Nos dias de hoje, em que as sociedades do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se.
PLANO DE AULA
- DIALOGAR COM OS EDUCANDO SOBRE AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NESSE DIA;
- QUESTIONAR AS CRIANAÇAS SE CONHECEM UM ELEFANTE; PESSOALMENTE? NA TV?
NO ZOOLÓGICO?
- PASSAR UM VÍDEO SOBRE “FANTY O ELEFANTE” ( È UMA HISTÓRIA CURTA E TEM UMA PARTE CANDATADA);
- CANTAR A MÚSICA;
- APRESENTAR A LETRA DA MÚSICA EM CARTAZ (JÁ CONFECCIONADO PELA PROFESSORA);
- FAZER A LEITURA DA MÚSICA;
- EXPLORAR AS LETRAS, RECONHECENDO AS QUE INICIAM COM A MESMA LETRA DO NOME DOS COLEGAS E PROFESSORA;
- ESCOLHER ALGUMAS LETRAS E QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM FALANDO OUTRAS PALAVRAS QUE INICIAM COM ESSAS LETRAS;
- SE TIVER ALGUMA CRIANÇA QUE SABE ESCREVER DEIXAR QUE ELA REGISTRE NO QUADRO OS COLEGAS AJUDAM DIZENDO AS LETRAS;
- MONTAR QUEBRA CABEÇA DO ELEFANTE ( DESENHO E PALAVRAS).
DE FATO, A REFLEXÃO É A QUESTÃO CENTRAL PARA A APRENDIZAGEM, COMO APONTA A TEORIA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. ATIVIDADES MECÂNICAS, COM ÊNFASE EM EXERCÍCIOS MOTORES E DE MEMORIZAÇÃO, NÃO SÃO INDICADAS PARA QUEM QUER ALFABETIZAR LETRANDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário