IMPRIMIR
Plano de Atendimento Individualizado – PAI
Identificação
FOTO DO ALUNO
Instituição:
Semestre: 2º Ano:
Nome:
Etapa/Seriação: EJA TURMA 7
D/N: Idade: anos
Regente 1:
Regente 2:
Arte:
Educação Física:
Pedagoga:
Mapeamento
(Habilidades e características comportamentais)
Potencialidades:
- Frequenta pontualmente às aulas;
- Boa familiaridade;
- Repassa recados a família e para escola;
- Fica entusiasmada em ir na vovó ou em passeios.
Dificuldades:
- Convivência com conflitos com alguns colegas;
- Dificuldade fonoarticulatória;
- Mobilidade;
- Auto estima baixa na aprendizagem.
Ação Colaborativa (Família)
Combinados: A família da X é bem participativa das atividades escolares, colaborando com os projetos e sempre que solicitada coopera. A mãe manda recados no caderno ou pelo celular para manter bom diálogo e menciona as necessidades da filha, como acompanhar a filha para ir ao banheiro, desde ajeitar sua roupa.
- Incentivar autonomia em vestir-se.
Assinaturas:
Responsável:
Professor/Pedagogo:
Estudante:
Objetivos de aprendizagem
Regente 1: Português:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
- Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.
- Relacionar elementos sonoros das palavras com sua representação escrita.
Nível do Estudantes
Lembrar NR (x) Entender RP ( )
Regente 1: Matemática:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
- Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
- Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Nível do Estudantes
Lembrar NR (x) Entender RP ( )
Regente 1: Ciências da natureza: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
- Identificar hábitos de higiene do corpo e discutir as razões pelas quais lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, são medidas de prevenção, necessárias para a manutenção da saúde.
- Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Nível do Estudantes
Lembrar NR (x) Entender RP ( )
Estratégia de Ensino
Regente 1:Português, Matemática, Ciências da Natureza: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
Port: Manipulação do alfabeto móvel. Atividades com os nomes dos alunos: crachás, quadro de chamada etc. Pesquisas, recortes, colagens. Criar espaço de leitura de sílabas e letras com o banner de sílabas. Contar histórias variadas e registrá-las através de cartazes ou ilustrações. Explorar bastante a ortografia, gramática e sinais de pontuação nos textos.
Mat: Uso do material de contagem e material dourado. Uso do quadro valor de lugar. Jogos, passatempos e brincadeiras. Utilizar o celular com calculadora. Recorte e colagem.
Ciências: Problematizar os conteúdos. Aula expositiva do conteúdo com a participação ativa dos estudantes. Vídeos, fotos, pesquisa de campo e experimentos.
Objetivos de aprendizagem
Regente 2: História:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
Participar de atividades buscando a história do nome, resgatando sua história de vida, tendo ideia de temporalidade, passado, presente e futuro.
Reconhecer a Escola enquanto grupo social no qual convive e se relaciona.
Nível do Estudantes
Lembrar NR ( x ) Entender RP ( )
Regente 2: Geografia (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas em sociedade, em diferentes espaços: comunidade, escola, igrejas, em casa, vizinhança, trabalho, espaços de lazer etc., para perceber que os laços afetivos unem as pessoas nos seus espaços de vivência..
Nível do Estudantes
Lembrar NR ( x ) Entender RP ( )
Regente 2: Ensino Religioso: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência) Promover uma prática educativa que valorize o respeito às diferenças.
Contextualizar e identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares.
Nível do Estudantes
Lembrar NR ( x ) Entender RP ( )
Estratégia de Ensino
Regente 2: História, geografia, Ensino Religioso: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
Passeio pelo espaço da escola, roda de conversa, apresentação de slides na lousa interativa, fotos que representam as falas, abrindo a discussão sobre o tema abordado. Atividades impressas para pintura e desenho do conteúdo sendo adaptado de acordo com as capacidades de cada indivíduo.
Objetivos de aprendizagem
Arte: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
- Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos e dobradura);
- Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento).
- Estimular a criação de colagens.
- Realizar leituras de imagens e mostrar as possibilidades de criação de narrativas surpreendentes e interessantes com a montagem de imagens distintas.
Nível do Estudantes
Lembrar NR ( ) Entender RP (x)
Estratégia de Ensino
Arte: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
- Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
- Explicar conceitos básicos geométricos como: ponto, linha, forma, simetria, cor, espaço.
- Estimular a criação usando diferentes suporte (alguns já têm marcações circulares que facilitam os desenhos e colagens).
- Levar a aluna para o ambiente externo da sala de aula para montar uma exposição de seus trabalhos em lugar previamente combinado.
- Estimular a aluna a criar suas próprias colagens.
Objetivos de aprendizagem
Educação Física: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
-Conhecer brincadeiras e jogos populares da antiguidade, identificando mudanças e permanências.
-Resgatar jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil, reconhecendo-as como elemento da cultura brasileira.
-Conhecer algumas modalidades esportivas
-Conhecer algumas modalidades esportivas.
-Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
Nível do Estudantes
Lembrar NR ( x ) Entender RP ( )
Estratégia de Ensino
Educação Física: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)
-Apresentar brincadeiras populares ao estudante.
-Realizar as brincadeiras na prática.
-Fazer análise das brincadeiras populares e conversação sobre a importância das mesmas para a cultura local e regional.
- Vivência dos fundamentos e jogos pré-desportivos.
- Corridas, saltos e lançamentos.
- Encaixar um círculo ou objeto redondo numa base por imitação-
Estimular a colocar aros num pino
- Estimular a tirar e colocar pinos grandes em uma prancha.
.-Chutar e lançar bola.
Registro de Aprendizagem Processual
(Refere-se à análise e efetividade das estratégias de Ensino previstas para semestre, que “bimestralmente” são redefinição caso necessário)
Regente 1: R ( ) RP ( ) NR (X) Aprender a:
Regente 2: R ( ) RP ( x) NR () Ser Aprender
Arte: R ( ) RP ( ) NR (x) Fazer Pertencer
Educ. Física: R ( ) RP ( ) NR (x)
Ação Colaborativa entre Professores/Comunidade Escolar/Equipe Multiprofissional
(Contribuições para o trabalho Colaborativo entre a Comunidade Escolar e Equipe Multiprofissional para o desenvolvimento do protagonismo do estudante no meio em que está inserido) (mediado pelo Pedagogo).
A aluna frequenta a escola diariamente, realiza algumas atividades que devem ser diferenciadas dos demais, e com incentivo da professora. É dependente, necessita de ajuda constante na realização das atividades. Se comunica através de expressões corporais, faciais e por apontamento. Entrega recados. Gosta de conversar, brincar com a professora. Mas tem alguns desentendimentos com os colegas. A aluna está tendo atendimento sempre que necessário da Equipe Multiprofissional da escola; Psicóloga, assistente social, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos com a equipe pedagógica também são feitos para orientação da mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário