CURSO: FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULOS:
Competências Básicas
TRABALHO
FINAL
Identificar
um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica
contextualizando-o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.
PROFESSOR, É
PRECISO SABER SEMPRE MAIS , PARA ENSINAR
MELHOR.
INTRODUÇÃO
Vivemos num
momento histórico onde as maneiras de se perceber o mundo a nossa volta são
abruptamente diversas das formas vivenciadas pelas gerações passadas e,
certamente, daquelas da grande maioria dos professores que ministram aulas no
presente.
Assim, todas
as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas
pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e,
consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.
Por isso
mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à
Educação de nosso município, na busca por um Ensino adequado às mudanças,
transformações e realidades presentes em nossa sociedade!
Hoje, mais
do que nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as
desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola, com seus
professores e demais funcionários, não seja mais vista apenas como um conjunto
de partesdesconexas, que atuam de forma isolada. Mas, muito pelo contrário,
pois a Escola deve ser vivida como uma unidade complexa, um sistema dinâmico,
um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais,
regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a
cultura local.
O presente
trabalho tem como foco a formação, a especialização, a “capacitação e formação
continuada” dos professores, pois considerando - se o processo de mudanças por
que vem passando o mundo, e no caso, também nosso município, exige-se que o
cidadão esteja constantemente revendo ereformulando seus saberes, sua forma de
agir, afinal o trabalho dos professores estará sempre refletindo a formação
recebida hoje.
“A LDB nº
9394/96 reforça a exigência para os cursos de formação que supram não só as
deficiências resultantes do distanciamento entre o processo de formação docente
e a sua atuação profissional, mas também a necessidade de preparar um professor
bem afinado com as práticas pedagógicas voltadas para a construção do
conhecimento de acordo com as exigências que se colocam no atual estágio do
desenvolvimento da humanidade”.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
• Incentivar
os professores a estudarem;
• Promover
debates, ao menos, no final de cada semestre com professores do município, onde
possam discutir temas voltados à prática nas escolas municipais, bem como o
andamento da alfabetização ou a avaliaçãoescolar;
• Que o
Município use parte dos 40% do Fundeb, destinado a formação do professor em
serviço, para gastos em formação, onde a prefeitura garanta aos cursitas transporte e a inscrição, quando esses
tiverem um custo para a formação;
• Oferta de
cursos de capacitação, pela Secretaria Municipal de Educação, na Semana
Pedagógica, e no decorrer do ano letivo, aos profissionais de Educação das
Escolas municipais para contribuir com a melhoria dos indicadores do Ensino
local, servindo dessa maneira para a formação integral das crianças e
adolescentes, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as
adversidades sociais da atualidade;
• Promover
cursos e debates para atualizações;
• Realizar
durante as capacitações a aplicação prioritariamente através de oficinas;
• capacitação
profissional de todos os servidores ligados à Educação de nosso município;
• Investimento
na continuidade dos estudos dos professores, na perspectiva do desenvolvimento
profissional;
• Habilitar os
docentes atuantes nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio) por meio de ensino a distância (EAD), certificando-os.
CONCLUSÃO:
Ao
iniciarmos o curso Formação pela Escola – Competências Básicas; não
imaginávamos o quanto íamos aprender e entender sobre os programas do FNDE,
aprofundamos sobre diversos programas, lemos e pesquisamos bastante. Não
fugindo à temática,nos interessamos muito pelo assunto de formação dos
profissionais da área da educação. Os professores e suas associações insistem
sobre a questão da valorização dos professores em termos financeiros, e não
negamos isso é muito importante, principalmente no mundo onde a sociedade é tão
materialista e consumista. Mas, há de fazer uma reflexão aqui, pois o professor
, bem como todo profissional, tem que ir em busca de sua capacitação e formação
adequada para exercer de forma competente sua profissão. No caso, a escola e o
professor têm papel fundamental para a mudança em prol de uma sociedade mais
justa, onde os cidadãos possam exercer e fazer valer seus deveres e direitos.
Fala-se muito em educação de qualidade, inclusão, mas para isso é preciso que
todos os envolvidos com a educação participem de estudos, seminários, etc.
Os professores
precisam exercer de forma eficiente sua prática pedagógica, que ela seja
fundamentada em práticas de pesquisas, projetos, leituras e estudos que ampliem
o saber e as possibilidades de construção de aprendizagem e ampliação de
conhecimentos. “O professor capacitado é um elo fundamental para a formação de
cidadãos conscientes do mundo e da sua formação acadêmica e pessoal.”
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