segunda-feira, 26 de agosto de 2024

TEXTO: O GRILO - LEITURA INTERPRETACAO E EXERCICIOS

 IMPRIMIR: https://docs.google.com/document/d/1rda_yUf5KjR70co2g7rcUYiIhAxqCQsP/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true

NOME____________________________________________________________

 DATA_____________________________________________________________

O GRILO

 

O grilo resolveu mudar de casa. Andava fazendo muito calor e não dava mais para aguentar o abafamento da sua casa, construída embaixo de uma lata velha.

Dizendo isso, saiu à procura de um lugar para construir a nova casa. Achou uma terra bem fofa, embaixo de uma árvore. Gostou dali e começou a cavar: rec, rec, rec, rec. Estava bem adiantada a construção, quando ouviu uma voz fraquinha que dizia:

-    Cave em outra direção, porque você está quase furando a parede da minha casa. Quem está falando aqui é a Minhoca Rajada. Ando muito doente, e se o senhor estragar esta casa o que será da minha vida? Vivo sozinha, não tenho ninguém para me ajudar a fazer outra.

-    Desculpe-me, senhora Minhoca. Vou-me embora e já. Pelo que vejo não há lugar par mim embaixo desta árvore. Nem tentarei cavar em outra direção. Parece-me já estar ouvindo outra moradora reclamar. Irei para longe! Não voltarei mais, podem ficar sossegadas. As paredes das suas casas não cairão por minha causa. Adeus, para sempre! Voltarei a morar em cima da terra.

Dizem que agora ele mora no oco de uma árvore velha. É bem possível, pois quem passa por lá ouve um cri-cri alegre, que alegra o coração da gente.

SILVA, Lygia Camargo; CASÉ, Agostinho. O grilo. São Paulo: Ática, 1986.

 Interpretação de texto

 1)  Quais os personagens citados no texto?

 


Sem comentários:

Enviar um comentário