MÓDULO
PNAE RESPOSTAS DAS ENTREVISTAS POR JANAÍNA(NUTRICIONISTA E SOLANGE MEMBRO DO
CAE)
ATIVIDADE 01
Cara dona Lourdes,
Muito importante sua preocupação com a saúde
alimentar do
seu filho Francisco que possui diabetes, necessitando
cuidados especiais na
alimentação. Com a finalidade de tranqüilizá-Ia informo que uma das funções do PNAE é o
oferecimento de alimentos adequados, em quantidade e qualidade para satisfazer as
necessidades nutricionais do aluno, pois para aprender todo aluno deve estar
bem alimentado. A alimentação é um direito constitucional previsto na lei. Além disso Dona
Lourdes, é importante que a Senhora saiba que o PNAE faz parte da política social que
busca promover ações promotoras de saúde. Assim, garantindo as diferenças biológicas entre idades e
condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e
aqueles que se encontrem em situação de insegurança alimentar, como é o caso do seu
filho.
Também quero informa-la que a escola conta con nutricionista e que esta irá
elaborar com cardápio especial para o Francisco, se baseando nas limitações da
sua alimentação.
ATIVIDADE 02
A
alimentação escolar no nosso munícípio, visa oferecer uma alimentação
equilibrada nutricionalmente, através de um cardápio planejado por
nutricionista, levando-se em consideração os hábitos alimentares dos alunos, a
oferta de gêneros alimentícios na região, bem como os produtos da safra, e a
estrutura em relação a equipamentos, utensílios, mão-de-obra e espaço físico da
cozinha para a adequada produção da alimentação escolar.
ATIVIDADE 3 A
A ordem correta de sucessão
dos acontecimentos é: a) 2; b) 7; c) 1; d) 4; e) 6; f) 5; g) 3.
ATIVIDADE 3 B Gabarito: F, V, F, V, F.
ATIVIDADE 3C
1)
Tribunal; Contas; União; Controladoria; Geral; União
2)
vigilâncias; sanitárias;
3)
Ministério; Público; Federal
4)
Conselho; Federal; Nutricionistas
ATIVIDADE 04
Resposta:
O planejamento cuidadoso do cardápio escolar é importante porque, entre outros
benefícios, é ele quem vai conduzir o processo de compras dos produtos a serem
utilizados na alimentação escolar; um cardápio bem elaborado contribui para o
atendimento das necessidades nutricionais necessárias para o bom
desenvolvimento e crescimento dos alunos, bem como para a melhoria do processo
de ensino-aprendizagem; e, além disso, o cardápio permite o atendimento às
crianças que sofrem de restrição alimentar ou necessitam de alimentação
especial em razão de problemas de saúde. A observação dessas regras contribui
para garantir a qualidade da alimentação escolar.
ATIVIDADE 04 B
Resposta:
O Pnae estabelece que o cardápio deve ser planejado levando-se em consideração
os hábitos alimentares dos alunos, a oferta de gêneros alimentícios na região,
bem como os produtos da safra, a existência de alunos com necessidades
especiais de alimentação,em razão de problemas de saúde,e a estrutura em
relação a equipamentos, utensílios, mão-de-obra e espaço físico da cozinha para
a adequada produção da alimentação escolar. Além de 30% dos gêneros
alimentícios serem adquiridos da agricultura familiar.
ATIVIDADE 04 C
Resposta: Muitos alunos enfrentam problemas de saúde,
como: obesidade, sobrepeso,diabetes, desnutrição e alergia a certos tipos de
alimentos.Por isso, a Entidade Executora, antes de elaborar o cardápio de
alimentação, deve ter conhecimento da existência de alunos de sua rede escolar,
que possuem esses problemas. Essa preocupação da Entidade Executora é
fundamental, porque os alunos com restrições alimentares também têm direito a
uma alimentação saudável.
ATIVIDADE 5 A
Resposta: A presença do nutricionista
habilitado no âmbito do PNAE é uma das garantias da manutenção da qualidade da
alimentação na escola. Sobretudo quando se pensa que o programa tem como
finalidade não só atender às necessidades nutricionais dos alunos, mas também
contribuir para a melhoria da saúde da população, por meio da aquisição dos
conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações de
educação alimentar e nutricional. Além da nutricionista, os membros do CAE,
tbem devem participar e opinar a respeito da elaboração do cardápio. Também
deve ser ouvida a opinião das crianças sobre a aceitabilidadedo cardápio e
também opinião de pais.
ATIVIDADE 06 “A”
RESPOSTA : Visitando
uma escola do município, conversando com membros do CAE e Nutricionista, a
elaboração do cardápio tem a preocupação em atender as necessidades
nutricionais e favorecer com a melhoria da saúde da população. Também tem
a preocupação com a boa qualidade dos
produtos, seu armazenamento dos produtos, higiene e prazo de validade. Sempre
acompanhado pela nutricionista e membros do CAE.
ATIVIDADE 06 “B”
RESPOSTA: Ainda
conversando com um membro do CAE um dos problemas encontrado e com relação
ao curto prazo de validade de alguns
produtos perecíveis de alguns fornecedores. A solução foi estabelecer um
cronograma de entrega com um prazo de validade maior e a entrega deverá ser de
volumes menores
ATIVIDADE 07 A Gabarito – A ordem correta da segunda coluna:
3, 1, 2
ATIVIDADE 07 B
Sim, os estados
podem delegar competência para que os municípios onde existam escolas estaduais
recebam e executem a parcela dos recursos financeiros do Pnae correspondentes a
esses alunos. Para tanto, os municípios e o estado devem assinar um termo de
anuência ou permissão. O estado encaminhará o termo ao FNDE durante o mês de
janeiro de cada exercício. É o termo de anuência ou permissão que autoriza o
FNDE a repassar os recursos financeiros do Pnae aos municípios para que
atendam as escolas estaduais. Cabe ressaltar que, uma vez assinada, a anuência
ou permissão só poderá ser revista no próximo ano de exercício, ficando a
prefeitura obrigada a atender aos alunos da rede estadual nas mesmas formas e
condições estabelecidas para o atendimento dos alunos da rede municipal.
ATIVIDADE 7 C
A
execução do Pnae é entendida como o processo de recebimento e uso dos recursos
financeiros para a aquisição de gêneros alimentícios para a preparaçãoda
alimentação escolar, e a devida elaboração da prestação de contas. Há uma lista
com 12 procedimentos de responsabilidade das EE na execução do Pnae. Entre
esses, podemos citar: o preenchimento do Censo Escolar, pelas secretarias de
educação (estadual e distrital), declarando o número de alunos atendidos em
cada escola e, consequentemente, pelas redes de ensino; o encaminhamento ao
FNDE do termo de compromisso – que deverá ser firmado junto às secretarias de
saúde (vigilância sanitária) a cada início de gestão – pelo gestor responsável
(prefeitos e secretários estaduais de educação); a elaboração da previsão
orçamentária dos recursos financeiros, prevendo os recursos que serão
aplicados pela própria EE na alimentação escolar e os recursos que serão
repassados pelo FNDE à conta do Pnae; definição da forma de gestão dos recursos
a ser adotada; acompanhamento do processo de elaboração da prestação de contas
das escolas, recebimento dos formulários de cada uma, bem como consolidação das
informações e envio ao CAE do Relatório Anual de Gestão e ao FNDE do
demonstrativo sintético anual da execução do programa, no prazo estabelecido
na legislação pertinente ao Pnae
ATIVIDADE 08 AGabarito: a) V, b) V, c)
F, d) V , e) F.
ATIVIDADE 08 B
São três os tipos de contas bancárias para o
depósito de recursos do Pnae:
a)Alunos
matriculados em escolas de educação básica em áreas rurais e urbanas;
b)Alunos
matriculados em escolas de educação básica em áreas indígenas;
c)Alunos
matriculados em escolas de educação básica em áreas remanescentes de quilombos
ATIVIDADE
08 C
1. Alunos na
creche
2. Alunos da pré-escola
3. Alunos do ensino fundamental
4. Alunos Indígneas
5. Alunos quilombolas
Valor total do repasse
2. Alunos da pré-escola
3. Alunos do ensino fundamental
4. Alunos Indígneas
5. Alunos quilombolas
Valor total do repasse
ATIVIDADE0 8 “D”
SOLANGE
R:
Entrevistando a professora representante dos docentes do Cae( Conselho de
Alimentação escolar) , que já atua a 3 anos, diz que Diz que As Entidades
Executoras (EE), são muito importantes. As entidades executoras (EEs) são fundamentais
para a eficiência, eficácia e efetividade do programa. Entre outras coisas, que
na execução do Programa as entidades executoras devem:
::
aplicar, obrigatoriamente, 70% dos recursos financeiros transferidos pelo governo
federal, à conta do PNAE, exclusivamente em produtos básicos;
::
respeitar os hábitos alimentares regionais e locais; e
::
observar, nos processos de aquisição de produtos, a vocação agrícola do município,
fomentando o desenvolvimento da economia local.
A
fiscalização ocorre em forma de parcerias com osgestores escolares. Como funcionária da própria escola em muitos
momentos acompanheia chegada da merenda nos estabelecimentos, verificando sua
qualidade e validade. Também a equipe do CAE exigiu que na cozinha fosse
instalada telas nas janelas e portas evitando assim a entrada de moscas. O tanque foi colocado fora da cozinha e a
lixeira de restos de comida com tampa de abertura com o pé. A gestão adotada no
município é a centralizada.
JANAÍNA
Eu
atuo no PNAE no município de Sulina desde 2007, porém iniciei em 2004 no
município de Chopinzinho _PR. Nos 2 municípios, o meu vinculo é concurso
público.
A entidade executora, no processo da
alimentação escolar é importante pois é através dela que os recursos
financeiros são encaminhados (gestão centralizada). É esta que organiza as
compras (juntamente com uma equipe: nutricionista, CAE).
As visitas as escolas municipais são
realizadas semanalmente.
O valor mensal repassado pelo FNDE: AEE:
R$ 10,00; Pré
escolar: R$ 340,00; EJA: R$ 234,00; Fundamental: R$ 1728,00. Sendo a previsão para 2013 de R$ 23.120,00. O
total de alunos atendidos de acordo com o censo são: 371
ATIVIDADE 09 -
1.
PDDE
2.
Turno Inverso
3.
Baixo Ideb
4.
Pedagógico
5.
Portaria Interministerial
6.
Materiais de Consumo
7.
Esporte e Meio Ambiente
8.
Promoção da Cidadania
9.
Alimentação Escolar
10.
Vulnerabilidade Social
11.
Educação Integral
12.
Inclusão Digital
13.
Estadual e Municipal
14.
Saudáveis e Adequada
15.
Monitores Voluntários
16.
Nutricionista
17.
Recursos Financeiros
18.
Educação Básica
19.
Redução da evasão
20.
Sete horas
ATIVIDADE 10
a)
9; b) 4; c) 8; d) 1; e) 10; f) 2; g) 6; h) 7; i) 3; j) 5.
ATIVIDADE 11-
7,5,2,10,4,8,6,3,9,1
ATIVIDADE 12 A)
-
Melhor qualidade da alimentação escolar.
-
Manutenção e desenvolvimento de hábitos saudáveis.
-
Aquisição de produtos diversificados.
-
Ausência de conservantes e aditivos químicos nos produtos alimentícios.
ATIVIDADE 12 B
Produtos
sadios e de qualidade;
Propriedade
e ambiente de trabalho limpos;
Acesso
a novos mercados;
Trabalhadores
saudáveis e com melhores condições de trabalho;
Controle
da produção;
Menor
desperdício;
Maior
rendimento;
Melhores
preços por qualidade;
Menores
custos (menos agrotóxicos);
Formação
de estoques públicos de alimentos
ATIVIDADE 12 C
São
aqueles produzidos em sistema de produção em que não são utilizados
fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos. São importantes, pois são
mais seguros para o consumo.
ATIVIDADE 13
- 1. V, 2. F, 3. F, 4. F, 5. V, 6.F
ATIVIDADE 14 A
Resposta: Prestar contas a sua Entidade Executora, que
por sua vez, prestará contas ao FNDE.
ATIVIDADE 14 B
Demonstrativo sintético anual da execução
físico-financeira
ATIVIDADE 14 C
Relatório Anual de Gestão do PNAE, cardápios,
notas fiscais e recibos; comprovante de entrega dos alimentos nas escolas;
extratos bancários contendo todas as operações efetuadas na conta específica do
PNAE; documentos relacionados aos processos licitatórios, como: editais,
contratos e comprovantes de pagamentos.
ATIVIDADE 14 D
Ao Conselho de Alimentação Escolar, até o dia
28 de fevereiro do ano subsequente à execução do PNAE
ATIVIDADE 14 E
Após
avaliar a prestação de contas da EE, o Conselho de Alimentação Escolar deverá
emitir o parecer conclusivo. O pronunciamento do CAE deverá abordar os
seguintes aspectos:
1- Aplicação dos recursos, envolvendo a
execução financeira;
2- Regularização da guarda, conservação e
distribuição dos produtos;
3- Qualidade na preparação da alimentação
oferecida;
4- Aceitabilidade do cardápio pelos alunos;
5- Dificuldades encontradas nas várias fases
de execução: planejamento do cardápio, compra, distribuição, controle de
qualidade, armazenamento, preparo e oferta.
ATIVIDADE 14 F)
A prestação de contas da EE pode ser
conceituada como:
Aprovada
quando a execução ocorreu de acordo com a legislação vigente corrente;
Aprovada com ressalvas quando a execução
respeitou a legislação vigente, porém ocorreram falhas na execução que causaram
prejuízo ao erário ( Cofres públicos)
Aprovada parcialmente quando parte dos
recursos foi utilizada em desconformidade com a legislação, caracterizando
também prejuízo ao erário, cujo valor deverá ser indicado pelo CAE. Também
deverão ser detalhados os fatos e indicados os responsáveis para que a
autarquia possa efetuar a devida cobrança; Não aprovada quando os recursos não foram utilizados
em conformidade com a legislação vigente, comprometendo a execução e os
alcances dos objetivos do Programa. O CAE deverá indicar os fatos e seus
responsáveis, declarar despesa impugnada , ou seja não aceita.
ATIVIDADE 14 G
Descreva o 5º passo da prestação de contas.
O
quinto passo da prestação de contas consiste na sua avaliação pelo FNDE.O CAE
encaminhará ao FNDE a prestação de contas da EE até o dia 31 de março do ano
subsequente à execução do Pnae, juntamente com o demonstrativo sintético anual
da execução físico- financeira; a consolidação bancária, se for o caso; eo
parecer conclusivo. Após dar entrada no protocolo do FNDE, a prestação de
contas será detalhadamente avaliada pela equipe responsável, que emitirá seu
parecer sobre a documentação. Caso seja encontrada alguma irregularidade a EE
será notificada para que tome as devidas providencias
ATIVIDADE 15
As
questões a serem assinaladas são: a; c; f; g.
ATIVIDADE16
Conforme
consulta feita dia 29/3/2013, até 2006 constam como Aprovadas. A partir de
2007,a cada ano constam apenas como Recebidas.
ATIVIDADE 17 ) O que é o
CAE?
Resposta: O Conselho de Alimentação Escolar é
um conselho deliberativo, fiscalizador e de assessoramento às questões ligadas
a todo processo da alimentação nas escolas e creches.
ATIVIDADE 17 B
O Conselho de Alimentação Escolar é
constituído por:
*
1 representante do Poder Executivo;
* 2 representantes de entidades de docentes,
discentes ou trabalhadores na área da educação;
* 2 representantes de pais de alunos;
* 2 representantes indicados por entidades
civis organizadas.
ATIVIDADE17 C
Resposta:
Importância do CAE É por meio do CAE que a sociedade civil organizada
pode acompanhar e monitorar a utilização dos recursos financeiros repassados
para as Entidades Executoras. O Cae é responsável pela avaliação da prestação
de contas da EE, emitindo um parece conclusivo ao FNDE, após acompanhamento de
toda a execução da aplicação dos recursos, desde o primeiro repasse.
Atividade 18
Este
relato é o resultado deuma entrevista realizada com um representante do
CAE do município de Sulina, esta pessoa atua como docente neste
município e sua indicação foi por indicação entre seus pares. Informa que já
atua a três anos Ainda diz que o CAE é de grande importância em seu município,
pois, este tem um papel decisivo; a principal finalidade do CAE é o
acompanhamento e assessoramento às entidades executoras do Pnae nas aplicações
dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal à conta do Programa.
De maneira mais específica, o CAE foi criado com o objetivo de acompanhar e
monitorar a utilização dos recursos financeiros do Pnae, repassados para as entidades
executoras, zelando pela qualidade dos alimentos a serem utilizados na
alimentação escolar, desde a compra até a sua oferta, observando sempre as
boas práticas de higiene, bem como a aceitabilidade dos cardápios oferecidos.A
referida professora afirma que gosta de atuar, pois assim pode participar,
conhecer, opinar e atuar nas decisões. Que a nutricionista atua de forma
competente, responsável e digna de confiança diante desse recurso Federal.
Como posso ter acesso as perguntas que geraram essas respostas?
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