tudo bem, já passou.
Aprendem a desbravar: vamos ver o que tem lá?
Aprendem a construir: era uma vez uma cidade assim.
Aprendem a destruir: vamos desmanchar pra fazer outro.
Aprendem a sentir: fiquei com o olho cheio d’água.
Aprendem a rir: ra – ra - rá, lembra àquela hora?
Aprendem a olhar: acho que aquela graminha ali é um gafanhoto.
Aprendem a ver: você tá triste?

                                      SEMANA PEDAGÓGICA, JULHO DE 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário