IMPRIMIR PLANO DE AÇÃO: https://docs.google.com/document/d/1xO2dt87Q566dU3IgvDmfYUTljTFEoWYL/edit?usp=sharing&ouid=105153722835382311254&rtpof=true&sd=true
Plano de Ação
1 IDENTIFICAÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
A Escola ....... oferece ensino no nível de Educação
Infantil e Fundamental na modalidade de Educação Especial, situada à Rua ...................- ................. - Pr.
Em nossa escola todo ano promovemos ações coordenadas pela
equipe multidisciplinar interdisciplinarmente com a participação
da escola como um todo, funcionários e professores aprimoram estudos e
conhecimentos sobre a cultura afro.
O Brasil é um país com muita diversidade cultural definida
pelos costumes de cada região, devido
a extensão territorial e a pluralidade de colonizadores vindos de diferentes
países do mundo, o que teve grande influência
sobre a sociedade brasileira. A diversidade é linda e a pluralidade permite
conhecer um pouco dos outros países e constitui um desafio na prática escolar e visa desmistificar os preconceitos presentes
na produção histórica
e na cultura atual.
Nosso trabalho deve implementar o processo educativo,
visando reconhecimento e valorização da identidade cultural, bem como de outras culturas e questões de gênero, sendo
imprescindível a continuidade desta ação interligados a produção de
conhecimento e a construção da cidadania. Assim sendo, devemos educar com
conhecimento, atitudes, postura e valores que conscientizem os educandos e a
sociedade que a responsabilidade é de todos. Dessa forma, os trabalhos
culminaram, com a participação de alunos, professores e funcionários em apresentações. Contamos
com adesão de todos os segmentos escolar apoiando os
eventos e percebe-se a mudança de hábitos e atitudes e a desconstrução do
discurso racista o que contribui para a socialização, interação e produção de
conhecimento.
3
–
OBJETIVOS
- Desenvolver trabalhos através
de pesquisas sobre brinquedos e brincadeiras africanas.
- Reprodução de imagens, confecção de
máscaras, elaboração de cartazes e
criação de composições figurativas.
- Apreciação de vídeo, músicas
e dança como por exemplo “Dança do Carimbó”.
- Combater qualquer tipo de descriminação e preconceitos referente
as culturas.
- Promover reflexões referente as lutas e programas sociais para minimizar
tais desigualdades.
-Sensibilizar
a comunidade escolar sobre a importância da Temática, oportunizando discussões
sobre o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais
4– METODOLOGIA
- Inicialmente será realizado um debate reflexivo sobre em relação as
diferentes etnias e culturas existentes em nossa escola. Em seguida serão
planejadas em conjunto ações a serem desenvolvidas para este
plano de ação:
- Pesquisa sobre brinquedos
e brincadeiras africanas
e povos indígenas;
- Realizar brincadeiras das diferentes culturas
pesquisadas;
- Assistir vídeos e documentários referentes as diferentes culturas;
- Reprodução de imagens, confecção de máscaras, elaboração de cartazes e
criação de composições figurativas, referentes as culturas pesquisadas e vídeos assistidos;
- Realização de mesa redonda com o tema “discriminação e preconceitos existentes nas diferentes
culturas”;
-
Preparação de pratos típicos
das diferentes culturas,
e degustação na escola;
- Ensaio e apresentação sobre “Dança do Carimbó”. 4 – CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo.
5 - AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pela equipe observando a
participação nas ações que valorizam a individualidade e o contexto da cultura
a ser trabalhada. Serão verificadas também as mudanças de atitudes e respeito
em relação a convivência entre as diferentes culturas e etnias em suas
individualidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário