quarta-feira, 21 de março de 2012

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DONESTOR DE CASTRO -EFM

Colégio __________________________________________________________________
Sulina,_______________________________________________5ª___________________
Aluno (a): _____________________________________________________Nº _________
Prof. de Matemática:_________________________________________________________
1. Os desenhos a seguir representam o formato de um jardim que será construído em uma praça da cidade. Inicialmente pensou-se num jardim pequeno, mas devido ao grande entusiasmo que causou na população da cidade, o prefeito solicitou que fizessem um novo projeto, com desenho maior. O novo projeto terá área:








a) 2 vezes maior que o primeiro.
b) 3 vezes maior que o primeiro.
c) 4 vezes maior que o primeiro.
d) 6 vezes maior que o primeiro.
2. João Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 50 coposde 200ml. Sabendo-se que ele havia feito 12 litros de suco. Quantos litros sobraram?


3. Papai viaja muito. A última viagem durou 63 dias. Esse tempo é o mesmo que:
a) 8 semanas e 3 dias.
b) 9 semanas.
c) 10 semanas.
d) 12 semanas e 3 dias
4. Na escola em que Simone estuda, foi apresentada uma peça teatral sobre a
importância da reciclagem de lixo. O relógio a seguir mostra a hora de início e
término da peça.

      INÍCIO             TÉRMINO
Quanto tempo de duração teve a apresentação?

5. Joana tinha R$ 200,00 e gastou, dessa quantia, três notas de 20 reais, quatro notas de 10 reais, duas de 5 reais, cinco notas de 1 real e dez moedas de 0,50 centavos. Quantos reais sobraram?

6. Pedro está ajudando a organizar a biblioteca da escola. Ele deverá repartir igualmente 924 livros em 3 prateleiras. Quantos livros ele deverá colocar em cada prateleira?



7. Para a decoração da igreja, no casamento da minha tia Lúcia, foram usadas 350 rosas brancas, 5 centenas de rosas vermelhas e 15 dúzias de rosas amarelas. Quantas rosas foram usadas ao todo na decoração da igreja?



8. João está participando de uma corrida de bicicletas, na qual o percurso total da prova é de 45 km. Ele já percorreu 1/3 deste percurso. Isso significa que ele já percorreu:
a) 9 km
b) 10 km
c) 12 km
d) 15 km

9. A coleção de CD e DVD de Bruno estão em um armário, distribuído conforme
representa a figura a seguir:
Que porcentagem da coleção de Bruno correspondem aos jogos?

a) 20%
b) 25%
c) 30%
d) 75%

10. Sr. Luís é dono de uma loja de brinquedos. No final de julho, ele resolveu fazer um gráfico apresentando a quantidade de brinquedos que vendeu durante o mês.
Veja o gráfico a seguir:









Quais são os dois brinquedos mais comprados?
a) boneca e bolas.
b) carrinho e boneca.
c) carrinho e bolas.
d) carrinho e jogos.



Sulina,___________________________________________________
Nome:_____________________________________________Nº__________
Matemática
1 – Alvimar pagou uma compra de R$ 3,50 com uma nota de R$ 5,00 e recebeu o troco em moedas de R$ 0,25. Quantas moedas ele recebeu?



2 – Numa adição, o símbolo & representa um mesmo algarismo. Qual é o valor de & x & + & ?
           4 & 7
      +  8  9  5
     1   & & 2

3 – Benjamim passava pela praça de Quixajuba, quando viu o relógio da praça pelo espelho da bicicleta, como na figura. Que horas o relógio estava marcando?( imagem espelhada ponteiro menor quase no 5 e o maior no 3)
a) 5h 15 min       b) 5h 45 min      c) 6h 15min       d) 6h 45 min       e) 7h 45min

4 – O desenho a seguir apresenta o mapeamento das carteiras dos alunos em uma sala de aula. Observe o desenho e assinale a alternativa correta:
Filas






Cintia
Silvio
Carmem
Davi
Adriano

Lucia
Nelson
Paulo
Renato
Michele

Julia
Cleusa
Maria
Eduarda
Mirian
a) Paulo está sentado na terceira carteira da 2ª fila.
b) Lucia está sentada três carteiras antes de Michele.
c) Cleusa está na 3ª fila sentada duas carteiras antes de Davi.
d) Davi está na 4ª fila e Adriano está sentado ao seu lado na 5ª fila.

5 – Numa sacola estão 3 kg de batata, 750g de feijão, 400g de queijo, 250g de azeitona e 600g de arroz. Qual é o peso total dos alimentos?
a) 2 kg         b) 3 kg         c) 4 kg             d) 5 kg

6 - Solange e João estavam caminhando no Parque Central de sua cidade, conforme o mapa a seguir:



Em relação ao Parque Central, João segue a Avanida Leste-Oeste por 1 quadra na direção oeste e 3 quadras na direção norte, já Solange segue 2 quadras pela Avenida na direção leste e 3 quadras na direção Sul. Em quais estabelecimentos eles chegaram respectivamente?
a) Supermercado e Hospital                         b) Escola e Centro Comercial
c) Hospital e Banco                                      d) Banco e Escola

7 – Observe as figuras a seguir:
                       
Estas figuras correspondem, respectivamente a:
a) Uma pirâmide de base triangular e a um prisma de base retangular.
b) Uma pirâmide de base quadrada e a um prisma de base hexagonal.
c) Um prisma de base quadrada e a uma pirâmide de base hexagonal.
d)Um prisma de base triangular e uma pirâmide de base retangular.
di)
8 – Um proprietário possui um terreno em forma de trapézio com a base maior 50m e a menor 30m e as laterais 12m cada. O proprietário pretende cercá-lo com uma tela. Quantos metros de tela serão necessários?
a) 96 metros        b) 104 metros          c) 124 metros            d) 128 metros

9 – O quadriculado deve ser completado usando, em cada casa, um dos números inteiros de 1 a 8, de modo que não haja repetição. A soma dos números de cada linha e cada coluna deve ser indicado fora do quadriculado ; por exemplo, a soma dos números da última coluna deve ser 16. Qual é o número que vai aparecer no centro?
a) 4                  
b) 5             
c) 6            
d) 7              
e) 8


9
18
7
13




0



    4    8    16

10 – A professora Lisiane de Matemática realizou um levantamento para saber a preferência musical dos alunos das 7ª séries A e B. O gráfico seguinte mostra o resultado obtido por ela:

Com base no gráfico anterior é possivel dizer que:
a) O estilo musical preferido pelos alunos é Hip Hop.
b) A amaioria dos alunos prefere sertaneja.
c) O estilo musical preferido pelos alunos é Pop.
d) O estilo musical menos ouvido é MPB.

11 – O gráfico a seguir apresenta as vendas de equipamentos agrícolas de uma indústria:


Pode-se afirmar que:
a) Foram vendidos 90 equipamentos até abril.
b) As vendas aumentaram mês a mês.
c) Foram vendidos 100 equipamentos até junho.
d) O faturamento da indústria aumentou de março para abril.

12 – O  quadriculado deve ser completado usando, em cada casa, um dos números inteiros de 1 a 8, de modo que não haja repetição. A soma dos números de cada linha e de cada colunadeve ser como indicado  fora do quadriculado; por exemplo, a soma dos números da última coluna deve ser 16. Qual é o número que vai aparecer na casa ao centro?
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8





















Sulina,_________________________________________________
Nome:___________________________________________Nº:______
Matemática 5ª série
1 – Observe o número e responda: 5.340.217.698
a) Escreva por extenso:_____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quantas classes possui o número?__________________________________________________________________
c) Quantas ordens?_________________________________________________________________________________
d) Qual o algarismo das dezenas de milhar?_____________________________________________________________
e) Qual o algarismo da 6ª ordem?_____________________________________________________________________
f) Qual o nome da 5ª ordem?_________________________________________________________________________
g) Qual a ordem que o algarismo 4 ocupa?______________________________________________________________
h) Qual o algarismo das unidades de bilhões?____________________________________________________________
i) Qual o valor absoluto do algarismo 5?________________________________________________________________
j) Qual a ordem do algarismo de valor absoluto 10.000?___________________________________________________

2 – Represente com todos os algarismos:
a) 1,4 milões______________________________b) 2,5 trilhões______________________________________
c) 3,38 mil_______________________________d) 5,06 bilhões______________________________________

3 – Escreva de forma simplificada usando a vírgula:
a) 350.000____________________________b) 8.750.000.000______________________________
c) 4.300.000__________________________d) 12.3000___________________________________

4 – A população do município de Sulina é de 3.441, segundo o censo de 2005. Represente este número nas 4 formas possíveis:________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Escreva por extenso:
a) 34.926.185_____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
b)5.934.801.934__________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________
c) 64.915________________________________________________________________________________________
d) 2.008.060.105.097_______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

6 – Represente os números em algarismos:
a) Três milhões, quinhentos e quatro mil, sessenta e oito___________________________________
b) cinco bilhões, cinquenta e quatro mil, oitocentos e vinte e sete____________________________
c) Dois trilhões, dezessete milhões, cento e quarenta mil___________________________________
d) Oitenta e sete mil, duzentos e trinta e oito____________________________________________

7 – Escreva os números que podem ser formados com os algarismos: 1, 6 e 2 e coloque em ordem crescente;________________________________________________________________________________________

8 – escreva as sequências:
a) 6000,6001,________,________,________,_________, 6006, 6007,________,________.
b) 9998,_________,10.000_________,___________,10.002,___________,____________.
c) _________,_________,350, 351, _________, ___________,_____________,_________.
d) 1.500, ________, _________, 1.503, __________,__________, __________1.507.

9 – Complete com ; = <, >:
a)1500______1050        b) 3000 + 30_____3200      c) 92000____9200        d) 1395____1935     e) 5666_____566

10 – Responda:
a) Escreva o menor número formado por 3 algarismos iguais. ______________________________________________
b) Quantas dezenas e centenas há em 865 unidades? ______________________________________________________
c) Escreva o menor número formado por 4 algarismos diferentes? ___________________________________________
d) Para escrever os números de 0 até 60, quantas vezes você escreve o algarismo 5?_____________________________

Sulina,____________________________________________________
Nome:________________________________________________Nº:_________
Matemática 6ª série
1 – Escreva como se lê:
2,032___________________________________________________________________________________________
0,07____________________________________________________________________________________________
1,8_____________________________________________________________________________________________
0,187___________________________________________________________________________________________

2 – Transforme as frações em números decimais:
a) 75  __________  b)   18     __________  c) 93  __________    d)  7   ____________  e)  1   __________
    10                             1000                            100                              2                                  3

3 – Escreva na forma de fração decimal:
a) 7,2______    b) 1,24__________   c) 0,748 _____________   d) 0,6  _______    e) 5,98  ______   f) 0,005 _________

4 – Observe os números e escreva em ordem crescente: 0,008 _ 0,4 _ 1,03 _ 2,13 _  39,64 _  0,7  _  2,04  _  0,03
________________________________________________________________________________________________

5 – Responda;
a) Quantas moedas de R$ 0,50 fazem R$ 3,50?__________________________________________________________
b) Quantas moedas de R$ 0,05 fazem R$ 0,60?__________________________________________________________
c)Quantas moedas de R$ 0,25 fazem R$ 1,50?__________________________________________________________
d) Quantas moedas de R$ 0,10 fazem R$ 2,50?__________________________________________________________

6 – Efetue as adições e subtrações:
a) 0,0718 + 1,4765                    b) 7,56 – 4,2                     c) 8 + 5,38 + 1,936              d) 7 – 3,468







7 – Calcule as multiplicações e divisões:
a) 2,37 x 1,5                   b) 4,7 x 2,5                          c) 9,9 : 0,55                             d) 24,5 : 3










8 – Complete com: =, >, < .
a) 2,7______4          b) 4,5______6,07         c) 1,2______1,20         d) 4,53______4,35       e) 3_______3,001

9 – Quanto gastarei para colocar 18,5 litros de gasolina no tanque do carro, sabendo que o litro custa R$ 2,54.








10 – Escreva na forma de fração decimal e simplifique:
a) 1,8                                      b) 0,48                                     c) 0,09                                 d) 0,7
Colégio ___________________________________________________________
Sulina,____________________________________________________
Nome:___________________________________________________Nº:_______
Matemática 5ª série
1 – Construa os seguintes ângulos:
a) 60°                                                b) 45°                                              c) 30°







d) 75°                                                e) 90°                                                f) 120°









g) 180°                                            h) 135°                                                 i) 170°









j) 15°                                               l) 110°                                                 m)85°









2 – Classifique os ângulos do exercício anterior em: agudo, obtuso, raso e reto:
a)__________________________b)____________________________c)_____________________

d)__________________________e)____________________________f)_____________________

g)__________________________h)____________________________i)_____________________

j)___________________________l)____________________________m)____________________

Sem comentários:

Enviar um comentário