quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AULA DE FILOSOFIA _ INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
TEMA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E AO ENSINO DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA.


ATIVIDADES
- DIVIDIR A TURMA DA 3ª SÉRIE A E B EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS;
- PESQUISAR NA INTERNET SOBRE AS LEIS, DECRETOS, INSTRUÇÕES SOBRE O ASSUNTO;
- A PARTIR DA PESQUISA ORGANIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT PARA SER PASSADA NA TV PEN DRIVE NA SALA PARA OS COLEGAS;
- EXPOR O MATERIAL EM GOOGLE DOCS NO ENDEREÇO DA PROFESSORA;
- FAZER APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS.



SUGESTÕES DE PESQUISAS:

- Lei 10.639 e Lei 11.645/08 – que tratam a obrigatoriedade de incluir no currículo escolar as discussões referentes à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;

- Decreto nº 65810/69, que promulga a convenção internacional sobre a eliminação de todos as formas de discriminação racial;

- Lei nº 7437/85, que inclui as contravenções penais à prática de atos resultantes de preconceito de raça, cor, sexo ou estado civil;

- Lei nº 7616/89, que define crimes de preconceito de raça ou cor;

-Resoluçao 01/04, do Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana;

- Parecer 03/04 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais, do Conselho Nacional da Educação;

- Estatuto da Igualdade Racial – Lei 2288/010;

- Convenção 169 OIT (organização Internacional do Trabalho);

- Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas;

- Lei 8072/1990 – Lei de crimes hediondos, que inclui crimes relacionados às questões de gênero;

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