quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Frases



A DIVERSIDADE DO NOSSO BRASIL
É UMA RIQUEZA.

A identidade  negra no Brasil
ainda é um processo em construção.

A cor da pele não significa absolutamente
nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Os negros foram violentamente arrancados de seu torrão natal.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por uma Infancia sem racismo

AULA DE FILOSOFIA _ INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
TEMA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E AO ENSINO DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA.


ATIVIDADES
- DIVIDIR A TURMA DA 3ª SÉRIE A E B EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS;
- PESQUISAR NA INTERNET SOBRE AS LEIS, DECRETOS, INSTRUÇÕES SOBRE O ASSUNTO;
- A PARTIR DA PESQUISA ORGANIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT PARA SER PASSADA NA TV PEN DRIVE NA SALA PARA OS COLEGAS;
- EXPOR O MATERIAL EM GOOGLE DOCS NO ENDEREÇO DA PROFESSORA;
- FAZER APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS.



SUGESTÕES DE PESQUISAS:

- Lei 10.639 e Lei 11.645/08 – que tratam a obrigatoriedade de incluir no currículo escolar as discussões referentes à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;

- Decreto nº 65810/69, que promulga a convenção internacional sobre a eliminação de todos as formas de discriminação racial;

- Lei nº 7437/85, que inclui as contravenções penais à prática de atos resultantes de preconceito de raça, cor, sexo ou estado civil;

- Lei nº 7616/89, que define crimes de preconceito de raça ou cor;

-Resoluçao 01/04, do Conselho Nacional de Educação, que Institui as Diretrizes Curriculares da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana;

- Parecer 03/04 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais, do Conselho Nacional da Educação;

- Estatuto da Igualdade Racial – Lei 2288/010;

- Convenção 169 OIT (organização Internacional do Trabalho);

- Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas;

- Lei 8072/1990 – Lei de crimes hediondos, que inclui crimes relacionados às questões de gênero;

AVALIAÇÃO DO CURSO

CURSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

PROFESSORA PDE : ELAINE ERNZEN

ALUNA: SOLANGE ERNZEN

6º ENCONTRO – 20/10/2011



FUNÇÕES E CRIAÇÕES DO BLOG

Hoje tivemos mais um encontro do Curso de Intervenção Pedagógica onde foi estudado e discutido sobre a criação do BLOG, sua importância e facilidade para consulta.
A tutora foi demonstrando passo a passo como criar nosso blog. Bem como todas as possibilidades de melhorar e agilizar nossas pesquisas. Foi bem gratificante participar dessa aula. Pois agora já tenho meu BLOG onde vou poder postar as atividades relacionadas as disciplinas em que atuo. Também posso viajar e conhecer as atividades dos meus colegas de curso e demais pessoas. O blog é uma ferramenta lúdica e eficaz que permite pesquisar sobre os assuntos da sua escolha.



UM ABRAÇO
SOLANGE

A ESTRELA DORMINHOCA

IMPRIMIR


NOME_____________________DATA________________
A Estrela Dorminhoca
Uma Estrela Dorminhoca dorme e ronca a noite inteira.
Que estrela doideira, que estrela preguiçoso!
Todas, todas as estrelas dormem só durante o dia.
De noite, elas acordam, sacodem as cabeleiras feitas só diamantes.
Mas o tal da dormideira ronca, ronca numa nuvem debaixo do seu lençol.
Acordo de madrugada, esfrega os olhos, rosada dormiu a noite inteira.
Depois fica amarelada, levanta toda assanhada, dourada Estrela Sol!
Autora Sylvia Orthof

1)Que horário a Estrela Dorminhoca gosta de dormir?

2)O que as outras estrelas fazem à noite?

3)Quem é a Estrela Dorminhoca?


Complete as palavras com c ou ç
a.....erto ....entenas te.....ido
abra.....o melan....ia na....ão
co.....egas tran....a solu.....o
co...ar a.....ucarado dan....a

Forme frases:
Dança, alegria ________________________________________
Festa, educado_______________________________________
Letra, pequena, feia____________________________________
Silencio, lendo________________________________________
Sol, estrela, dorminhoca________________________________

ORGANIZE AS LETRAS E FORME PALAVRAS
aeimdrorid____________________________________
uieosgçopr____________________________________
rdgdmauaa____________________________________
daaamelar_____________________________________

blog da soca