quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

matemática

CONTEÚDO ESTRUTURANTE - GEOMETRIAS
ATIVIDADE 1:
Conteúdo Estruturante: Geometrias.
Conteúdo Básico: Geometria Plana.
Conteúdos Específicos: Medidas, Noções de Ponto, Reta e Plano, construção de figuras
geométricas.
Justificativa: Desde a infância nos deparamos com situações que lembram noções de espaço e
formas dos objetos. Desta forma vamos adquirindo conhecimentos sobre a geometria e ai vem a
necessidade de desenvolver a capacidade de observação do espaço, visando compreender, descrever
e representar de forma organizada o mundo físico. O conhecimento sobre formas geométricas e suas
características são necessárias em situações do cotidiano, assim ampliando o conhecimento
proporcionará ao educando uma visão melhor do mundo que o cerca.
Objetivo: Identificar Ponto, Reta e Plano. Obter planificação de polígonos. Identificar, e diferenciar
formas planas e formas não planas, adquirindo conhecimentos sobre a geometria. Desenvolver a
capacidade de observação do espaço que o cerca, percebendo a geometria presente no dia a dia e na
beleza das formas.
Encaminhamento: Desenvolver as atividades, aguçando a curiosidade dos educandos, explorando,
através da TV Multimídia, a beleza das formas da natureza, na arquitetura, etc. Em seguida
trabalhar as atividades envolvendo retas, pontos, planos e construção e planificação de polígonos.
Os conteúdos devem ser compreendidos e muitos deles devem ser automatizados, pois aprende-se
matemática para vida. O uso de material concreto é muito importante. É mais fácil compreender e
perceber determinadas relações quando manipulamos e observamos visualmente, mostrando a
beleza da geometria e a sua importância no nosso dia a dia.
Recursos: Quadro de Giz. Régua, lápis, transferidor, compasso, sulfite, papel cartão, papel
dobradura, TV Multimídia, etc.
Referências:
GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI, J. R. J. Pensar e descobrir. São Paulo: FTD, 2001.
BONJORNO, J. R.; BONJORNO, R. A. Pode Contar Comigo. São Paulo: FTD, 2000.
ANDRINI, A. Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.
ATIVIDADE 2:
Aprendendo Geometria Observando o Entorno
Conteúdo Estruturante: Geometrias.
Conteúdo Básico: Geometria plana e espacial.
Conteúdo Específico: Polígonos e poliedros.
Justificativa: A geometria está presente no nosso cotidiano, é preciso apenas tornar o aluno um
observador do meio em que vive. Nesse labirinto de formas é necessário que o aluno reconheça,
identifique, classifique as formas geométricas para melhorar a sua condição humana e social. Inserir
o alunado nesses novos conceitos, como semi-reta, ângulos, vértice, aresta, face e poliedros de
forma geral, que são visualizadas pelos mesmos observando, por exemplo, a própria sala de aula,
antes de ser representada no caderno, torna o aprendizado mais simples e espontâneo.
Objetivo: Desenvolver a capacidade de observação do espaço, visando compreender descrever e
representar de forma organizada o mundo físico. Identificar e diferenciar formas planas e formas
não planas. Caracterizar polígono. Caracterizar poliedros. Identificar e qualificar faces, arestas e
vértices de poliedros. Representar e identificar, pontos, retas, segmentos de reta e planos. Obter a
planificação de um bloco retangular. Construir poliedros a partir de modelos de faces poligonais.
Encaminhamento: Após os alunos observarem as formas geométricas que estão ao seu redor,
fornecer-lhes papel e régua para que os mesmos desenhem livremente quadrados, triângulos, etc. e
que façam comparações com os colegas, esgotando as possibilidades de observação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário