SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
ANEXO 4
OBSERVAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR
Identificação do aluno
Nome ______________________________________________________________
Data de nascimento: ___/___/_____
Caderno
- Organização
- Separa atividades de forma organizada? (com sinal, pula linha, traço, cores,...)
( ) sim ( ) não
- Coloca títulos nos diferentes conteúdos ?
( ) sim ( ) não
- Respeita margens?
( ) sim ( ) não
b) Limpeza
- Faz uso da borracha?
( ) sim ( ) não
- Cancela as atividades rabiscando?
( ) sim ( ) não
- Mancha a folha quando apaga?
( ) sim ( ) não
- Rasga a folha com a borracha?
( ) sim ( ) não
- Dobra as pontas da folha do caderno?
( ) sim ( ) não
- Faz riscos indevidos no caderno durante as atividades?
( ) sim ( ) não
c) Letra
- A letra é:
( ) angulosa ( ) redonda
- Tamanho da letra:
( ) pequena ( ) média ( ) grande
- Separa adequadamente as palavras?
( ) sim ( ) não
- Os espaços entre as letras na constituição das palavras são proporcionais?
( ) sim ( ) não
- Usa letras caixa alta e manuscritas conjuntamente?
( )sim ( ) não
- A pressão do lápis é adequada?
( ) sim ( ) não
Português
a) Ortografia
- Letras:
( ) inversão ( ) troca de letras ( ) acréscimos ( ) omissão
- Sílabas:
( ) inversão ( ) troca de letras ( ) acréscimos ( ) omissão
- Palavras:
( ) inversão ( ) troca de letras ( ) acréscimos ( ) omissão
b) Gramática
- Emprega adequadamente:
pontuação ( )sim ( ) não
acentuação ( )sim ( ) não
concordância gênero ( )sim ( ) não
concordância número ( )sim ( ) não
concordância grau ( )sim ( ) não
c) Produção escrita
- Estrutura logicamente as idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão)?
( ) sim ( ) não
- Utiliza-se de vocabulário adequado a idade/série ?
( ) sim ( ) não
- Apresenta idéias criativas, de acordo com o tema proposto?
( ) sim ( ) não
Matemática
a) Número
- Faz inversão na escrita dos numerais?
( ) sim ( ) não
- Estabelece relação número e quantidade?
( ) sim ( ) não
b) Operações
- Resolve adição sem reagrupamento?
( ) sim ( ) não
- Resolve adição com reagrupamento?
( ) sim ( ) não
- Resolve subtração sem reagrupamento?
( ) sim ( ) não
- Resolve subtração com reagrupamento?
( ) sim ( ) não
- Resolve multiplicação?
( ) sim ( ) não
- Resolve divisão?
( ) sim ( ) não
c) Resolução de problemas
- Compreende a idéia principal do problema?
( ) sim ( ) não
- Utiliza-se de estratégias para resolução do problema?
( ) sim ( ) não
- Na resolução de problemas constrói o significado das quatro operações?
( ) sim ( ) não
Observações Complementares:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e Data:
____________________,___________________________________________________
Equipe Avaliadora:
Nome: Função/Cargo:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
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