quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ANEXO 06 - SALA DE RECURSO


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO


AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR


ANEXO 6
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR



  1. Dados de Identificação
NRE:____________________________Município:_________________________
Estabelecimento de Ensino:___________________________________________
Nome do Aluno:_____________________________________________________
Data de nascimento: ___/___/____ Idade: _________________________
Data de início da avaliação: __/___/__ Data final da avaliação: ___/____/___
Série: _________ Turno: _____________ Repetência(s): ______________
Professor (es): _____________________________________________________

  1. Motivo do Encaminhamento
Colocar o motivo do encaminhamento (entre aspas), podendo a queixa ser da família ou da escola (entrevista com os pais e/ou ficha da escola), Ex. “Dificuldade de aprendizagem e no comportamento”. A equipe de avaliação não deverá acrescentar nenhum dado que não esteja nas fichas.

  1. Síntese das Áreas Avaliadas
Deverá seguir os seguintes passos:
  • Sintetizar os dados relevantes da historia de vida do aluno, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem, motor, socio-afetivo, acadêmico, etc. Estes dados serão colhidos das fichas de entrevista com os pais e da ficha preenchida pela escola, não colocar dados sigilos ou que comprometam a conduta do aluno. COLOCAR APENAS OS DADOS QUE CONTRIBUIRÃO PARA A SUA APRENDIZAGEM.
  • Descrever o comportamento do aluno durante todo o processo avaliativo, incluindo as observações realizadas. Levando-se em conta os comportamentos mais freqüentes, tanto no aspecto positivo como negativo.
  • Sintetizar o desempenho deste aluno apresentado em todas as áreas avaliadas:
  1. Área Sócio-Emocional
  2. Área Visomotora
  3. Área Psicomotora
  4. Conceitos
  5. Linguagem receptiva e expressiva
  6. Português
  7. Matemática
  8. Aspectos Psicológicos (a ser realizada pelo psicólogo)
  • Os dados descritos aqui darão a idéia geral deste aluno no que se refere ao desempenho apresentado durante o processo avaliativo. SEMPRE INICIAR PELOS PONTOS POSITIVOS E PELAS POTENCIALIDADES; depois descrever as dificuldades apresentadas.
  • Procurar usar de uma linguagem clara e objetiva, não deixando margem para dúvidas ou duplas interpretações.
  • Não usar siglas, terminologias técnicas ou de difícil compreensão, caso se faça necessário, colocar o significado entre parênteses.
  • TODOS OS INSTRUMENTOS que foram utilizados, deverão ser descritos no seu aspecto qualitativo. No caso dos testes formais não especificar o nome do teste, apenas as características destes.
  • Todos os aspectos a serem descritos deverão fazer parte de um mesmo corpo deste item (síntese das áreas avaliadas) e não separando por sub itens.

  1. Medidas de Intervenção
Este tópico diz respeito as ações a serem desenvolvidas pelo professor, para tanto é imprescindível apresentar uma linguagem clara, precisa e objetiva. Considerando que aqui se estabelecerá as diretrizes para a ação do professor em relação ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido com este aluno, após a avaliação.
Todas as dificuldades levantadas no processo avaliativo deverão conter sugestões/orientações de trabalho/atividades a serem desenvolvidas pelo professor.
Estas orientações deverão estar dentro das possibilidades de realização do trabalho do professor, da escola e da família.

  1. Encaminhamentos
Sugerir os atendimentos e recursos que se fizerem necessários para atendimento do avaliando:
  • Pedagógico (classe comum com orientação para o professor; classe comum com apoio pedagógico; classe comum com sala de recursos; classe especial; escola especial).
  • Outros ( clínicos: médicos; psicólogo, fonoaudiólogo; fisioterapeuta....), conselho tutelar, cursos profissionalizantes (oferecidos na comunidade), guarda mirim... )



  1. Observações Complementares
Descrever neste campo as considerações que ainda se fizerem necessárias.
OBS:
Lembrar de colocar no relatório a identificação dos profissionais que realizaram a avaliação (nome completo, assinatura, registro profissional, função e data) bem como, rubricar todas as páginas.







Local e Data:
_______________________,__________________________________________


Equipe Avaliadora:
Nome: Função/Cargo:
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