RELATO DE EXPERIÊNCIA
Nome do(a) cursista: Solange
Terezinha Donel Ernzen
Turma:
Nome da Formadora:
A aluna ......... apresenta Deficiência intelectual moderada com atraso global de desenvolvimento. Os conteúdos abordados precisam ser repetidos com constância. Atividades com material concreto e ilustrados;
Oferecer recursos materiais e
humanos apropriados ao seu nível intelectual, bem como realizar as adaptações
curriculares.
● Atenção,
concentração, memorização.
● A aluna reconhece algumas letras do alfabeto, mas necessita de orientação para perceber a sequência das letras
TEORIZAÇÃO
Encaminhamento Pedagógico
-
Trabalhar com material concreto;
-
Adaptações curriculares;
-
Desenvolver pequenos projetos, contextualizando
bem os conteúdos que envolvem as letras do alfabeto.
-
Jogos e atividades lúdicas;
- Professor de escola
especializada: uma ou mais atividades, previstas no Plano de Atendimento
Individualizado (PAI) do estudante, com a devida adequação às suas necessidades
individuais e complexas.
DINÂMICAS PARA TRABALHAR A ATENÇÃO
Recursos para a dinâmica:
• Cronometro;
• Objetos
variados;
• Vendas
para os olhos,
Execução da dinâmica:
1. Um
participante deve olhar pelo menos 10 objetos alinhados sequencialmente e deve
memorizar essa sequencia.
2. Em
seguida, seus olhos devem ser vendados e alguém deve embaralhar os objetos.
3. O
participante que teve seus olhos vendados, terá 1 minuto para colocar os
objetos na ordem inicial.
A participação no curso possibilitou várias reflexões sobre meu
trabalho no dia a dia escolar.
A Troca experiências é um
momento enriquecedor, possibilitando-nos
a ver que nosso trabalho tem muitas atividades que são feitas em outras
escolas e perceber que estamos no caminho certo ou ver que diante de certas situações é preciso mudar de postura e ter um novo olhar sobre as
nossas práticas.
Na aplicação das atividades
percebe-se que é preciso antes de qualquer coisa valorizar o processo não
somente o resultado final. O processo de aprendizado deve ser entendido,
pelo aluno, como algo constante e positivo.
Assim, o estudo trouxe resultados positivos e contribuíram para a ampliação dos conhecimento rever meu
planejamento estudar mais sobre a Taxonomia de Bloom e reformular o PAI e sentir maior segurança
na pratica docente e no âmbito
educacional.
A aluna ...... realizou todas as atividades propostas com interesse e
dedicação, em algumas demonstrou dificuldades, e logo se distrai.
Ela necessita de repetição nas atividades, tem mais entendimento com material
concreto e colorido que lhe chamam a atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário