segunda-feira, 15 de abril de 2019

TEXTO COM ATIVIDADES


Nome
O menino que trocou a sombra

Cada pessoa, animal ou objeto tem sua própria sombra.
No mundo da fantasia, onde tudo é possível, as crianças podem até trocar de sombra com os animais.
Veja como Zé Luís trocou sua sombra com um gato.
            Era uma sombra como qualquer outra: sabia se esticar como um elástico, até deixar o corpo do Zé Luís bem comprido e bem magrinho. Mas as vezes também encurtava, ficava do tamanho de um ursinho de brinquedo.  Nos dias de sol, Corria nas paredes e muros. Nos dias de chuva, ficava fraquinha e até se apagava na calçada.
            Mas um dia o Zé Luís resolveu trocar de sombra. Foi assim: ia passando um gato de rabo comprido, com uma longa sombra, muito espichada. Zé Luís pensou:
            - Ah, como eu queria ter sombra de gato!                                                                                                                                              
 Correu atrás do bicho, conversou, convenceu. Demorou um pouco, mas o gato acabou concordando em fazer a troca. Ele e Zé Luís desamarraram o laço invisível que prende as pessoas e bichos as próprias sombras. Depois, amarraram os laços trocados. Zé Luís ficou com sombra de gato, o gato com sombra de Zé Luís.
            O menino saiu assobiando, morrendo de alegria com a troca. Não cansava de admirar a sombra de gato, longa, felina, atrás de seus passos:
            - Sou o primeiro menino do mundo que tem sombra de gato!
VOCABULÁRIO
ADMIRAR:    olhar com simpatia, surpresa.
CONVENCEU: fez o outra aceitar a sua ideia, persuadiu.
ENCURTAVA: diminuía de tamanho.
ESPICHAVA: esticada.
MORRENDO DE ALEGRIA: com muita alegria.
SOMBRA FELINA: sombra de gato.
            Entendendo o texto
1 Responda:
     a)    O que acontecia com a sombra de Zé Luís nos dias de sol?

      b)    Como ficava a sombra de Zé Luís nos dias de chuva?
  
       c)    Como era a sombra de gato?

      d)    Como Zé Luís fez a troca de sombra com o gato?

2. Enumere as frases na ordem dos acontecimentos da história:
(  ) o menino trocou de sombra com o gato e não cansava de admirar a nova sombra.
(  ) A sombra de Zé Luís era como qualquer outra. Sabia se esticar e também encurtava.
(  ) Zé Luís conversou com o gato e convenceu-o a trocar de sombra.
(  ) Um dia Zé Luís viu um gato e resolveu trocar de sombra com ele.

3. Copie as frases e substitua as palavras destacadas por seus sinônimos:
a) O equilibrista, antes de caminhar sobre a corda, verificou se ela estava bem esticada.
b) João gostava de matar passarinhos. Carlos convenceu João de que não devemos matar animais.
c) Sueli ficou com muita alegria ao ganhar uma boneca de sua madrinha.

4. Zé Luis trocou a sua sombra pela sombra de um gato. Se você resolvesse trocar a sua também, que sombra gostaria de ter?



Substantivo
Zé Luís quer trocar de sombra com o gato.
A Casa de Zé Luis é bonita.
As palavras Zé Luís, gato e casa são nomes ou substantivos.
Substantivo é a palavra que dá nome a uma pessoa, animal ou coisa.
Substantivo comum
- Gato é o nome comum de todos os gatos que existem;
- Menino é o nome comum de todos os meninos que existem;
- Loja é o nome comum de todos as lojas que existem.
Substantivo Comum é o nome que damos a todos os seres de uma mesma espécie. Os substantivo comuns são escritos com letra inicial minúscula.

Substantivo Próprio
- Mimoso é o próprio de um gato. Apenas alguns gatos tem este nome.
- Zé Luís é nome próprio de um menino. Apenas alguns meninos tem este nome.
- Pague e Leve é o nome próprio de uma loja. Poucas lojas tem este nome.
- Rua do Comércio é o nome próprio de uma rua. Numa cidade apenas uma rua pode ter este nome.
Substantivo próprio é o nome de apenas alguns seres de cada espécie. Os substantivos próprios são escritos com letra inicial maiúscula. Eles indicam nomes próprios de pessoas, animais, ruas, lojas, escolas, países, etc.
  Escreva os nomes comuns de:
     a)   Sete animais:

     b)   Quatros brinquedos:
  
     c)   Cinco objetos escolares:

     d)   Sete frutas:
  
     e)   Quatro verduras:

     f)    Cinco moveis de casa:

     2. Escreva o nome próprio de:
      a)   Cinco colegas:

     b)   Quatro cidades:

     c)  Três ruas;

     d)   Seis países;

     e)   Dois cachorros;

     f)    Dois gatos;

     3.   Passe um traço debaixo dos substantivos comuns e dois traços debaixo dos substantivos próprios;
     a)   Esta camisa é de Pedro.
     b)   A janela foi aberta por Marcelo.
     c)   O cachorro correu atrás de Marina.

4.Escolha dez nomes comuns e coloque-os em ordem alfabética.


    5.   Escolha dez nomes próprios de pessoas e coloque –os em ordem alfabética;

ORTOGRAFIA! M antes de P e B e M final
Observe: Ambulância                 lâmpada            índio          garçom

- Usamos M antes de B e P. Exemplos:
Ambulância, lâmpada, tambor, importante, tempo, limpo, compadre

- Usamos N antes das outras consoantes diferentes de B e P. Exemplos:
Enxada, índio, anzol, laranja, junto, onça

- Usamos M no final das palavras. Exemplos:
Jardim, homem, coragem, capim, jasmim, cupim

   Coloque as palavras em ordem alfabética:
A)  companheiro – comprido – computador – compositor – competição
B)  embaixo – campainha – campo – embrulho – campeão – embora
    2.   Retire do texto:
    a)   Duas palavras com M antes de P e B:

     b)   Três palavras com M no final:

    3.   Escreva 10 palavras com M antes de P e B ou m no final:








4.   Produza um texto sobre o que vc pensa sobre animais de estimação;

















Sem comentários:

Enviar um comentário