SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
ANEXO 1
IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
(Profissionais da Escola)
I – Identificação do aluno:
Estabelecimento de Ensino: ____________________________________________________________
Aluno:________________________________ Data da Avaliação: _____________________________
D.N.: ____/____/____ Idade : _____anos Série: _____ Nº Repetências:_____________________
Filiação: Pai ________________________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________________________
II- Dados de Observação:
- Queixa Principal (Relato do(s) Professor(es): fatores que têm contribuído para as dificuldades do aluno):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Descreva as estratégias utilizadas para sanar as dificuldades acadêmicas e defasagens encontradas ( intervenções realizadas pelo(s) professor(es) e equipe pedagógica ):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Caso o aluno tenha necessidades educacionais especiais, descrevê-las: (Apontar os encaminhamentos realizados na área da saúde) _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
III - Áreas a serem avaliadas: (descrever no espaço ao lado, dados relevantes a cada item mencionado)
Comportamento | |
1. Relacionamento com os professores | |
2. Relacionamento com os colegas. | |
3. Faz uso de hábitos de polidez | |
4. Comporta-se devidamente na hora da entrada e saída | |
5. Sabe esperar sua vez de falar | |
6 .Realiza as tarefas de casa, entregando-as nos prazos determinados | |
7. É disciplinado e interessado na aprendizagem | |
8. É participativo | |
9. Demonstra segurança | |
10. Demonstra agressividade | |
11. Respeita regras e ordens. | |
12. É solidário com os colegas | |
13. É aceito pelos colegas. | |
Habilidades | |
1. Consciência corporal (esquema corporal e conceito) | |
2. Memória e seqüência lógica – retenção de conteúdo | |
3. Organização de idéias e pensamentos. | |
4. Coordenação motora global | |
5. Orientação espaço temporal | |
6. Demonstra perseverança nas atividades propostas | |
7. É criativo | |
8. Realiza as atividades com ritmo adequado (inicia e termina no tempo previsto). | |
9. Comunica-se com clareza e seqüência lógica | |
10. Seu vocabulário e linguagem estão apropriados para sua idade | |
11. Seu vocabulário e linguagem estão apropriados para sua idade | |
12. Necessita de ajuda na execução das atividades | |
13. Concentra-se nas atividades por tempo razoável | |
Área Acadêmica - Linguagem : | |
1. É capaz de expor suas idéias verbalmente, de forma clara argumentando em defesa das mesmas. | |
2. Procura adequar sua fala a diferentes interlocutores em diferentes situações sociais | |
3. Interpreta histórias lidas e ouvidas, buscando as idéias principais dos textos. | |
4. Emprega estruturas gramaticais variadas para expressar-se com razoável fluência | |
Área Acadêmica - Escrita: | |
1. Sabe para que serve a escrita (orientar, informar, divertir, instruir, registrar, etc...) | |
2. Percebe a relação entre escrita e a fala | |
3. Reconhece as letras do alfabeto utilizando-as na escrita | |
4. Escreve de forma que possa ler, ainda que não escreva ortograficamente | |
5. Escreve textos com pontuação ou ortografia convencional utilizando os recursos do sistema de pontuação. | |
6. Escreve corretamente seu nome completo, utilizando-o como identificador de seus trabalhos e pertences. | |
7. Utiliza o dicionário adequadamente quando solicitado, para melhor compreensão de textos lidos. | |
8. Utiliza letra maiúscula no início de períodos e em nomes próprios | |
9. Produz texto coerente com o tema, seqüência lógica, paragrafação | |
MATEMÁTICA - Números e operações | |
1. Lê, escreve números naturais, ordena e relaciona à quantidade | |
2. Faz seriação numérica, contagem de 1 em 1, de 2 em 2, etc... | |
3. Tem noção de antecessor/ sucessor, par/ ímpar, igualdade/ desigualdade, ordem crescente/ decrescente. | |
4. Realiza operações de adição e subtração, com reservas e recursos | |
5. Realiza operações de divisão e multiplicação simples e complexas | |
6. Faz cálculo mental | |
7. Elabora e resolve situações problemas, utilizando diferentes processos | |
8. Interpreta dados apresentados por meio de tabelas e gráficos | |
9. Constrói gráficos e tabelas a partir de informações coletadas | |
10. Produz textos escritos, para comunicar a interpretação dos gráficos e tabelas | |
11. Interpreta e constrói média aritmética | |
12.Compreende e utiliza as regras do S.N.D. para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais. | |
13. Compreende, lê e representa número racional na forma decimal | |
14. Compreende o significado de fração | |
15.Representa frações de diferentes modos (lendo, escrevendo, desenhando) | |
16. Relaciona porcentagem com número decimal e com a escrita fracionária | |
17. Efetua as quatro operações envolvendo números naturais | |
18. Faz cálculos e subtração de números racionais | |
19. Elabora e resolve situações-problema envolvendo números naturais e racionais | |
20.Faz cálculo simples de porcentagem | |
MATEMÁTICA - Grandezas e medidas | | ||||
1. Compreende e utilizam o sistema monetário brasileiro em situações problemas | | ||||
2. Reconhece e descreve as formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo) | | ||||
3. Interpreta e utiliza o calendário anual (dia da semana, dia do mês, meses do ano, ano e estações do ano). | | ||||
4. Lê horas no relógio de ponteiros e no relógio digital | | ||||
5. Reconhece semelhanças e diferenças entre os objetos | | ||||
6. Reconhece e utiliza as unidades de medida (metro/ centímetro/ quilômetro, grama/ miligrama/ quilograma, litro/ mililitro, etc...) | | ||||
7. Tem noção de conceitos básicos (grande/ pequeno, maior/ menor, igual/diferente, grosso/fino, alto/baixo, em cima/ embaixo, dentro/fora, curto/comprido, perto/ longe, frente/atrás ). | | ||||
8. Faz cálculo de perímetro e área (sem uso de fórmulas) | | ||||
9. Consegue diferenciar perímetro de área | | ||||
| | | | ||
MATEMÁTICA – Espaço e Forma | |||||
1. Descreve, interpreta e representa a posição de uma pessoa ou objeto no espaço, de diferentes pontos de referência | | ||||
2. Reconhece semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas, pirâmides e outros) e identifica as faces, arestas e vértices | | ||||
3. Classifica polígonos em quadriláteros, triângulos e outros | | ||||
4. Representa por desenhos as figuras planas | | ||||
5. Faz composição de figuras tridimensionais | | ||||
6. Classifica figuras planas em polígonos e não-polígonos | |
Local e Data:
_______________________,____________________________________________________.
Equipe Avaliadora:
Nome: Função/Cargo:
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