sábado, 17 de março de 2012

PLANO DE AULA 02

Nos dias de hoje, em que as sociedades do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se.

PLANO DE AULA
- DIALOGAR COM OS EDUCANDO SOBRE AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NESSE DIA;
- QUESTIONAR AS CRIANAÇAS SE CONHECEM UM ELEFANTE; PESSOALMENTE? NA TV?
NO ZOOLÓGICO?
- PASSAR UM VÍDEO SOBRE “FANTY O ELEFANTE” ( È UMA HISTÓRIA CURTA E TEM UMA PARTE CANDATADA);
- CANTAR A MÚSICA;
- APRESENTAR A LETRA DA MÚSICA EM CARTAZ (JÁ CONFECCIONADO PELA PROFESSORA);
- FAZER A LEITURA DA MÚSICA;
- EXPLORAR AS LETRAS, RECONHECENDO AS QUE INICIAM COM A MESMA LETRA DO NOME DOS COLEGAS E PROFESSORA;
- ESCOLHER ALGUMAS LETRAS E QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM FALANDO OUTRAS PALAVRAS QUE INICIAM COM ESSAS LETRAS;
- SE TIVER ALGUMA CRIANÇA QUE SABE ESCREVER DEIXAR QUE ELA REGISTRE NO QUADRO OS COLEGAS AJUDAM DIZENDO AS LETRAS;
- MONTAR QUEBRA CABEÇA DO ELEFANTE ( DESENHO E PALAVRAS).


DE FATO, A REFLEXÃO É A QUESTÃO CENTRAL PARA A APRENDIZAGEM, COMO APONTA A TEORIA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. ATIVIDADES MECÂNICAS, COM ÊNFASE EM EXERCÍCIOS MOTORES E DE MEMORIZAÇÃO, NÃO SÃO INDICADAS PARA QUEM QUER ALFABETIZAR LETRANDO.

Sem comentários:

Enviar um comentário