domingo, 15 de junho de 2014

TAREFA DO PNAIC

NOME_________________________________________________DATA____________

Complete com numerais
“Na________ semana de abril, numa_______ feira, cerca de _______pessoas participaram da reunião da Associação de Pais e Mestres da escola. Na reunião,_______ itens foram discutidos, enquanto os presentes consumiam_______ salgadinhos e_______ garrafas de refrigerante. O ponto principal da reunião foi a organização das festas juninas de _______.
Falaram ________pais que fizeram propostas e decidiram que a festa será realizada no dia_______ de junho. Depois de dias do início das aulas, e a dias do início das férias de julho. Espera-se a participação na festa de cerca de pessoas entre pais, alunos, familiares e amigos. Foram previstas barracas de diversão e barracas de comes e bebes. O ponto alto da festa vai ser a quadrilha com alunos participantes, bem mais do que os do ano passado. Pretende-se que seja uma festa muito bem organizada, pois coincidirá com o aniversário da escola. O coordenador da reunião fez uma arrecadação entre os presentes obtendo reais para iniciar os preparativos. Serão necessários ainda reais para montar tudo, comprar os comes, enfeitar etc. Cobrando por convite, esperam
arrecadar um total de reais que, descontados dos gastos, devem dar um lucro de reais, que vão pra caixinha da formatura.”
Duplas de alunos receberam cópia do texto e, após concluírem a atividade, eram chamados ao quadro para mostrar como haviam preenchido as lacunas. Discussões foram conduzidas a respeito das diferentes formas de preenchimento. Por exemplo, uma dupla havia preenchido a primeira lacuna com a palavra “quarta” e outra dupla com a palavra “segunda”. A professora comentou que ambas as formas eram apropriadas e que diferenças de preenchimento também aconteciam em outras lacunas. A professora ia solicitando que os alunos explicassem porque haviam decidido por uma dada palavra ao preencherem as lacunas (Por que preencheu com essa palavra?). As discussões mais interessantes ocorriam quando ela enfatizava que os números poderiam ser coisas diferentes: uma quantidade (de pessoas, de alimento), um valor monetário, uma ordem (primeiro, segundo), uma data etc. Outro ponto alto da discussão era a respeito das operações aritméticas que tinham que ser feitas para o preenchimento apropriado de algumas lacunas, como aquelas relativas ao preço do convite e a outros valores monetários presentes no texto

Sem comentários:

Enviar um comentário