quarta-feira, 19 de junho de 2024

PAI PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

 IMPRIMIR

https://docs.google.com/document/d/1v812viReZ4C6N7kFijDL9Q6f-Ktroi8C/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true


Plano de Atendimento Individualizado – PAI

Identificação

FOTO DO ALUNO


Instituição: 

Semestre:     2º                                                        Ano:  

Nome:

Etapa/Seriação:  EJA TURMA 7

D/N:                                          Idade: anos

Regente 1: 

Regente 2: 

Arte: 

Educação Física: 

Pedagoga: 


Mapeamento

(Habilidades e características comportamentais)

Potencialidades: 

- Frequenta pontualmente às aulas;

- Boa familiaridade;

- Repassa recados a família e para escola;

- Fica entusiasmada em ir na vovó ou em passeios.

Dificuldades: 

- Convivência com  conflitos  com alguns colegas;

- Dificuldade fonoarticulatória;

- Mobilidade; 

- Auto estima baixa  na aprendizagem.


 Ação Colaborativa (Família)

Combinados: A família  da X é bem participativa das atividades escolares, colaborando com os projetos e sempre que solicitada coopera. A mãe manda recados no caderno ou pelo celular para manter bom diálogo e menciona as necessidades da filha, como acompanhar a filha para ir ao banheiro, desde ajeitar sua roupa.

-  Incentivar autonomia em vestir-se.


Assinaturas:   

Responsável:

Professor/Pedagogo:                                                                         

Estudante: 

Objetivos de aprendizagem

Regente 1: Português:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

- Compreender as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.

- Relacionar elementos sonoros das palavras com sua representação escrita.

Nível do Estudantes

Lembrar NR (x) Entender RP ( ) 

Regente 1: Matemática:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

-     Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. 

- Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. 

Nível do Estudantes

Lembrar NR (x) Entender RP ( ) 

Regente 1: Ciências da natureza: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

-       Identificar hábitos de higiene do corpo e discutir as razões pelas quais lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, são medidas de prevenção, necessárias para a manutenção da saúde.

 - Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. 

Nível do Estudantes

Lembrar NR (x) Entender RP ( ) 

Estratégia de Ensino

Regente 1:Português, Matemática, Ciências da Natureza: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

Port:   Manipulação do alfabeto móvel. Atividades com os nomes dos alunos: crachás, quadro de chamada etc. Pesquisas, recortes, colagens. Criar espaço de leitura de sílabas e letras com o banner de sílabas. Contar histórias variadas e registrá-las através de cartazes ou ilustrações. Explorar bastante a ortografia, gramática e sinais de pontuação nos textos.

Mat: Uso do material de contagem e material dourado. Uso do quadro valor de lugar. Jogos, passatempos e brincadeiras. Utilizar o celular com calculadora. Recorte e colagem.

Ciências: Problematizar os conteúdos. Aula expositiva do conteúdo com a participação ativa dos estudantes. Vídeos, fotos, pesquisa de campo e experimentos.


Objetivos de aprendizagem

Regente 2: História:(áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

Participar de atividades buscando a história do nome, resgatando sua história de vida, tendo ideia de temporalidade, passado, presente e futuro.

Reconhecer a Escola enquanto grupo social no qual convive e se relaciona.


Nível do Estudantes

Lembrar NR ( x ) Entender RP ( ) 

Regente 2: Geografia (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas em sociedade, em diferentes  espaços: comunidade, escola, igrejas, em casa, vizinhança, trabalho, espaços de lazer etc., para perceber que os laços afetivos unem as pessoas nos seus espaços de vivência..

Nível do Estudantes

Lembrar NR ( x ) Entender RP ( ) 

Regente 2: Ensino Religioso: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência) Promover uma prática educativa que valorize o respeito às diferenças.

Contextualizar e identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares.

Nível do Estudantes

Lembrar NR ( x ) Entender RP ( ) 

Estratégia de Ensino

Regente 2: História, geografia, Ensino Religioso: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

Passeio pelo espaço da escola, roda de conversa, apresentação de slides na lousa interativa, fotos que representam as falas,  abrindo a discussão sobre o tema abordado. Atividades impressas para pintura e desenho do conteúdo sendo adaptado de acordo com as capacidades de cada indivíduo.

Objetivos de aprendizagem

Arte: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

- Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos e dobradura);

 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento).

  - Estimular a criação de colagens.

 - Realizar leituras de imagens e mostrar as possibilidades de criação de narrativas surpreendentes e interessantes com a montagem de imagens distintas.

Nível do Estudantes

Lembrar NR (  ) Entender RP (x) 

Estratégia de Ensino

Arte: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

 -  Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 - Explicar conceitos básicos geométricos como: ponto, linha, forma, simetria, cor, espaço.

 - Estimular a criação usando diferentes suporte (alguns já têm marcações circulares que facilitam os desenhos e colagens).

 - Levar a aluna para o ambiente externo da sala de aula para montar uma exposição de seus trabalhos em lugar previamente combinado.

- Estimular a aluna a criar suas próprias colagens.


Objetivos de aprendizagem

Educação Física: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência) 

-Conhecer brincadeiras e jogos populares da antiguidade, identificando mudanças e permanências.

-Resgatar jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil, reconhecendo-as como elemento da cultura brasileira.


-Conhecer algumas modalidades esportivas

-Conhecer algumas modalidades esportivas.

-Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas  potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Nível do Estudantes

Lembrar NR ( x ) Entender RP ( ) 

Estratégia de Ensino

Educação Física: (áreas do conhecimento/Componente Curricular/Campos de experiência)

-Apresentar brincadeiras populares ao estudante.

-Realizar as brincadeiras na prática. 


-Fazer análise das brincadeiras populares e conversação sobre a importância das mesmas para a cultura local e regional. 


 - Vivência dos fundamentos e jogos pré-desportivos.

- Corridas, saltos e lançamentos.

- Encaixar um círculo ou objeto redondo numa base por imitação-

 Estimular a colocar aros num pino

- Estimular a tirar e colocar pinos grandes em uma prancha.

.-Chutar e lançar bola.


Registro de Aprendizagem Processual 

(Refere-se à análise e efetividade das estratégias de Ensino previstas para semestre, que “bimestralmente” são redefinição caso necessário)

Regente 1:     R ( )  RP ( )  NR (X)                                      Aprender a:

Regente 2:     R ( )  RP ( x)  NR ()                         Ser                       Aprender

Arte:               R ( )  RP ( )  NR (x)                         Fazer                   Pertencer

Educ.  Física: R ( )  RP ( )  NR (x) 

Ação Colaborativa entre Professores/Comunidade Escolar/Equipe Multiprofissional

(Contribuições para o trabalho Colaborativo entre a Comunidade Escolar e Equipe Multiprofissional para o desenvolvimento do protagonismo do estudante no meio em que está inserido) (mediado pelo Pedagogo).

A aluna frequenta a escola diariamente,  realiza algumas atividades que devem ser diferenciadas dos demais, e com incentivo da professora. É  dependente, necessita de ajuda constante na realização das atividades. Se comunica através de expressões corporais, faciais e por apontamento. Entrega recados.  Gosta de conversar, brincar com a professora. Mas tem alguns desentendimentos com os colegas. A aluna está tendo atendimento sempre que necessário da Equipe Multiprofissional  da escola; Psicóloga, assistente social, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional.  Os atendimentos com a equipe pedagógica também são feitos para orientação da mesma.




local, 05/07/202..



_________________________                      _______________________                    

            Regente I                                                               Regente II



__________________________                 __________________________

         

                          Arte                                                      Educação Física


__________________________                 __________________________


                          Direção                                                            Pedagogo




Sem comentários:

Enviar um comentário