PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
TUTORA: Sulina, 25 de outubro de 2013.
Formação pela escola
Programa de Transporte do Escolar – PTE
Atividade final: Programa de Transporte do Escolar – PTE
Tutora: Solange Teresinha Donel Ernzen
Aluna:
O
Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – Pnate é um programa que
oferece assistência financeira, em caráter suplementar (conforme está
estabelecido no art. 208 da Constituição Federal), aos estados, ao Distrito
Federal e aos municípios, com o objetivo de garantir o acesso e permanência nos
estabelecimentos escolares de alunos com as seguintes características:
constantes no censo escolar; residentes na zona rural; matriculados em escolas
públicas, do ensino fundamental; e que utilizam o transporte escolar. Vale
ressaltar que os alunos matriculados em cursos de educação de jovens e adultos
(EJA) presencial, da Educação Básica, também são atendidos pelo Pnate.
Os participantes do programa e suas respectivas
responsabilidades estão definidos no art. 3º da Resolução CD/FNDE nº 14, de 8
de abril de 2009.
Vejamos, então, quem são esses participantes e
as suas responsabilidades: - FNDE: órgão
responsável pela assistência financeira, normatização, coordenação,
acompanhamento, fiscalização, cooperação técnica e avaliação da efetividade da
aplicação dos recursos financeiros; - Ente executor
(EEx): responsável pelo recebimento e execução dos recursos financeiros,
transferidos pelo FNDE à conta do Pnate. Esse papel pode ser exercido
pelas: secretarias de educação dos
estados e do Distrito Federal, responsáveis pelo atendimento aos alunos das
escolas públicas da educação básica das suas redes de ensino; prefeituras municipais, responsáveis pelo atendimento
aos alunos das escolas.
O presente trabalho tem como
objetivo identificar o problema educacional que ocorre no município de Sulina
Estado do Paraná, envolvendo o de transporte escolar para atendimento dos
alunos que vivem nas áreas rurais, tanto aqueles que estudam nas escolas
municipais como nas escolas estaduais. No referido documento relatamos tudo que
conseguimos aprender através das leituras, nas conversas com alguns alunos,
professores, pais de alunos, e com alguns funcionários da rede pública de
ensino.
O transporte escolar é uma
obrigação legal prevista na Constituição Federal (Art. 208, inciso VII), que
determina “o dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia
de atendimento ao educando no ensino fundamental através de programas
suplementares de material-didático escolar, transporte, alimentação e
assistência à saúde”. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 54, inciso
VIII), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 4º, inciso VIII.)
e na Constituição do estado do Paraná (Art. 179, inciso 8º) também tratam da
questão relacionada ao transporte escolar. O programa Nacional de Apoio ao
transporte Escolar (Pnate) foi instituído pela Lei n º 10.880 (9/junho/2004),
com a intenção de garantir o acesso e permanência dos alunos das escolas
públicas que residem na zona rural, por meio de assistência financeira, em
caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.
Os recursos financeiros têm como base a
quantidade de alunos da zona rural, ou at transportados e informados no censo
escolar do ano anterior. Em Sulina, várias famílias moram na zona rural, e
alguns em locais de difícil acesso. O transporte escolar é oferecido pelo
governo municipal para a locomoção dos alunos. O transporte escolar é um direito garantido
por lei, o que deveria ser visto pelos gestores como prioridade, sabendo que
mais da metade dos alunos dependem desse serviço. Seria viável que o gestor
traçasse um perfil, como se encontra a realidade do pnate do município logo no
inicio do ano, para depois fazer as devidas adequações como manter os
transportes em bom estado, com todos os equipamentos de segurança funcionando,
contratação de mais transportes para que os alunos não andem amontoados em um
só e principalmente manter os salários sempre em dia.
No município
de Sulina o transporte é adequado, mas poderia ser melhor porque alguns alunos
não cuidam do patrimônio público como deveriam, acho que deveríamos fazer uma
campanha conscientizadora junto aos mesmos e com os pais para que possa haver
uma melhora naquilo que é ofertado aos estudantes gratuitamente e é de suma
importância para todos.
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