quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ANEXO 01- SALA DE RECURSO


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO


AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR


ANEXO 1
IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
(Profissionais da Escola)
I – Identificação do aluno:

Estabelecimento de Ensino: ____________________________________________________________
Aluno:________________________________ Data da Avaliação: _____________________________
D.N.: ____/____/____ Idade : _____anos Série: _____ Nº Repetências:_____________________
Filiação: Pai ________________________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________________________

II- Dados de Observação:

  1. Queixa Principal (Relato do(s) Professor(es): fatores que têm contribuído para as dificuldades do aluno):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Descreva as estratégias utilizadas para sanar as dificuldades acadêmicas e defasagens encontradas ( intervenções realizadas pelo(s) professor(es) e equipe pedagógica ):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Caso o aluno tenha necessidades educacionais especiais, descrevê-las: (Apontar os encaminhamentos realizados na área da saúde) _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
III - Áreas a serem avaliadas: (descrever no espaço ao lado, dados relevantes a cada item mencionado)

Comportamento

1. Relacionamento com os professores

2. Relacionamento com os colegas.

3. Faz uso de hábitos de polidez

4. Comporta-se devidamente na hora da entrada e saída

5. Sabe esperar sua vez de falar

6 .Realiza as tarefas de casa, entregando-as nos prazos determinados

7. É disciplinado e interessado na aprendizagem

8. É participativo

9. Demonstra segurança

10. Demonstra agressividade

11. Respeita regras e ordens.

12. É solidário com os colegas

13. É aceito pelos colegas.


Habilidades
1. Consciência corporal (esquema corporal e conceito)

2. Memória e seqüência lógica – retenção de conteúdo

3. Organização de idéias e pensamentos.

4. Coordenação motora global

5. Orientação espaço temporal

6. Demonstra perseverança nas atividades propostas

7. É criativo

8. Realiza as atividades com ritmo adequado (inicia e termina no tempo previsto).

9. Comunica-se com clareza e seqüência lógica

10. Seu vocabulário e linguagem estão apropriados para sua idade

11. Seu vocabulário e linguagem estão apropriados para sua idade

12. Necessita de ajuda na execução das atividades

13. Concentra-se nas atividades por tempo razoável



Área Acadêmica - Linguagem :

1. É capaz de expor suas idéias verbalmente, de forma clara argumentando em defesa das mesmas.

2. Procura adequar sua fala a diferentes interlocutores em diferentes situações sociais

3. Interpreta histórias lidas e ouvidas, buscando as idéias principais dos textos.

4. Emprega estruturas gramaticais variadas para expressar-se com razoável fluência



Área Acadêmica - Escrita:

1. Sabe para que serve a escrita (orientar, informar, divertir, instruir, registrar, etc...)

2. Percebe a relação entre escrita e a fala

3. Reconhece as letras do alfabeto utilizando-as na escrita

4. Escreve de forma que possa ler, ainda que não escreva ortograficamente

5. Escreve textos com pontuação ou ortografia convencional utilizando os recursos do sistema de pontuação.

6. Escreve corretamente seu nome completo, utilizando-o como identificador de seus trabalhos e pertences.

7. Utiliza o dicionário adequadamente quando solicitado, para melhor compreensão de textos lidos.

8. Utiliza letra maiúscula no início de períodos e em nomes próprios

9. Produz texto coerente com o tema, seqüência lógica, paragrafação



MATEMÁTICA - Números e operações
1. Lê, escreve números naturais, ordena e relaciona à quantidade

2. Faz seriação numérica, contagem de 1 em 1, de 2 em 2, etc...

3. Tem noção de antecessor/ sucessor, par/ ímpar, igualdade/ desigualdade, ordem crescente/ decrescente.

4. Realiza operações de adição e subtração, com reservas e recursos

5. Realiza operações de divisão e multiplicação simples e complexas

6. Faz cálculo mental

7. Elabora e resolve situações problemas, utilizando diferentes processos

8. Interpreta dados apresentados por meio de tabelas e gráficos

9. Constrói gráficos e tabelas a partir de informações coletadas

10. Produz textos escritos, para comunicar a interpretação dos gráficos e tabelas

11. Interpreta e constrói média aritmética

12.Compreende e utiliza as regras do S.N.D. para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.

13. Compreende, lê e representa número racional na forma decimal

14. Compreende o significado de fração

15.Representa frações de diferentes modos (lendo, escrevendo, desenhando)

16. Relaciona porcentagem com número decimal e com a escrita fracionária

17. Efetua as quatro operações envolvendo números naturais

18. Faz cálculos e subtração de números racionais

19. Elabora e resolve situações-problema envolvendo números naturais e racionais

20.Faz cálculo simples de porcentagem


MATEMÁTICA - Grandezas e medidas

1. Compreende e utilizam o sistema monetário brasileiro em situações problemas

2. Reconhece e descreve as formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo)

3. Interpreta e utiliza o calendário anual (dia da semana, dia do mês, meses do ano, ano e estações do ano).

4. Lê horas no relógio de ponteiros e no relógio digital

5. Reconhece semelhanças e diferenças entre os objetos

6. Reconhece e utiliza as unidades de medida (metro/ centímetro/ quilômetro, grama/ miligrama/ quilograma, litro/ mililitro, etc...)

7. Tem noção de conceitos básicos (grande/ pequeno, maior/ menor, igual/diferente, grosso/fino, alto/baixo, em cima/ embaixo, dentro/fora, curto/comprido, perto/ longe, frente/atrás ).

8. Faz cálculo de perímetro e área (sem uso de fórmulas)

9. Consegue diferenciar perímetro de área






MATEMÁTICA – Espaço e Forma
1. Descreve, interpreta e representa a posição de uma pessoa ou objeto no espaço, de diferentes pontos de referência

2. Reconhece semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas, pirâmides e outros) e identifica as faces, arestas e vértices

3. Classifica polígonos em quadriláteros, triângulos e outros

4. Representa por desenhos as figuras planas

5. Faz composição de figuras tridimensionais

6. Classifica figuras planas em polígonos e não-polígonos



Local e Data:
_______________________,____________________________________________________.

Equipe Avaliadora:
Nome: Função/Cargo:
_________________________________________ _________________________________
_________________________________________ _________________________________
_________________________________________ _________________________________
_________________________________________ _________________________________
_________________________________________ __________________________________
_________________________________________ _________________________________
_________________________________________ _________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário