1Sociedade: Agrupamento de indivíduos
que se organizam a partir dos objetivos, valores e normas
comuns e que se relacionam para produzir seus meios e condições de vida, num
processo dinâmico, em contínua transformação. É uma organização dinâmica,
construída pelos homens em relações entre sí e com a natureza.
Governo: É o responsável pelo planejamento e condução de políticas, programas e ações, durante certo período, sendo formado por grupos que se alternam no poder. Aprincipal função é a direção política, econômica e social do Estado.
Estado: É uma nação politicamente organizada por leis próprias, identificado como um conjunto de instituições permanentes responsáveis pela ordem na sociedade e pelo bem comum dos cidadãos.
Governo: É o responsável pelo planejamento e condução de políticas, programas e ações, durante certo período, sendo formado por grupos que se alternam no poder. Aprincipal função é a direção política, econômica e social do Estado.
Estado: É uma nação politicamente organizada por leis próprias, identificado como um conjunto de instituições permanentes responsáveis pela ordem na sociedade e pelo bem comum dos cidadãos.
2
A Os itens certos são: a,
c, d, e, f, g, j.
B Não. O governo tem a responsabilidade de
garantir que as políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da
população. Por isso precisa direcionar as intenções que dirigem as suas ações,
na busca de soluções aos problemas públicos e de atendimento a demandas vindas
também de grupos específicos da sociedade. As políticas são denominadas
“públicas” porque devem atingir todo o público.
CC, C, R, C, R
3 F, V, V, F, F,
V, F, F, F, V, V
4 A
O plano municipal de educação rege as seguintes diretrizes e metas para
a educação infantil e do ensino fundamental 1º segmento do município:
Educação infantil:
·Garantir a construção de uma instituição de ensino para o funcionamento
da educação infantil;
·Ampliar a oferta de cursos periódicos de formação aos professores
atuantes na educação infantil;
·Assegurar que as instituições de educação infantil contemplem, na
proposta pedagógica, a inclusão do educando com necessidades especiais;
·Assegurar o fornecimento de material pedagógico adequado as instituições
de educação infantil;
·Assegurar alimentação de qualidade para as crianças;
·Garantir no processo educacional, práticas pedagógicas que possibilitem,
por meio do educar e cuidar, o desenvolvimento das crianças;
·Garantir a integração das famílias das crianças matriculadas;
Para o
ensino fundamental prevê:
·A universalização do ensino fundamental com qualidade, assegurando o
direito de acesso e permanência, adequando currículo, a organização escolar, os
calendários e dispondo de programas específicos garantir a qualidade de ensino
e aprendizagem, combatendo a evasão e repetência escolar;
·Assegurar a melhoria da infraestruturados prédios escolares, de modo que
possam favorecer a utilização de tecnologia educacional, o acesso de alunos com
necessidades educacionais e a prática de atividades artístico culturais
esportivas e recreativas;
·Buscar a qualidade em diferentes frentes, como: formação continuada para
professores, politicas e salários dignos através do plano de carreira, recursos
televisivos e de multimídia e disponibilidade de materiais didáticos,
atualização anual do acervo bibliográfico, melhoria na alimentação escolar,
dentre outas;
Pode-se perceber que muitas das diretrizes e metas já foram
contempladas, o que nos diz que os gestores fazem um trabalho sério, procurando
melhorar a cada dia a qualidade de ensino do município.
4 B Não.O pensamento neoliberal,
de cunho capitalista, exige mudanças rápidas e que venham de encontro aos seus
interesses.Existem muitas críticas sobre o modelo de ensino atual,bem como aos
profissionais ligados a este setor, porém,a escola está passando por um período
de mudanças com a reforma educacional,com implementação de novas políticas
públicas, deixando para trás o ensino tradicional e passando para um
ensino-aprendizagem de qualidade,capaz de preparar o aluno para ser um cidadão
crítico e preparado para o mercado de trabalho, acompanhando a evolução da
sociedade.Porém, precisamos implementar ainda muitas melhorias na qualidade do
sistema educacional atual.
4 B
Não,
pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o
mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, racionar, refletir, propor
soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os
outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos,
participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que
vivemos. Como também preparar para o convívio com outros humanos, ensinando-os
a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de
convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os
neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos
tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa
privada, que têm funcionado muito bem.
4 C É preciso haver uma boa gestão no âmbito escolar, que
envolva a comunidade escolar, elaboração de um bom planejamento,
estabelecimento de metas a serem vencidas e assim melhorar o IDEB da escola.
4 C
Um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes
do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma,
compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e
da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os
profissionais da educação desde o salaŕio até a sua formação profissional,
posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos
professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e
formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções
declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real
importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo
assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem
sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a
comunidade, participando das decisões, etc.
5 A LDB,
LDB, CF, CF
B 18%, 25%, 25%
CEstado : 25%
Municípiio : 25%
Municípiio : 25%
ICMS: sobrede e Prestação de
IPVA:sobrede
IR: de
ISS:sobre
II:sobre
IPTU:
ITR:
IPI:sobre
b) 595.398,06 atendendo o que prevê a constituição e tambem a lei
organica municipal.
c) de 1o ao 5o ano- 360 e 8 da Educaçao especial.
Investiu 1.681, 08
Valor aluno/ano:
Anos Iniciais:
zona urbana: R$ 1780,97 zona rural: R$2.048,12
Anos Finais:
zona urbana: R$ 1.959,07 zona rural: R$2.137,17
Educação Especial: R$ 2.137,17
Ensino Médio:
Urbano: R$ 2.137,17 rural: R$ 2.226,22
Valor mínimo no estado:
Fundamental Iniciais: R$ 2.226,51
Fundamental Finais: R$ 2.449,16
Médio Urbano: R$ 2.671,81
Valor mensal do município:
Janeiro: R$ 52.104,27
Fevereiro: R$ 57.866,26
Março: R$ 53.018,92
Abril: R$ 51.888,57
Maio: R$ 55.826,55
Junho: R$ 56.150,73
Julho: R$ 51.603,76
Agosto: R$ 52.358,85
Setembro: R$ 50.705,37
Outubro: R$ 57.813,35
Novembro: R$ 57.816,06
Dezembro: R$ 63.241,08
6 Primeiramente os professores tinham que
formar o conselho do FUNDEP e ficar atento aos montantes de dinheiro disponivel
para ser aplicado na educação que são 60% destinados para pagamentos de
professores e 40% para despesas de formação de professores em serviço. Só
assim, a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as
normas legais partes dos recursos pra custear o curso de graduação que sera
feito o convênio com a universidade
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A Os itens certos são: a,
c, d, e, f, g, j.
B Não. O governo tem a responsabilidade de
garantir que as políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da
população. Por isso precisa direcionar as intenções que dirigem as suas ações,
na busca de soluções aos problemas públicos e de atendimento a demandas vindas
também de grupos específicos da sociedade. As políticas são denominadas
“públicas” porque devem atingir todo o público.
CC, C, R, C, R
3 F, V, V, F, F,
V, F, F, F, V, V
4 A
O plano municipal de educação rege as seguintes diretrizes e metas para
a educação infantil e do ensino fundamental 1º segmento do município:
Educação infantil:
·Garantir a construção de uma instituição de ensino para o funcionamento
da educação infantil;
·Ampliar a oferta de cursos periódicos de formação aos professores
atuantes na educação infantil;
·Assegurar que as instituições de educação infantil contemplem, na
proposta pedagógica, a inclusão do educando com necessidades especiais;
·Assegurar o fornecimento de material pedagógico adequado as instituições
de educação infantil;
·Assegurar alimentação de qualidade para as crianças;
·Garantir no processo educacional, práticas pedagógicas que possibilitem,
por meio do educar e cuidar, o desenvolvimento das crianças;
·Garantir a integração das famílias das crianças matriculadas;
Para o
ensino fundamental prevê:
·A universalização do ensino fundamental com qualidade, assegurando o
direito de acesso e permanência, adequando currículo, a organização escolar, os
calendários e dispondo de programas específicos garantir a qualidade de ensino
e aprendizagem, combatendo a evasão e repetência escolar;
·Assegurar a melhoria da infraestruturados prédios escolares, de modo que
possam favorecer a utilização de tecnologia educacional, o acesso de alunos com
necessidades educacionais e a prática de atividades artístico culturais
esportivas e recreativas;
·Buscar a qualidade em diferentes frentes, como: formação continuada para
professores, politicas e salários dignos através do plano de carreira, recursos
televisivos e de multimídia e disponibilidade de materiais didáticos,
atualização anual do acervo bibliográfico, melhoria na alimentação escolar,
dentre outas;
Pode-se perceber que muitas das diretrizes e metas já foram
contempladas, o que nos diz que os gestores fazem um trabalho sério, procurando
melhorar a cada dia a qualidade de ensino do município.
4 B Não.O pensamento neoliberal,
de cunho capitalista, exige mudanças rápidas e que venham de encontro aos seus
interesses.Existem muitas críticas sobre o modelo de ensino atual,bem como aos
profissionais ligados a este setor, porém,a escola está passando por um período
de mudanças com a reforma educacional,com implementação de novas políticas
públicas, deixando para trás o ensino tradicional e passando para um
ensino-aprendizagem de qualidade,capaz de preparar o aluno para ser um cidadão
crítico e preparado para o mercado de trabalho, acompanhando a evolução da
sociedade.Porém, precisamos implementar ainda muitas melhorias na qualidade do
sistema educacional atual.
4 B
Não,
pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o
mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, racionar, refletir, propor
soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os
outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos,
participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que
vivemos. Como também preparar para o convívio com outros humanos, ensinando-os
a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de
convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os
neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos
tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa
privada, que têm funcionado muito bem.
4 C É preciso haver uma boa gestão no âmbito escolar, que
envolva a comunidade escolar, elaboração de um bom planejamento,
estabelecimento de metas a serem vencidas e assim melhorar o IDEB da escola.
4 C
Um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes
do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma,
compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e
da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os
profissionais da educação desde o salaŕio até a sua formação profissional,
posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos
professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e
formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções
declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real
importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo
assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem
sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a
comunidade, participando das decisões, etc.
5 A LDB,
LDB, CF, CF
B 18%, 25%, 25%
CEstado : 25%
Municípiio : 25%
Municípiio : 25%
ICMS: sobrede e Prestação de
IPVA:sobrede
IR: de
ISS:sobre
II:sobre
IPTU:
ITR:
IPI:sobre
b) 595.398,06 atendendo o que prevê a constituição e tambem a lei
organica municipal.
c) de 1o ao 5o ano- 360 e 8 da Educaçao especial.
Investiu 1.681, 08
Valor aluno/ano:
Anos Iniciais:
zona urbana: R$ 1780,97 zona rural: R$2.048,12
Anos Finais:
zona urbana: R$ 1.959,07 zona rural: R$2.137,17
Educação Especial: R$ 2.137,17
Ensino Médio:
Urbano: R$ 2.137,17 rural: R$ 2.226,22
Valor mínimo no estado:
Fundamental Iniciais: R$ 2.226,51
Fundamental Finais: R$ 2.449,16
Médio Urbano: R$ 2.671,81
Valor mensal do município:
Janeiro: R$ 52.104,27
Fevereiro: R$ 57.866,26
Março: R$ 53.018,92
Abril: R$ 51.888,57
Maio: R$ 55.826,55
Junho: R$ 56.150,73
Julho: R$ 51.603,76
Agosto: R$ 52.358,85
Setembro: R$ 50.705,37
Outubro: R$ 57.813,35
Novembro: R$ 57.816,06
Dezembro: R$ 63.241,08
6 Primeiramente os professores tinham que
formar o conselho do FUNDEP e ficar atento aos montantes de dinheiro disponivel
para ser aplicado na educação que são 60% destinados para pagamentos de
professores e 40% para despesas de formação de professores em serviço. Só
assim, a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as
normas legais partes dos recursos pra custear o curso de graduação que sera
feito o convênio com a universidade
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