quarta-feira, 3 de julho de 2013

O LÚDICO - PNAIC ARNALDO BUSATO - ORIENTADORA NEUSA


PNAIC – ARNALDO  BUSATO – 2013
CURSISTAS: LUCIA, MARIZA, ROSANA, SELENI, SOLANGE

No dia      do mês de julho de 2013 tivemos mais um encontro do grupo  de professores  que trabalha com o PNAIC, inicialmente a orientadora Neusa repassou alguma informações sobre o andamento do mesmo. Após fizemos a leitura compartilhada do livro: O QUE DIZEM AS PALAVRAS. Também fizemos a reflexão do livro, onde  pretende apresentar em ordem alfabética palavras ilustradas, propondo uma leitura inteligente e carregada de sentidos, tais como- censura, fracasso, opressão, pacto, sigilo, dentre outras. O objetivo de Nani é fazer com que, por meio desta obra, seja despertado o lado criativo do leitor, e que suas potencialidades sejam estimuladas.
         Em seguida dividimos o grande grupo em três grupos menores onde cada grupo, onde nosso grupo fez a reflexão do ANO 1.
1º MOMENTO
Refletir sobre as dificuldades de realizar jogos e brincadeiras em Sala de Aula:
         O jogo em sala de aula, além de proporcionar a construção do conhecimento de forma lúdica e prazerosa, promove a interação entre parceiros tornando-se significativo a medida que a criança inventa e reinventa.
         Sabendo da importância do lúdico na aprendizagem do educando é difícil compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças e de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula para trabalhar com jogos, adequando os modos de organização da organização aos objetivos pretendidos.
         Do ponto de vista físico, cognitivo e social as brincadeiras trazem grandes benefícios para a criança, satisfaz as necessidades de crescimento dela, desenvolvendo as habilidades motoras e de expressão corporal, além disso desenvolve habilidades perceptuais que trarão benefício ao desempenho intelectual da mesma. Dando-lhes possibilidades de respeitarem e de serem respeitadas.
         Uma das dificuldades apontadas no trabalho com o lúdico é quando a criança apresenta necessidades especiais, ao realizar adaptações necessárias, o professor encontra dificuldades para estabelecer percursos e meios distintos para que a aprendizagem ocorra por meio desses jogos algumas vezes por falta de conhecimento e outras por falta de material adequado a dificuldades do aluno.
         Enfim, o lúdico é também um importante recurso para desenvolver habilidades do pensamento, tais como a imaginação a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, entre outras, em  síntese, jogos e brincadeiras oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituídos.

- Analisar os quadros de direitos de aprendizagem – componente matemática”; identificar no livro didático de matemática atividades que explorem a ludicidade; e relacionar com direitos de aprendizagem; analisar se as atividades contribuem para a aprendizagem relativa ao componente curricular Língua Portuguesa.
        

         Relacionando os “Direitos gerais de aprendizagem” ao livro didático e outros materiais de apoio utilizados no dia a dia das aulas de matemática na sala de aula, percebemos que todos os conteúdos estão contemplados e as estratégias lúdicas utilizadas para o seu desenvolvimento são:
- Atividades relacionadas ao seu dia a dia (calendário, história de vida, caminho de casa, amigos família, sala de aula, seus brinquedos, frutas, natureza, meios de comunicação, localização espacial; município, escola e casa).
- Uso do material dourado;
- Jogos usando dado, dominó, memoria;
- Tangram (cores, figuras, tamanhos, formas...);
- Musicas, cantigas, trava línguas, piadas, o que é o que é;
- Simetrias, gráficos e tabelas;
- Material concreto para agrupamentos, quantidades....
- Sistema de informação, leitura, interpretação de problemas, anúncios, noticias e entrevistas...
         Todos os jogos estão relacionados e interligados ao português e matemática, poios requerem diferentes leituras, interpretação, cálculos, comparações, estimativas comunicação, enfim, não se pode desvincular uma ou outra disciplina, pois ambas contribuem para aprofundar e consolidar diferentes situações de aprendizagem que são propostas no dia a dia na sala de aula e também na convivência em sociedade.


2º MOMENTO
PARTINDO DO TEXTO: DIFERENTES MODOS DE AGRUPAMENTO DOS ESTUDANTES:  (QUE BRINCADEIRA É ESSA?  E A ALFABETIZAÇAO?)
         Segundo o texto o lúdico “ é a experiência de plenitude que ele possibilita a quem vivencia em seus atos” assim podemos dizer que faz parte do cotidiano de qualquer criança e que os jogos e brincadeiras devem ser associados como algo agradável onde o individuo o faz de algo alegre, agradável onde o individuo faz de forma livre e espontânea.
          Dentro do lúdico a função do professor é de ser o mediador, organizador de grupos levando em conta vários critérios de agrupamentos, conforme o objetivo a ser atingido na atividade lúdica a ser realizada ou ainda considerar alguns critérios como a heterogeneidade quanto aos conhecimentos já adquiridos, a natureza da atividade, a dificuldade do aluno, expressividade.








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