sábado, 17 de março de 2012

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



PARA DESENVOLVIMENTO DE TAREFA UTILIZAR-SE-Á O TEMA “PÁSCOA”

Compreensão e valorização da cultura escrita:

Visitas a diferentes espaços de circulação do texto sobre a páscoa escrito, como bancas de jornal, bibliotecas, livrarias.
Audição de textos de gêneros variados como histórias, notícias, cartas, propagandas em diferentes suportes, como livros revistas, jornais, papel de carta.
Entrevistas com jornaleiros, bibliotecários, escritores.
Atividades de manuseio e exploração de suportes e materiais de escrita que possibilitem o/a alfabetizando/a aprender a lidar com o livro didático, com o livro de histórias, com as revistas, com jornais e suplementos infantis.
Atividades que envolvam a aprendizagem do uso do caderno, do lápis, da borracha, da régua, etc.

Apropriação do sistema de escrita:


Exploração de sílabas, rimas, terminações semelhantes de palavras em jogos, desafios e parlendas.
Identificação de fonema / grafema em um conjunto de palavras.
Decomposição e composição de palavras em sílabas.
Identificação e comparação da quantidade, da variação e da posição das letras de determinadas palavras: bingo, textos com lacunas, colocação de palavras em ordem alfabética, confronto entre a escrita produzida pelo/a alfabetizando/a e a escrita padrão.
Exercícios que explorem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, como, por exemplo, comparação entre desenhos, números, sinais matemáticos.
Atividades que levem o/a alfabetizando/a a perceber que, em Língua Portuguesa, se escreve da esquerda para a direita, de cima para baixo.
Atividades de exploração da segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frases.
Leitura em voz, apontando cada palavra lida, os espaços entre as palavras e os sinais de pontuação das frases.
Exercícios de identificação de letras e de reconhecimento da ordem alfabética como bingo, forca, consulta à lista telefônica e ao dicionário.
Atividades como observação, discussão de regras, jogos ortográficos, palavras cruzadas, charadas, caça-palavras, correção orientada de textos.
Expor na sala de aula todas as letras do alfabeto, para que os/as alfabetizandos/as, sempre que for necessário, tenham um modelo para consultar.


Leitura:

Estimular a leitura de livros diversificados.
Ler e discutir os conteúdos dos textos.
Valorizar a leitura como fonte de entretenimento.
Cuidar dos livros e demais materiais escritos.
Procurar informações em jornais e revistas.
Levantar hipóteses sobre o conteúdo dos textos observando, por exemplo, imagens e outras pistas gráficas.
Recontar textos.
Observar a finalidade dos textos, a partir da análise do suporte em que foram veiculados, do gênero e da sua autoria.


Produção de textos:


Ler em voz alta para os/as alfabetizando/as histórias, notícias, propaganda, avisos, cartas circulares para os pais, etc.
Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os/as alfabetizando/as (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam e que tipo de linguagem utilizam).
Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os/as alfabetizandos/as (registro da rotina do dia no quadro de giz, anotação de decisões coletivas, pauta de organização de trabalhos, jogos e festas coletivos, etc.).
Escrever, por exemplo, um bilhete para os pais pedindo materiais para fazer uma receita de bolo na sala.


Desenvolvimento da oralidade:
- Participe das interações cotidianas em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo/a professor/a e expondo opiniões nos debates com os/as colegas e com o/a professor/a.
- Respeite à diversidade das formas de expressão oral manifestas por colegas, professores/as e funcionários/as da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar.
- Faça uso da língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
- Planeje a fala em situações formais.
- Realize tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário