sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ALUNO DESTAQUE, EMBARQUE NESSA VIAGEM


O Colégio Estadual Nestor de Castro de Sulina desenvolveu o projeto“ Aluno Destaque, Embarque Nesta Viagem” que tem como objetivo incentivar o aluno a criar hábito de estudo, possibilitando uma aprendizagem de qualidade e, por consequência, melhor desempenho em todas as disciplinas,desenvolver boas práticas , as quais servirão posteriormente de subsídios para seu sucesso e sua auto-estima. Contemplado-os com a premiação de uma viagem de Estudos a Foz do Iguaçu. Visitaram a Usina Itaipu, as Cataratas onde os alunos foram recebidos pelo Instituto Chico Mendes. No Parque da Aves os alunos foram recebidos e acompanhados pelos monitores da Escola Aberta, também tiveram a oportunidade de conhecer o |Aéreo Porto Internacional e assistir a um filme no Shopimg JK. Esses alunos que foram destaque em todos os sentidos , notas e disciplina no ano de 2012. A concretização deste projeto é devido ao seu apoio da Deputada Rose Litro que disponibilizou o transporte para a realização desta viagem . 

COLÉGIO ESTADUAL
NESTOR DE CASTRO – EFM


Aluno Destaque, Embarque
Nesta Viagem!




DIREÇÃO
Valéria Tartari Bavaresco


DIREÇÃO AUXILIAR
Solange Teresinha Donel Ernzen
PEDAGOGAS
Elaine T. Klock Ernzen
Neusa Cogo
Marilene Horn
Deise Baierle Forlin


SULINA, SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO


As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado.
De maneira geral contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas. A escola é uma de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões sócio - culturais. As disciplinas são as através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos, é notável, um alto desinteresse dos alunos pela frequência às aulas e, principalmente, pelo estudo dos conteúdos lecionados . Esse fato se deve, em grande parte, ao atual sistema de ensino, no qual o aluno, para ser aprovado, necessita obter apenas 24 pontos. Assim, uma vez atingida a pontuação, torna-se visível a sua desmotivação pelo aprendizado. Frente a essa constatação, sentimos a necessidade de implantar um projeto que vise minimizar o problema. Observamos que somente a conscientização não está sendo suficiente,para tanto,resolvemos premiar os melhores alunos com uma viagem,afim de motivá-los. O aluno, contemplado com a premiação é o aluno que foi destaque em todos os sentidos notas e disciplina.
OBJETIVO GERAL:
O objetivo geral do projeto "Aluno Destaque, Embarque Nesta Viagem!" é incentivar o aluno a criar hábito de estudo, o que lhe possibilitará uma aprendizagem de qualidade e, por consequência, melhor desempenho em todas as disciplinas.
OBJETIVOS ESCPECÍFICOS:
  • Demonstrar que a escola confia e acredita no potencial do aluno;
  • Conscientizar o aluno da necessidade de maximizar suas notas;
  • Motivar a permanência efetiva do educando no contexto escolar até o final do ano letivo;
  • Promover a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades, de seus deveres;
  • Acompanhar a assiduidade do aluno;
  • Desenvolver um modelo de inteligência competitiva saudável, direcionado à oportunidade da viagem prêmio;
  • Desenvolver boas práticas nos alunos, as quais servirão posteriormente de subsídios para seu sucesso;
  • Possibilitar o desenvolvimento da autoestima no processo de aprendizagem do aluno.
Dentro das disciplinas de estudo, cada professor relacionou habilidades se pretende desenvolver com a viagem.
Geografia e História:
-Localizar-se geograficamente nos pontos;
-Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa e efeitos da vida geográfica e no tempo histórico;
-Utilizar-se da percepção crítica diante das condições ambientais do seu meio;
-Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
Biologia e Química:
-Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os elementos naturais do meio;
-Identificar as principais características bioquímicas encontradas na natureza;
-Reconhecer os ciclos naturais, animais, plantas;
-Conscientizar para a proteção da fauna e flora;
-Identificar as ações físicas químicas produzidas ao longo dos anos pela natureza;


Educação Física:
-Compreender a importância do equilíbrio entre natureza e práticas esportivas saudáveis;


Língua Portuguesa e Estrangeira Moderna:
-Leitura e produção de textos, cruzadas, poesias e paródias sobre os temas e visitas realizadas;
-Conhecer um pouco dos dialetos locais;
Física e Matemática:
-Análise e cálculo da área, perímetro e quantidade relacionados aos locais de visita;
-Compreensão dos fenômenos físicos ocorrentes no solo da região;
Arte:
-Elaboração de cartazes, desenhos, gravuras, colagens e teatros sobre a viagem;


Filosofia:
-Compreender conceitos presentes nos diferentes locais visitados;
-Identificar os problemas que envolvem o conhecimento de diferentes construções e desconstruções dos locais visitados;
-Identificar e comparar diferentes perspectivas filosóficas que investigam as condições e as possibilidades do conhecimento;


Sociologia:
-Compreender o complexo e dinâmico processo de formação e transformação da cultura;
-Conhecer as diferentes culturas como processo de mudanças e adaptações tendo em vista que cada contexto possui uma lógica própria de compreensão do mundo;
-Compreender como as comunidades são constituídas no contato com a diversidade cultural, étnica e religiosa;
-Compreender o sentido de trabalho na realidade atual, levando em conta suas transformações nas diversas sociedades ao longo do tempo;


Na Agricultura Familiar / Casa Familiar Rural:
-Perceber a produção agroindustrial da região e comparação com a produção local;
-Incentivar os alunos da Casa Familiar Rural, para a permanência na agricultura familiar através de exemplos locais;
CRONOGRAMA:
A viagem de estudos tem saída prevista para o dia 23 de setembro às 01:00 horas e retorno previsto para às 04 horas do dia 24 de setembro.
O roteiro da viagem será assim dividido:
Dia 23 de setembro de 2013:
-8:00 Visita interna a Usina ITAIPU.
-10:30 Visita ao Parque Nacional do Iguaçu Cataratas, os alunos serão recebidos pelo Instituto Chico Mendes;
-12 Horas almoço,
13:30h – Visita ao Parque das Aves, os alunos serão recebidos pela Escola Aberta;
- Visita ao Shopping
-10:00 Retorno
RECURSOS:
-Materiais (ônibus para o transporte)
-Econômicos: viabilizado pelos educandos para hospedagem e alimentação.
-Humanos: Professores, Direção e Alunos.

AVALIAÇÃO:
As atividades relacionadas ao projeto serão avaliadas no decorrer do mesmo, de acordo com o interesse no assunto e logo após a viagem com a aplicação dos conteúdos previstos dentro dos objetivos a serem alcançados.





































 

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