ESCOLA
MUNICIPAL ARNALDO BUSATO – EIEF
RUA:
COMENDADOR ARAUJO, S/N
FONE:
84036867
PLANO
DE AULA: O DINHEIRO ( Valor monetário)
COORDENADORA
DO PNAIC : CLECILDE FABIANE
ORIENTADORA
DO PNAIC: NEUSA FABIANE
CURSISTA:
SOLANGE T. D. ERNZEN
DIRETORA:
ELENA ANDREOLE
PEDAGOGA:
MARIZA GILIOLI
SULINA,
2014
Publico
alvo:
3º ano “A”
Etapa
de ensino: Ensino
Fundamental Séries Iniciais
Tempo
previsto: 10
aulas
Tema
da aula:O
dinheiro
Justificativa:
O
dinheiro faz parte do nosso cotidiano por isso é de suma importância
trabalhar com o valor dinheiro em sala de aula, assim os alunos podem
explorar o nosso sistema monetário reconhecendo a moeda vigente em
nosso país e a importância e o valor de cada moeda/cédulas.
Conteúdos
Sistema
monetário ( medidas de valor);
Adição
e Subtração com números naturais, Sistema de numeração decimal;
Texto;
Objetivos
pretendidos
-
Reconhecer
as notas e moeda do nosso sistema monetário;
_
Pesquisa de preço de alguns produtos;
_ Reconhecer
a importância de cuidar do dinheiro;
_ Operar
com adição e subtração;
_ Combinar
notas menores resultando em um valor da nota maior
Metodologia
- Expor aos alunos que o tema a ser trabalhado: Dinheiro
- Explicação do conteúdo: Contar a história de como surgiu o dinheiro, e como nossos antepassados faziam compras. Perguntar para os alunos quem já fez compras com a mãe, deixar que eles falem como foi.
- Explorar o texto : “ O Troco”
- Distribuir dinheiros de brinquedos em valores iguais aos alunos e falar um valor onde eles terão que juntar moedas e cédulas de valores menores para formar o valor maior solicitado Juntar as moedas e cédulas menores e formar valores maiores.
- Visitar o supermercado COASUL de Sulina e pesquisar o preço de alguns produtos; O grupo de alunos deverá anotar quanto foi o custo dos produtos de sua lista, somar todos os produtos e interpretar os gastos.
- Montar uma pequena banca de produtos( embalagens) onde serão vendidos produtos . Em grupo fazer as compras gastando R$ 10,00( Dez reais), montar painel, explorando se gastou tudo, se sobrou troco...
- Recortar as cédulas do livro explicar a importância do dinheiro e o que acontece com o dinheiro .
- Roda da Aprendizagem, onde os alunos irão expor a sua experiência e aprendizagem.
- Entrega das atividades xerocadas com problemas para a casa.
Recursos
- Folhas brancas
- Canetinha
- Revistas
- Cédulas e moedas de brinquedos
- Tesoura
- Cola
- Calculadoras
Avaliação
Os
alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse
nas atividades propostas.
Bibliografia
Sem comentários:
Enviar um comentário