sábado, 9 de março de 2013

ATIVIDADE FINAL PNAE


ATIVIDADE FINAL – PNAE


CURSISTA: SOLANGE TEREZINHA DONEL ERNZEN

                   LUCIANDRA CORFORTIN ZAMARCHI



  1. INTRODUÇÃO

         O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

         Pesquisando alunos,pais, professores e direção da Escola Municipal Arnaldo Busato de Sulina e a escola  vizinha Escola Municipal Padre Felipe de Saudade do Iguaçu percebemos que as nutricionistas vem desenvolvendo um excelente trabalho nessas escolas, pois desenvolve o projeto Valor Nutricional com todas as turmas da Educação Infantil e ensino Fundamental séries Iniciais, nesse projeto professores e alunos realizam atividades voltadas para o Meio Ambiente. Também os pais produtores que fornecem a merenda escolar demonstram como é importante preservar o meio ambiente. Na questão da separação do lixo a secretaria de saúde também participa, sempre envolvendo alunos e comunidade escolar. O PNAE no município de  Sulina Paraná e Saudade Do Iguaçu, vem  desenvolvendo um ótimo trabalho . Em pesquisa no site do governo federal não constatamos irregularidades a respeito do orçamento. Os municípios, através do sistema de alimentação escolar adotado tem suprido às necessidades de todos os alunos.

         Um dos problemas encontrado no programa da merenda escolar é a validade dos produtos perecíveis. Alguns dos fornecedores faz a devida entrega com curto prazo de validade, onde as frutas e verduras estão no ponto de consumir e as vezes até passando, tornando a merenda já com menos qualidade, ou fazendo com que seja preciso mudar o cardápio de última hora.

         Como os conselheiros vem acompanhado bem de perto essa situação, a solução apontada pelos conselheiros foi estabelecer um cronograma de entrega. Os produtos devem ter um prazo de validade mais longo. E os perecíveis devem ter boa qualidade, estar em boas condições e sempre um conselheiro acompanha a entrega juntamente com a nutricionista.

1 comentário:

  1. Gostei muito do seu trabalho, foi claro e objetivo.Me ajudou bastante !!!!!!!!! obrigada!!!!

    ResponderEliminar