Cursistas:
Acesso
responsável ao Plano Nacional do Livro Didático
Público
Alvo:
Alunos,
Pais, Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar.
PROBLEMÁTICA:
Através
do diálogo com os responsáveis pelo recebimento, distribuição e controle dos
Livros Didáticos disponibilizados pelo (PNLD ), observou-se que ainda há muita
irresponsabilidade com o uso, a conservação e a devolução dos mesmos, ao final
do ano letivo. Esse descaso não acontece somente com o Livro Didático, mas com
o acervo de dicionários, livros de literatura e, ou periódicos,
disponibilizados na biblioteca do colégio.
Isso
vem comprovar a omissão de responsabilidade da família, que deveria
sensibilizar os filhos quanto ao compromisso de zelar pelo patrimônio público.
Uma vez que esse material é adquirido através dos impostos que a sociedade
paga. Portanto é responsabilidade de todos conservar o material que é de
propriedade coletiva, pois a proposta do Programa do Livro Didático criado pelo
MEC prevê a utilização dos mesmos, pelo menos por um período de três anos.
Diante
disso, enfrentamos muitas preocupações e inseguranças em nosso cotidiano
escolar, as quais muitas vezes nos deixam sem ação, pois não podemos impor
penalidades ou ressarcimento dos livros extraviados, porque pode ser um
pretexto para o abandono ou evasão da escola pelos alunos.
JUSTIFICATIVA
O
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros
seja de três anos. Este será repassado ao aluno para uso durante o período
letivo, a título de cessão temporária. Contudo, o aluno, pai ou responsável, se
obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se
efetive, é necessário o comprometimento e o acompanhamento da Direção, da
Coordenação e de todos os professores, no desenvolvimento de ações que
estimulem a valorização, a conservação e
a devolução dos livros. Essas ações precisam
envolver não apenas os alunos, mas os pais, responsáveis e toda a
comunidade escolar. Essa é a melhor forma de sensibilizar a todos de que seu
direito sobre o livro termina quando começa o direito dos demais colegas que precisarão do livro no
ano seguinte.
OBJETIVO
GERAL
-
Sensibilizar a comunidade escolar do valor do livro didático, como fonte de
pesquisa, aprofundamento dos conteúdos escolares e oportunidade para a prática
da leitura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Sensibilizar alunos, pais, responsáveis e comunidade escolar, para o respeito, valorização
e zelo do bem público, no caso, o Livro Didático.
-
Definir os critérios para a entrega do Livro Didático.
-
Estabelecer as condições para a aceitação da devolução do Livro Didático.
-
Divulgar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
-
Convidar voluntários (pais, professores e alunos) para restaurar pequenos danos
dos Livros Didáticos.
-
Estabelecer ações que possibilitem a devolução responsável do Livro Didático.
METODOLOGIA
-
Palestra para pais, alunos e comunidade escolar sobre o PNLD;
-
Campanhas que motivem a devolução dos livros, através de cartazes;
-
Promover gincana com premiação para a sala com maior número de livros bem
conservados;
-
Divulgação das Propagandas do Governo sobre a conservação dos livros;
-
Produção e apresentação de peças teatrais sobre a conservação dos livros,
envolvendo todas as turmas;
-
Propor assinatura de Termo de Responsabilidade pelos pais, responsáveis e
alunos quanto à conservação do Livro Didático;
AVALIAÇÃO
Será
avaliada a participação e o comprometimento de todos os envolvidos nas
atividades propostas, bem como, o comprometimento da comunidade escolar. Também
observaremos a evolução do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o
senso de responsabilidade quanto ao uso racional do Livro Didático e a
valorização do bem público.
CONCLUSÃO
O
tema do presente projeto não é preocupação exclusiva do nosso colégio,
município ou estado, é preocupação nacional.
Diante disso, propomos atividades que
envolvam pais, alunos, responsáveis e comunidade escolar, pois consideramos de
suma importância o conhecimento do programa PNLD, bem como a sensibilização de
todos para a valorização do bem público.
Dessa maneira, cumprimos o nosso papel de educadores, pois
oferecemos aos nossos educandos não apenas
a aquisição e aperfeiçoamento dos conhecimentos culturais e
intelectuais, mas também despertamos neles a cidadania, o senso de responsabilidade
e comprometimento, para que valorizem e contribuam com a sociedade na qual
estão inseridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário