PNAIC – ARNALDO BUSATO – 2013
CURSISTAS: LUCIA, MARIZA, ROSANA,
SELENI, SOLANGE
No dia do mês de julho de 2013 tivemos mais um
encontro do grupo de professores que trabalha com o PNAIC, inicialmente a
orientadora Neusa repassou alguma informações sobre o andamento do mesmo. Após
fizemos a leitura compartilhada do livro: O QUE DIZEM AS PALAVRAS. Também
fizemos a reflexão do livro, onde pretende apresentar em ordem alfabética
palavras ilustradas, propondo uma leitura inteligente e carregada de sentidos,
tais como- censura, fracasso, opressão, pacto, sigilo, dentre outras. O objetivo
de Nani é fazer com que, por meio desta obra, seja despertado o lado criativo
do leitor, e que suas potencialidades sejam estimuladas.
Em seguida
dividimos o grande grupo em três grupos menores onde cada grupo, onde nosso
grupo fez a reflexão do ANO 1.
1º MOMENTO
Refletir sobre as
dificuldades de realizar jogos e brincadeiras em Sala de Aula:
O jogo em sala
de aula, além de proporcionar a construção do conhecimento de forma lúdica e
prazerosa, promove a interação entre parceiros tornando-se significativo a
medida que a criança inventa e reinventa.
Sabendo da
importância do lúdico na aprendizagem do educando é difícil compreender e
desenvolver estratégias de inclusão de crianças e de organizar diferentes
agrupamentos em sala de aula para trabalhar com jogos, adequando os modos de
organização da organização aos objetivos pretendidos.
Do ponto de
vista físico, cognitivo e social as brincadeiras trazem grandes benefícios para
a criança, satisfaz as necessidades de crescimento dela, desenvolvendo as habilidades
motoras e de expressão corporal, além disso desenvolve habilidades perceptuais
que trarão benefício ao desempenho intelectual da mesma. Dando-lhes
possibilidades de respeitarem e de serem respeitadas.
Uma das
dificuldades apontadas no trabalho com o lúdico é quando a criança apresenta
necessidades especiais, ao realizar adaptações necessárias, o professor
encontra dificuldades para estabelecer percursos e meios distintos para que a
aprendizagem ocorra por meio desses jogos algumas vezes por falta de
conhecimento e outras por falta de material adequado a dificuldades do aluno.
Enfim, o lúdico
é também um importante recurso para desenvolver habilidades do pensamento, tais
como a imaginação a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, entre
outras, em síntese, jogos e brincadeiras
oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente
constituídos.
- Analisar os quadros
de direitos de aprendizagem – componente matemática”; identificar no livro
didático de matemática atividades que explorem a ludicidade; e relacionar com
direitos de aprendizagem; analisar se as atividades contribuem para a
aprendizagem relativa ao componente curricular Língua Portuguesa.
Relacionando os
“Direitos gerais de aprendizagem” ao livro didático e outros materiais de apoio
utilizados no dia a dia das aulas de matemática na sala de aula, percebemos que
todos os conteúdos estão contemplados e as estratégias lúdicas utilizadas para
o seu desenvolvimento são:
- Atividades relacionadas ao seu dia a dia (calendário,
história de vida, caminho de casa, amigos família, sala de aula, seus
brinquedos, frutas, natureza, meios de comunicação, localização espacial;
município, escola e casa).
- Uso do material dourado;
- Jogos usando dado, dominó, memoria;
- Tangram (cores, figuras, tamanhos, formas...);
- Musicas, cantigas, trava línguas, piadas, o que é o que é;
- Simetrias, gráficos e tabelas;
- Material concreto para agrupamentos, quantidades....
- Sistema de informação, leitura, interpretação de problemas,
anúncios, noticias e entrevistas...
Todos os jogos
estão relacionados e interligados ao português e matemática, poios requerem
diferentes leituras, interpretação, cálculos, comparações, estimativas
comunicação, enfim, não se pode desvincular uma ou outra disciplina, pois ambas
contribuem para aprofundar e consolidar diferentes situações de aprendizagem
que são propostas no dia a dia na sala de aula e também na convivência em
sociedade.
2º MOMENTO
PARTINDO DO TEXTO: DIFERENTES MODOS DE AGRUPAMENTO DOS ESTUDANTES: (QUE BRINCADEIRA É ESSA? E A ALFABETIZAÇAO?)
Segundo o texto
o lúdico “ é a experiência de plenitude que ele possibilita a quem vivencia em
seus atos” assim podemos dizer que faz parte do cotidiano de qualquer criança e
que os jogos e brincadeiras devem ser associados como algo agradável onde o
individuo o faz de algo alegre, agradável onde o individuo faz de forma livre e
espontânea.
Dentro do lúdico a função do professor é de
ser o mediador, organizador de grupos levando em conta vários critérios de
agrupamentos, conforme o objetivo a ser atingido na atividade lúdica a ser
realizada ou ainda considerar alguns critérios como a heterogeneidade quanto
aos conhecimentos já adquiridos, a natureza da atividade, a dificuldade do
aluno, expressividade.
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