NOME_________________________________________________DATA____________
Complete com numerais
“Na________ semana de
abril, numa_______ feira, cerca de _______pessoas participaram da reunião da
Associação de Pais e Mestres da escola. Na reunião,_______ itens foram
discutidos, enquanto os presentes consumiam_______ salgadinhos e_______
garrafas de refrigerante. O ponto principal da reunião foi a organização das
festas juninas de _______.
Falaram ________pais que fizeram propostas e
decidiram que a festa será realizada no dia_______ de junho. Depois de dias do
início das aulas, e a dias do início das férias de julho. Espera-se a
participação na festa de cerca de pessoas entre pais, alunos, familiares e
amigos. Foram previstas barracas de diversão e barracas de comes e bebes. O
ponto alto da festa vai ser a quadrilha com alunos participantes, bem mais do
que os do ano passado. Pretende-se que seja uma festa muito bem organizada,
pois coincidirá com o aniversário da escola. O coordenador da reunião fez uma
arrecadação entre os presentes obtendo reais para iniciar os preparativos.
Serão necessários ainda reais para montar tudo, comprar os comes, enfeitar etc.
Cobrando por convite, esperam
arrecadar um total de
reais que, descontados dos gastos, devem dar um lucro de reais, que vão pra
caixinha da formatura.”
Duplas de alunos receberam cópia do texto e, após
concluírem a atividade, eram chamados ao quadro para mostrar como haviam
preenchido as lacunas. Discussões foram conduzidas a respeito das diferentes
formas de preenchimento. Por exemplo, uma dupla havia preenchido a primeira
lacuna com a palavra “quarta” e outra dupla com a palavra “segunda”. A
professora comentou que ambas as formas eram apropriadas e que diferenças de
preenchimento também aconteciam em outras lacunas. A professora ia solicitando
que os alunos explicassem porque haviam decidido por uma dada palavra ao
preencherem as lacunas (Por que preencheu com essa palavra?). As discussões
mais interessantes ocorriam quando ela enfatizava que os números poderiam ser
coisas diferentes: uma quantidade (de pessoas, de alimento), um valor
monetário, uma ordem (primeiro, segundo), uma data etc. Outro ponto alto da
discussão era a respeito das operações aritméticas que tinham que ser feitas
para o preenchimento apropriado de algumas lacunas, como aquelas relativas ao
preço do convite e a outros valores monetários presentes no texto
Sem comentários:
Enviar um comentário