ATIVIDADE FINAL DO
MÓDULO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ALUNAS:
A atual política governamental no que
se refere à educação como um todo, pouco tem ajudado de fato e de direito para
solucionar alguns dos muitos problemas enfrentados pela educação. As ações colocadas
em prática pelos governantes não priorizam o setor educacional que é
deficiente, sendo este um dos seguimentos prioritários em qualquer sociedade e
forma de governo.
O FNDE é um
importante programa que tem como finalidade viabilizar algumas situações para o
bom desenvolvimento da educação. Com o apoio do FNDE muitos recursos são
destinados a capitais e municípios para serem aplicados corretamente no que for
de maior urgência. Os recursos são
repassados para atenderem progressivamente a carência dos municípios, escolas e
alunos, especialmente nas grandes cidades nas quais se verifica um maior número
de evasão escolar e analfabetismo, associado à grande vulnerabilidade e
distorção social.
Uma sugestão apoiada em nosso
município é oferecer oportunidade da criança participar de projetos
alternativos trazendo a ideia de tornar
as escolas públicas de educação básica espaços alternativos para o
desenvolvimento de atividades complementares ás ações educacionais, nos
períodos contrários que o aluno estuda, melhorando a qualidade da educação,
contribuindo para a construção de uma cultura de paz, reduzindo os índices de
violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens, sobretudo
aqueles em situação de vulnerabilidade social. Oficinas e atividades de lazer,
esporte, educação e cultura serão oferecidos aos alunos e a comunidade,
transformando a escola em ambiente aberto a criatividade, ao convívio pacífico
e à aprendizagem permeada pelas práticas culturais e esportivas.
Este ideia seria em nossa realidade escolar uma ótima opção
para nossos alunos, assim o vandalismo e a violência que ocorrem podem reduzir muito e preparar melhor o cidadão para vida. A
escola é para a maioria dos alunos o lugar importante, onde vem para estudar,
fazer amigos, aprender, brincar, ser alguém na vida, aprender coisas
novas, ter carinho e alimentação.
Trabalhando com os alunos atividades de integração, para que
os mesmos acreditem que através da escola podem ter uma vida melhor do que os
pais tiveram, e do esforço de cada um vai depender o futuro.
Pretendemos através do projeto que a escola consiga construir
uma nova identidade dentro da comunidade e as famílias tenham perspectiva de um
futuro melhor para os filhos através do trabalho que será realizado na
instituição. Acreditamos que a escola os filhos podem tornar-se cidadãos mais
comprometidos, responsáveis, críticos e com mais dignidade.
A educação é um meio pelo qual o homem se torna homem,
convicto de seus sonhos, direitos, ideais e valores morais. A escola não é um depósito
de pessoas sem alternativas. Mas é nela que formamos pessoas capazes de se
reconhecerem como cidadãos, reconhecerem suas necessidades e assim elegerem
suas prioridades com transparência, ética,
responsabilidade e cidadania.
CURSO: FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULOS:
Competências Básicas
TRABALHO FINAL
Cursistas
Identificar um
problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica
contextualizando-o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.
PROFESSOR, É PRECISO SABER SEMPRE MAIS , PARA ENSINAR MELHOR.
INTRODUÇÃO
Vivemos num
momento histórico onde as maneiras de se perceber o mundo a nossa volta são
abruptamente diversas das formas vivenciadas pelas gerações passadas e,
certamente, daquelas da grande maioria dos professores que ministram aulas no
presente.
Assim, todas as mudanças ocorridas a partir
desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os
profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das
políticas educacionais.
Por isso mesmo é
primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação
de nosso município, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações
e realidades presentes em nossa sociedade!
Hoje, mais do que
nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as
desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola, com seus
professores e demais funcionários, não seja mais vista apenas como um conjunto
de partes desconexas, que atuam de forma isolada. Mas, muito pelo contrário,
pois a Escola deve ser vivida como uma unidade complexa, um sistema dinâmico,
um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais,
regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a
cultura local.
O presente
trabalho tem como foco a formação, a especialização, a “capacitação e formação
continuada” dos professores, pois considerando - se o processo de mudanças por
que vem passando o mundo, e no caso, também nosso município, exige-se que o
cidadão esteja constantemente revendo e
reformulando seus saberes, sua forma de agir, afinal o trabalho dos
professores estará sempre refletindo a formação recebida hoje.
“A LDB nº 9394/96
reforça a exigência para os cursos de formação que supram não só as deficiências
resultantes do distanciamento entre o processo de formação docente e a sua
atuação profissional, mas também a necessidade de preparar um professor bem
afinado com as práticas pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento
de acordo com as exigências que se colocam no atual estágio do desenvolvimento
da humanidade”.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
• Incentivar os
professores a estudarem;
• Promover debates,
ao menos, no final de cada semestre com professores do município, onde possam
discutir temas voltados à prática nas escolas municipais, bem como o andamento
da alfabetização ou a avaliação escolar;
• Que o Município
use parte dos 40% do Fundeb, destinado a formação do professor em serviço, para
gastos em formação, onde a prefeitura garanta aos cursitas transporte e a inscrição, quando esses
tiverem um custo para a formação;
• Oferta de cursos
de capacitação, pela Secretaria Municipal de Educação, na Semana Pedagógica, e
no decorrer do ano letivo, aos profissionais de Educação das Escolas municipais
para contribuir com a melhoria dos indicadores do Ensino local, servindo dessa
maneira para a formação integral das crianças e adolescentes,
proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades
sociais da atualidade;
• Promover cursos e
debates para atualizações;
• Realizar durante
as capacitações a aplicação prioritariamente através de oficinas;
• capacitação
profissional de todos os servidores ligados à Educação de nosso município;
• Investimento na
continuidade dos estudos dos professores, na perspectiva do desenvolvimento
profissional;
• Habilitar os
docentes atuantes nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio) por meio de ensino a distância (EAD), certificando-os.
CONCLUSÃO:
Ao iniciarmos o
curso Formação pela Escola – Competências Básicas; não imaginávamos o quanto
íamos aprender e entender sobre os programas do FNDE, aprofundamos sobre
diversos programas, lemos e pesquisamos bastante. Não fugindo à temática, nos
interessamos muito pelo assunto de formação dos profissionais da área da
educação. Os professores e suas associações insistem sobre a questão da
valorização dos professores em termos financeiros, e não negamos isso é muito
importante, principalmente no mundo onde a sociedade é tão materialista e
consumista. Mas, há de fazer uma reflexão aqui, pois o professor , bem como
todo profissional, tem que ir em busca de sua capacitação e formação adequada
para exercer de forma competente sua profissão. No caso, a escola e o professor
têm papel fundamental para a mudança em prol de uma sociedade mais justa, onde
os cidadãos possam exercer e fazer valer seus deveres e direitos. Fala-se muito
em educação de qualidade, inclusão, mas para isso é preciso que todos os
envolvidos com a educação participem de estudos, seminários, etc.
Os professores precisam exercer de
forma eficiente sua prática pedagógica, que ela seja fundamentada em práticas
de pesquisas, projetos, leituras e estudos que ampliem o saber e as
possibilidades de construção de aprendizagem e ampliação de conhecimentos. “O
professor capacitado é um elo fundamental para a formação de cidadãos
conscientes do mundo e da sua formação acadêmica e pessoal.”
E, para
finalizar este trabalho, podemos afirmar que passamos a entender melhor, a
necessidade que temos, em conhecer melhor, sobre os programas do governo, sobre
a educação e tudo que envolve o futuro da nação.
Esse trabalho me auxiliou com meus estudos sobre este módulo.
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