segunda-feira, 11 de maio de 2015

Plano de aula PNAIC

ESCOLA MUNICIPAL ARNALDO BUSATO – EIEF
RUA: COMENDADOR ARAUJO, S/N
FONE: 84036867





PLANO DE AULA: O DINHEIRO ( Valor monetário)






COORDENADORA DO PNAIC : CLECILDE FABIANE

ORIENTADORA DO PNAIC: NEUSA FABIANE


CURSISTA: SOLANGE T. D. ERNZEN


DIRETORA: ELENA ANDREOLE


PEDAGOGA: MARIZA GILIOLI





SULINA, 2014
Publico alvo: 3º ano “A”

Etapa de ensino: Ensino Fundamental  Séries Iniciais

Tempo previsto: 10 aulas

Tema da aula:O dinheiro

Justificativa:
O dinheiro faz parte do nosso cotidiano por isso é de suma importância trabalhar com o valor dinheiro em sala de aula, assim os alunos podem explorar o nosso sistema monetário reconhecendo a moeda vigente em nosso país e a importância  e o valor de cada moeda/cédulas.

Conteúdos
Sistema monetário ( medidas de valor);
Adição e Subtração com números naturais, Sistema de numeração decimal;
Texto;

Objetivos pretendidos
-       Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema monetário;
_ Pesquisa de preço de alguns produtos;
_      Reconhecer a importância de cuidar do dinheiro;
_       Operar com adição e subtração;
_      Combinar notas menores resultando em um valor da nota maior

Metodologia
      
  • Expor aos alunos que o tema a ser trabalhado: Dinheiro
  • Explicação do conteúdo: Contar a história de como surgiu o dinheiro, e como nossos antepassados faziam compras. Perguntar para os alunos quem já fez compras com a mãe, deixar que eles falem como foi. 
  • Explorar o texto : “ O Troco”
  •  Distribuir dinheiros de brinquedos em valores iguais aos alunos e falar um valor onde eles terão que juntar moedas e cédulas de valores menores para formar o valor maior solicitado Juntar as moedas e cédulas menores e formar valores maiores.
  • Visitar o supermercado COASUL de Sulina e pesquisar o preço de alguns produtos; O grupo de alunos deverá anotar quanto foi o custo dos produtos de sua lista, somar todos os produtos e interpretar os gastos.
  • Montar uma pequena banca de produtos( embalagens) onde serão vendidos produtos . Em grupo fazer as compras gastando R$ 10,00( Dez reais), montar painel, explorando se gastou tudo, se sobrou troco...
  • Recortar as cédulas do livro explicar a importância do dinheiro e o que acontece com o dinheiro .
  •   Roda da Aprendizagem, onde os alunos irão expor a sua experiência e aprendizagem.
  • Entrega das atividades xerocadas com problemas para a casa.


Recursos
  •  Folhas brancas
  • Canetinha
  •  Revistas
  •  Cédulas e moedas de brinquedos
  • Tesoura
  •   Cola
  •   Calculadoras 




 Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse nas atividades propostas.

Bibliografia

Sem comentários:

Enviar um comentário