Atividade
final PLI_ PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
TUTORA:
CURSISTAS:
FNDE:
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA
EDUCAÇÃO
O livro didático assume certa importância
dentro da prática de ensino brasileira nestes últimos anos, isso é notável,
principalmente, em países como o Brasil, onde "a precaríssima situação
educacional faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando
estratégias de ensino, pois, de forma decisiva, o que se ensina e como se
ensina o que se ensina". Por esse motivo, surgiu a preocupação de fazer
uma análise de como esse instrumento de ensino-aprendizagem vem sendo percebido
e utilizado pelos professores.Tal atenção se faz necessária uma vez que,
através do uso contínuo e onipresente do livro didático, este material poderá
ser visto como única fonte de ajuda ao professor ou, ainda, apresentar-se como
substituto do docente, podendo comprometer a aprendizagem do aluno.
Busca-se, neste trabalho, fazer uma análise de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores em sala de aula. Através de algumas entrevistas realizadas com professores do município de Sulina e com base na abordagem dos autores propomos este texto, visando averiguar a importância devotada ao livro na prática dos professores, a fim de opinar sobre a eficiência e/ou ineficiência do instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Busca-se, neste trabalho, fazer uma análise de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores em sala de aula. Através de algumas entrevistas realizadas com professores do município de Sulina e com base na abordagem dos autores propomos este texto, visando averiguar a importância devotada ao livro na prática dos professores, a fim de opinar sobre a eficiência e/ou ineficiência do instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
O livro didático,
segundo Silva (1998), passa a ser utilizado com mais freqüência no Brasil na
segunda metade da década de 60, com a assinatura do acordo MEC-USAID em 1966,
época em que são editados em grande quantidade para atender a demanda de um
novo contexto escolar em surgimento.
Em 1985, criou-se o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que vem ao longo dos anos se aperfeiçoando para atingir seu principal objetivo: educação de qualidade. Porém, somente no início dos anos 90 o MEC deu os primeiros passos para participar mais direta e sistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar. Foi uma iniciativa do Governo Federal que consistiu em uma ação mais ampla do MEC para avaliar o livro didático, apresentando um projeto pedagógico difundido por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Guias do livro didático.
Em 1985, criou-se o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que vem ao longo dos anos se aperfeiçoando para atingir seu principal objetivo: educação de qualidade. Porém, somente no início dos anos 90 o MEC deu os primeiros passos para participar mais direta e sistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar. Foi uma iniciativa do Governo Federal que consistiu em uma ação mais ampla do MEC para avaliar o livro didático, apresentando um projeto pedagógico difundido por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Guias do livro didático.
CONCLUSÃO
A partir do
estudo sobre a importância do livro e a entrevista com os professores
conclui-se que é um material de apoio a professores, pois o livro do mestre
sempre traz sugestões de como ir além. Também aproxima o conteúdo ao aluno, que
pode acompanhar os textos e figuras, agilizando as atividades. E essa
possibilidade eu o FNDE proporciona aos professores e alunos. O curso também
trouxe a chance de conhecermos ainda mais o programa, como escolher, utilizar
fazendo melhor uso do livro.
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